quarta-feira, 14 de março de 2012

Pizza up side down de salmão fumado para um convidado especial...

... Jamie Oliver. Um dos chefes de cozinha de que gosto muito. Um homem que cozinha com paixão. Um homem que gosta de meter as mãos na terra e colher os seus produtos frescos e biológicos. Um homem que trata os tachos por tu que faz uma refeição num ápice sem modestias e sem medos. Aprecio a sua forma desprocupada de cozinhar. Gosta muito de usar ervas aromáticas e faz as misturas mais atrevidas possíveis tornando os seus pratos muito aromáticos e saborosos. Um chef bem irreverente e confiante apesar da sua idade.  Quando o convidei para jantar cá em casa pensei em vários pratos possíveis. Nada que o pudesse surpreender, pois acho que isso é tarefa quase impossível.
Quando ele chegou convidei-o a visitar a minha pequena horta, que o meu marido cuida com muito carinho.
Mostrei-lhe as alfaces roxas que estão bem viçosas e colhi duas para fazer uma salada para o jantar. Os espinafres que teem me dado tanto jeito para os meus cozinhados. As minhas ervas aromáticas que estão muito envergonhadas não querendo dar muito nas vistas. As couves verdes e carnudas já prontas para um bom caldo verde com linguiça. As cebolas, alhos, alhos franceses e brócolos bem irados. Ervilhas e favas já com pequenas vagens. Os tomateiros ainda em crescimento e algumas coisas mais. Mostrei a minha horta com muito orgulho apesar de estar ainda em crescimento e ele demonstrou o seu apreço pela nossa iniciativa.  A minha vontade era ter usado os meus próprios legumes e verduras da minha horta na confeção do prato, mas não deu tempo deles crescerem, por isso contentei-me só com a deliciosa salada de alface e coentros da minha horta.



Quando chegámos a casa já tinha a pizza quase pronta e enquanto esperávamos ofereci uma Angelica dos Biscoitos e servi queijo da ilha e linguiça caseira da Agualva frita como petisco. Sabia que ele iria apreciar  os produtos da minha terra e não me enganei. Depois quis surpreende-lo com uma pizza ao contrário à qual dei o nome de "pizza up side down" tão irreverente como ele. E sabem que ele achou muita graça! Dizendo-me que a cozinha só funciona bem com criatividade e dedicação. Que tinha sido muito corajosa em servir um prato que nunca tinha experimentado antes. Claro que fiquei super contente vindo de uma pessoa como ele. Tive à vontade de lhe dizer que não tive a coragem de amassar a massa à mão como ele fazia. Ele limitou a rir e disse-me que isso iria mudar com o tempo e com a experiência. E que estava desculpada só porque a pizza estava uma delícia.




Ingredientes para a massa:

120 ml de água
100 ml de leite
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de açúcar
30 g de azeite
25 g de fermento de padeiro
420 g de farinha de trigo tipo 65

Fiz assim:

Coloquei no copo da bimby a água, o leite, o sal, o açucar, o azeite e o fermento e programei 2 Min. Temp. 37º  Vel. 1. Adicionei a farinha e amassei 2 Min. Vel. Espiga. Retirei a massa e formei uma bola com as mãos. Deitei a massa numa tigela untada com azeite, cobri com película aderente e deixei dobrar o volume em local sem correntes de ar (costumo deixar dentro do micro ondas).

Ingredientes para o recheio:

1 fio de azeite
1 cebola cortada às rodelas
1 pimento vermelho cortado em tiras
1/2 pimento verde cortado em tiras
1 tomate cortado às rodelas
Cogumelos brancos e frescos cortado às rodelas
2 embalagens de salmão fumado em fatias
1 saco de queijo musarella ralado
Queijo da ilha ralado q.b
Oregãos secos
Molho de tomate com cogumelos - receita do molho de tomate da bimby, mas com a adição de cogumelos e o meu toque pessoal :)

(Essa quantidades deram para duas pizzas a outra irei deixar no receitas ao desafio!)

Fiz assim:

Na base da pizza deitei um fio de azeite. Seguido da cebola, tomate, os pimentos e os cogumelos. Depois deitei os queijos,os oregão e colheradas de molho de tomate com cogumelos. Tapei com a massa da pizza e levei ao forno quente mais ou menos por 40 minutos.

Uma fatia já servida no prato.

Virada ao contrário para verem o aspeto.

