quinta-feira, 29 de abril de 2010

Coelho Frito na Actifry

Olá.
Como prometido hoje estou aqui para partilhar com vocês o meu jantarinho de ontem.
Tive uma prenda de 2 coelhos bravos, sim, bravos porque aqui nos Açores o coelho bravo é muito comum e nem se fala de outro tipo. Os outros (mansos) são de estimação,lol.
E quem já comeu coelho bravo sabe diferenciar bem o gosto. Eu falo por mim, que fui criada a comer coelho bravo porque meu pai caçava e tinhamos sempre coelho fresco para comer. Quando vivi em Beja tive desconsolo de comer coelho e fui comprar ao supermercado, bem fiquei desepcionada, nunca mais comi coelho do supermercado, só comia quando vinha de férias aos Açores. Não tem nada a ver...
Bem passando agora para a receita, mas antes, tenho de dizer que estes foram oferecidos pelo meu maninho, que se lembrou da sua maninha, o meu obrigadinho maninho.

Ingredientes:

2 coelhos
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
1 copo de vinho de cheiro
1 copo de vinho branco
Massa de malagueta
Sal
Pimenta 5 bagas
Tomilho seco
1 e 1/2 de azeite

Fiz asssim:

Depois de partido e lavado temperei os coelhos com os alhos esmagados com a casca interior, os vinhos, o louro, o sal, a massa de malagueta, a pimenta moída na hora. Envolvi tudo muito bem e deixei no frigorífico de um dia para o outro. Depois dei uma fervura ao coelho no vinha-d´alhos para ele tomar bem o gosto e ficar mais tenrinho. No meu caso como não precisei dele para aquele dia ele voltou ao frigorífico outra vez depois de frio. Este processo é bom para conservar o coelho por mais dias fora do congelador.
Ontem tirei o coelho do frigorifico e coloquei na Actifry, polvilhei com umas sementes de tomilho, adicionei o azeite e programei 20 minutos. E já está...bem apuradinho, tenrinho e fritinho com muita pouca gordura! Mesmo bem light ideal para acompanhar aquela couve gratinada que fiz no dia anterior.
Foi uma delícia...



Este foi o meu prato.

P.S- O coelho quando quando é frito na frigideira salpica muito, mas com a Actifry não há esse problema... rica aquisição!

Beijinhos e vou continuar com as minhas comidinhas light...

4 comentários:

  1. Tem um óptimo aspecto. Acredito que coelho bravo tenha outro sabor, mas por aqui não há.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É óptima a actifry para estas coisas, cozinha limpinha e jantar feito num instante, com um óptimo aspecto como o que mostras!

    ResponderEliminar
  3. Que excelente maneira de comer coelho!! Em breve virá uma actifry aqui para casa!

    ResponderEliminar
  4. É a primeira vez que visito o seu blog, gostei muito!
    Eu adoro coelho mas o meu marido não, por isso raramente faço!
    mas o seu está com óptimo aspecto!
    jinhos e bom fds

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)