Não sei o que se passa com o tempo aqui nos Açores, apesar de adorar, acho muito estranho. Janeiro costuma ser um mês de chuva e frio, mas o que temos tido são dias cheios de sol com temperaturas amenas chegam a atingir os 21º C. Não acham estranho?
A verdade é que de vez em quando chove de noite, muito pouco, mas mesmo assim as nossas paisagens estão verdejantes e coloridas e o mar parece azeite de tão calmo que está.
Ontem fui tirar umas fotos e confesso que quando cheguei à beira mar apeteceu-me mergulhar naquelas águas límpidas, azuis e calmas... havia pessoas a nadar, os chamados nadadores de todo o ano. O meu marido falou com um conhecido dele que disse-nos que a temperatura da água variava os 17ºC e os 18.ºC, magnífica quase o mesmo que fora de água. Cada vez mais me sinto feliz por pertencer a esse maravilhoso paraíso... Açores!
Vamos então à receita que se faz tarde;)
Fiz estes biscoitos pelo natal. Enchi um frasco com eles para servir sempre que alguém quisesse um cházinho. Apesar de terem um ar natalício, são ideais para essa estação do ano. Com um aromático chá ou até mesmo um copo de leite quente faz as delícias até daquele que não é muito guloso.
Ingredientes:
1 ovo
100 g de açúcar mascavado escuro
100 g de manteiga vegetal
250 g de farinha de trigo
150 g de muesli
70 g de passas de uva
60 g de pepitas de amendoim
1 c. de chá de melaço
1 c. de chá de fermento para bolos
Fiz assim:
No copo da bimby deitei o ovo, o açúcar, a manteiga e o melaço e bati durate 1 Min. Temp. 37º, Vel. 4.
Adicionei a farinha e o muesli e envolvi durante uns Segs. na Vel. 6 até ficar bem envolvido. Adicionei as pepitas e envolvi com a ajuda da espátula.
Forrei um tabuleiro com papel vegetal e distribuí bolinhas de massa com a ajuda da colher de gelados. Levei ao forno quente até ficar com uma crosta crocante.
Estes biscoitos crescem um bocadinho, por isso aconselho a fazerem bolas mais pequenas. Fazendo e aprendendo!
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos
É um paraíso mesmo amiga, adorei quando fui aos Açores, lindo lindo....e os biscoitos ficaram lindos....bjokitas
ResponderEliminarBolachas de Muesli captam sempre a minha atenção. E estas têm alguns detalhes que me fazem querer experimentar rapidamente, como essas pepitas de amendoim ou o melaço!
ResponderEliminarQuanto aos Açores, confesso que tenho cada vez mais vontade de ir conhecer :D
Por cá o tempo também está assim: sol, calor (se bem que a amplitude térmica diária é grande) e uma luminosidade maravilhosa. E tens imensa sorte por morar nos Açores, as paisagens são tão lindas!!! É um dos destinos que quero muito visitar, mas gostava de ter tempo para conhecer as várias ilhas de uma assentada só. Euromilhões precisa-se!!!!
ResponderEliminarQuanto aos biscoitos, a receita vai comigo pois adorei os ingredientes. Ah, e as minhas primeiras bolachas também sairam grandes de mais, mas acho que é mesmo assim: vamos aprendendo pelo caminho! :)
Olá!
ResponderEliminarQue lindos biscoitos!
Há um desafio para ti no meu cantinho! Se não der para aceitar, tudo bem, mas como achei um desafio interessante resolvi partilhar!
Bjs
Os teus biscoitos estão fantásticos, mesmo muito apetitosos.
ResponderEliminarPor aqui as temperaturas também têm andado mais elevadas do que o costume para esta altura do ano, no entanto logo pela manhã e ao anoitecer está frio. Durante o dia é que o sol brilha e sabe tão bem!