Desta forma participo no passatempo escolhido pela querida Ana do blog anasbageri que desta vez passou a iniciativa ao gourmets amadores e que foi muito bem recebido pela Suzana. Uma excelente iniciativa que vem a enriquecer o nosso mundo virtual. Ficamos todos a ganhar.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos



46 comentários:

  1. Parece que o Jamie se anda a safar muito bem pela blogosfera :D
    Uma excelente escolha quer de convidado, quer de prato. Adorei esta versão de pizza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Su, o Jamie não deve chegar para as encomendas. Também não esperava o contrário ele é fantástico :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei desta pizza up side down. E posso dizer que pela hora já comida uma inteira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ondina realmente esta pizza ficou deliciosa. Experimenta e depois diz-me se não tenho razão ;)

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  3. Estou que nem posso, que nem posso! Já estava roída de inveja por o Jamie ter ido a tua casa, visto que já me recusou para lá de 20 convites meus, agora deparar-me com esta horta... Estou que nem posso! Se eu fosse tua vizinha, ai, estavas bem tramada que eu mandava o meu puto ir-te aos coentros para os meus cozinhados. Agora nem vou assinar quem sou! Será que adivinhas? ups ainda vou presa por ameaça de roubo de coentros.

    ResponderEliminar
  4. Ai ai ai... parece que tenho que vigiar a inha horta!!! Então anónimo, posso até desconfiar quem sejas, mas não vou citar aqui. Por isso identifica-te senão... chamo a polícia! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que excelente ideia! Muito original:) Nunca tinha visto :) E com salmão deve ser mesmo bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Diogo, se gostas de pizzas não podes perder esta... é deliciosa ;)

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  6. Susaninha tenho que te dar os parabéns pela tua imaginação :) voltada nem parece que foi feita ao jeito up side down. Beijinhos.
    Como não costumas ter comentários anónimos chamou-me a atenção e fui ler, claro que bastou o "puto" para saber de quem se trata :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, já desconfiava quem fosse o anónimo, mas depois da tua dica descobri-lhe a careca ;) A Carla é uma brincalhona ;)
      Obrigada pelas palavras, sempre muito bem aceites :)

      Beijinhos

      P.S- Tens andado no "loreu" não tenho te conseguido apanhar ;) Aproveita :)

      Eliminar
  7. Ora aqui está uma forma diferente de fazer pizza. Ainda ontem encomendei uma.... blhac... que desperdício de dinheiro para tanta falta de sabor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mea, depois de experimentar fazer pizza em casa não me atrevo sequer a comer fora, prefiro as minhas com muito mais sabor e com aquilo que mais gosto. Experimenta fazer essa pois ela ficou deliciosa, mesmo sem bimby podes fazer amassando à mão.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ai que rica horta, Susana! É o sonho do meu D. ter uma horta assim. Essa pizza está fabulosa, uma espécie de "pizza tatin". O Jamie deve ter ficado deliciado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, o meu marido tem muito orgulho na sua horta diz ele que é para eu ter sempre produtos frescos para as minhas receitas ;) Eu ado ver as plantinhas a crescerem dá um gozo danado :) e depois sabemos bem o que comemos.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Linda idéia e uma bela apresentação! Adorei a receita!
    Visitarei mais vezes! bjs.

    ResponderEliminar
  10. Susaninha sempre a inovar, essa pizza esta com optimo aspecto dos dois lados :) :)

    Beijinho

    Adorei a tua horta tão bem tratadinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mónica, tanto a pizza como a horta foram feitas com muito carinho :)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Que pizza original Susana!
    O Jamie cativa muita gente é verdade e ele ia adorar a tua hortinha!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Jà estou imaginando o sabor desta pizza fantàstica, ficou 5* parabens

    ResponderEliminar
  13. Susana, de certeza que o Jamie ficaria deliciado com essa fantástica pizza, cheia de sabor e tão original! A tua horta está linda, que maravilha de hortaliças e ervinhas que vais tendo! Ele iria gostar muito de ver isso:) Também gosto muito dele, sou uma viciada nos seus programas e livros (nem imaginas como andei doidinha enquanto não consegui o 30 minute meals!!)!
    Gostei muito da tua participação e da tua belíssima up side down pizza!:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alice, a minha horta já tem dado muitos frutos tenho comido belas saladas com as alfaces e sopinhas. Não vais acreditar, mas não tenho nenhum livro do Jamie :( Gosto de ver os videos dele no youtube e os programas na tv. Pode ser que o pai natal se lembre de mim ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. O Jamie está cheio de sorte por cá :)
    Eu adoro este chef, tão novo e tão sabedor. Adoro a sua irreverência, boa disposição, o gostar daquilo que faz e transmitir-nos isso. O facto de mexer na comida com as mãos e torná-la tão sua e tão nossa. Adorei também conhecer a tua horta e a tua pizza tão original. parabéns.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ginja não poderias ter descrevido melhor esse chef fantástico. Obrigada pelas palavras :)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Excelente post Susana, gostei mesmo de tudo o que vi e li. A tua horta é fantástica, estou deliciada com a variedade e a quantidade de coisinhas boas que tens aí!
    O Jamie deve ter ficado "roído" de inveja (da boa!) só de a ter visto hehe
    A pizza, muito original e de certeza que deliciosa, gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, realmente ele ficou roído de inveja da minha horta ;) A minha ao pé da dele nem chega aos tornozelos, mas fazemos o que podemos :)