Muito bom aspecto essas bolachinhas. Nunca experimentei fazer. Quanto à vossa temperatura, eu estou roidissima de inveja...:-)
ResponderEliminarBeijinhos
Susana,
ResponderEliminarEsses biscoitos parecem deliciosos...tal como o tempo. Por cá faz um sol lindo, as temperaturas durante o dia são quase quase primaveris e os amanhaceres e entardeceres cheios de cores vibrantes. Quando abro a janela pela manhã e vejo o céu azul raiado de laranja fico logo com vontade de ir para a rua. Imagino as paisagens açoreanas sob esta luminosidade: o paraíso na terra.
Beijinhos
Susana por cá o tempo também esta assim, durante o dia chegamos aos 17º graus de manhã e á noite é frio, mas só pelo facto de não chover já me deixa feliz :)
ResponderEliminarQuanto aos biscoitos tenho pena de não puder tomar um chá contigo com esses biscoitos acompanhar nos Açores, claro :)
Beijinho
Deliciosas essas bolachinhas!!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Estou com inveja da temperatura hehehe. Eu ando aqui toda enchumaçada de roupa lol. :)
ResponderEliminarAs bolachas estão apetitosas. Bjs
As imagens que mostras são lindas. Não conheço os Açores mas gostava muito.
ResponderEliminarOs biscoitos...babei!
Beijinhos
Que lindos Susana, sei que vou gostar:))) os ingredientes dizem-me que ficam deliciosos!!!
ResponderEliminarBeijocas.
Sem dúvida, estás num paraíso. :) Uma amiga minha esteve recentemente nos Açores e as fotos das paisagens são de tirar o fôlego. Lindo!
ResponderEliminarAs bolachinhas são uma tentação para mim. Adorei a combinação de ingredientes das tuas. Beijinhos
GOSTEI DESSAS BOLACHAS PORQUE ALÉM DE TEREM FICADO LINDAS, DEVEM SER UMA VERDADEIRA DELICIA.
ResponderEliminarBOA SEMANA
BJS
Estas bolachinhas ficaram bem apetitosas. Gostei da combinação do melaço e muesli.
ResponderEliminarBj
Márcia
Os Açores foi dos sitios que visitei que mais gostei. És uma sortuda por viver num sitio fantástico como esse.
ResponderEliminarEstes biscoitos agradaram-me imenso, mas o que são pepitas de amendoim?
Um beijinho e boa semana
Adoro biscoitos...tanto comê-los como fazê-los...é das coisas que me dá mais prazer a fazer em termos de doces.
ResponderEliminarOs teus ficaram lindos e com aspeto delicioso.
Beijinhos
que biscoitos maravilhosos ... gamei ...
ResponderEliminarabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Ficaram lindas Susana e com esses ingredientes só podem ter ficado uma delícia!!
ResponderEliminarOs Açores são realmente um destino que gostava muito de visitar...o meu irmão foi aí várias vezes a trabalho e disse maravilhas, fiquei ainda mais curisa...a foto está 5*! Obrigada por partilhares!
O sol tem sido um bálsamo neste inverno primaveril
Beijinhos e boa semana
Obrigada Belinha, como já conheces os Açores sabes do que falo :) Obrigada.
ResponderEliminarSú, Ondina, os Açores são mesmo um paraíso, nestes dias de sol, pois quando está coberto de nuvens, confesso que não acho muita graça :) Façam um mealheiro para virem conhecer estas ilhas lindas, cada uma com a sua beleza natural.
Viciante, obrigada. Vou tentar participar a ver se tenho um tempinho :)
Luisa, pelo que vejo também voces teem tido dias de sol. Mas é bem verdade, as manhãs e as noites estão frias, mas sabe bem. Obrigada.
Tixa, obrigada pelo carinho. Pois se calhar o tempo para o teu lado é que está certo ;), mas mesmo assim prefiro o meu :)
Carla, sabe tão bem usufruir de um tempo assim,não é? Mas esperemos pela pancada ;) Obrigada.
Mónica, já se acabaram os biscoitos, mas faço com muito prazer se quiseres vir cá beber um cházinho comigo :)
Ana, obrigada. Vou colocar mais fotos destas, pois dá-me imenso prazer partilhar um bocadinho dos Açores visto por mim.
Duxa, acho que vais gostar experimenta e logo me dizes.
Rita, agora tens tu de cá vir conhcer um bocadinho de Portugal :).
São, Márcia, estes biscoitos ficarm muito saborosos. Recomendo.
Gisela, em que ilhas estiveste? Todas elas são bonitas, mas cada uma com a sua beleza natural. As pepitas de amendoim são como as pepitas de chocolate, só que são de amendoim. Comprei-as na cantina Americana na Base. Não sei se já se encontram no comercio português, mas com as pepitas de chocolate devem resultar. Acho que vais gostar dos biscoitos,faz e quando os comeres lembra-te dos Açores:)
Nárwen, eles são mesmo deliciosos. Experimenta.
Olá Susana,
ResponderEliminarainda não conheço os Açores, mas tenho esperança! :)) Gostava mesmo muito de conhecer, deve ser realmente maravilhoso. Quem sabe um dia (breve).
Gostei muito dos teus biscoitos :))
Estás num sitio lindo e com umas bolachas gulosas demais! :) O meu paraíso também é lindo à sua maneira :D
ResponderEliminarPois já ouvi falar que esteve aí mt bom tempo... até eu fiquei com vontade de dar um mergulho nas férias de natal... só não o fiz pk não tinha fato de banho na terceira! LOL
ResponderEliminarRealmente, esses biscoitos devem ser uma delicia... adoro receitas com melaço.
Bjins
http://cozinhaandcompanhia.blogspot.com/
Que lindas que ficaram as tuas bolachas!
ResponderEliminarO tempo tem estado fabuloso e sabe bem tão bem, até parece que o dia nos corre melhor :D Mas é o aquecimento global da terra e isso é um bocadinho assustador...
Ontem também andei a aproveitar o bom tempo. Também me fartei de tirar fotografias. O inverno está tão bom que tenho medo que não haja verão.
ResponderEliminarAs tuas bolachas estão com um aspeto divino.
Beijinhos e até amanhã.
Susana,obrigada por partilhares estas fotos,sao lindas,pessoalmente nao conheco a ilha terceira,mas nasci na Ilha de S.Miguel e tenho muito orgulho em ser Acoreana,ja estou a viver nos estados unidos ha 32 anos e ha 5 anos atraz fomos visitar a nossa ilha ,nunca me hei-de esquecer o que senti quando saimos do aviao,olhei em volta e vi essas paisagens maravilhosas,respirei o ar puro, enfim adoramos tudo,quando olho para essas fotos me da alegria e ao mesmo tempo saudades, obrigada por partilhares!
ResponderEliminarTambem adorei os bolinhos!
Beijinhos
siiimmm sim pepitas de amendoim!!! nhamiii Adorei!
ResponderEliminarRealmente o tempo tem estado excepcional, é o meu primeiro inverno na Terceira e vinha preparada para o frio e a chuva, mas estou a adorar os dias de sol. quanto as bolachinhas, acho que as vou experimentar no fim de semana, mas substituir os amendoins por chocolate.
ResponderEliminarQue lugar maravilhoso!
ResponderEliminarEsses biscoitos ficaram incríveis!
Bjim
Léia
Obrigada a todas pelas palavras simpáticas. Como gostaram de ver imagens da minha terra vou tentar mostrar mais sempre que puder.
ResponderEliminarÉ sempre um grande prazer recebe-los.
Beijinhos a todos.
Susana, obrigada pelo esclarecimento, mas nunca vi essas pepitas aqui no continente, vou fazer com as de chocolate que devem ligar muito bem.
ResponderEliminarEu estive em S. Miguel e no Faial, ainda fui ao Pico mas só um dia, não a vi bem. A minha preferida foi sem duvida o Faial, tem uma beleza natural fantástica.
Um beijinho