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Pronto, fui apanhada quase a saltar o gradeamento da tua horta não fosse o tal oceano que nos separa e asmática como sou levava para lá de 3 meses a nado até aí. Portanto voltei para me redimir e pedir perdão e dizer que vou tratar desta inveja e também já não vou mandar o meu "puto" aos teus coentros. Perdoas-me? Espero que sim. E estou a ver que mesmo anómima sou apanhada. Tenho de ser uma boa menina... bjs. Não estranhes a minha ausência, agora estou mesmo tempo no computador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Carlinha, foste descoberta... mas estás perdoada só porque o oceano te separa da minha horta senão teria que fazer vigia à minha horta :) Obrigada pela brincadeira, achei muita graça ;)

      Obrigada e muito beijinhos

      P.S- Eu é que estou em dívida contigo, mas tenho tido muito pouca vontade de escrever... ando malandra :)

      Eliminar
  17. Ficou deliciosa!! tambem cultivo os meus legumes, hoje andei a dedicar-me a sementeiras:)
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cila, é muito bom colhermos as nossas sementes é muito gratificante. Boa sorte para as tuas sementeiras :)

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Como já tinha dito...que aspecto maravilhoso...ficou 5 estrelas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Essa pizza está muito especial, amei !!!


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Susana,
    Amei a pizza up side down... Ficou com um aspeto delicioso e original : )A tua horta esta linda, para a semana também tenho que começar a tratar da minha vamos ver se este ano consigo : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, espero que tenhas muita sorte com a tua horta é delicioso ver as sementes a crescer :)

      Beijinhos

      Eliminar
  21. Susana,

    Uma óptima e original ideia para receber um chef que adora comida italiana! Muito apropriado e, certamente, delicioso. A visita à horta e todos os mimos fazem desta uma refeição inesquecível. Eu, por mi, fiquei (mais que) invejada dessa horta maravilhosa! :)

    Obrigada pela participação!

    Um beijo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Suzana pela atenção e pelas palavras é um prazer receber-te aqui no meu cantinho :) Foi um prazer participar nesse passatempo e partilhar a minha horta, é feita com muito carinho e empenho pelo meu marido.

      Beijinhos

      Eliminar
  22. Adoro o teu blog, já o sigo! :)
    Passa no meu e segue-o também, tenho uma proposta de part-time ideal para ti!!!
    É um part-time que não nos ocupa tempo nenhum, não temos obrigações, não temos de ter experiência de vendas, basta mostrar o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda temos descontos em todos os produtos para nós!!!
    Se te inscreveres agora pela ficha de inscrição no meu blog, na tua 1ª encomenda receberás GRÁTIS o conjunto Full Moon no valor de 15,80€, que inclui um desodorizante, um creme para o corpo e um sabonete, que poderás vender ou ficar para ti!!
    Beijinhos e até já*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela preferencia, mas não estou interessa no teu convite... pelo menos por enquanto :)Obrigada

      Beijinhos

      Eliminar
  23. Ai e eu aqui cheia de invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa da horta! Susana, tantas coisas lindas tens, e um marido para cuidar delas, o meu mesmo que tivëssemos jardim, era coisa que nunca faria, aqui por casa n'ao temos, como se diz na Suëcia "dedos verdes".
    O Jamie anda num virote este mês, e que boa refeição fez tb em tua casa. Achei a ideia o máximo!!
    bjs e espero que esteja tudo a correr bem contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, acredito que o teu marido tem outros dons e que sabem bem beneficiar deles :) não podemos exigir tudo deles ;)
      O Jamie parece que não consegue dar resposta a tantos convites, não é. Mas bem feita, quem manda ser tão bom chef?! ;)

      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  24. Olá Susana,
    De blogue em blogue cheguei aqui e adorei.
    O Leite creme de chocolate está tão apetitoso que não me saí da cabeça.
    Gostei muito do seu blogue, fico seguidora para poder acompanhar todos os seus posts.
    Felicidades
    Selene

    ResponderEliminar
  25. Olá Susana!
    Adorei a tua horta e a tua pizza. Também convidei o Jamie. Afinal sempre parece que anda a fazer um programa por Portugal.
    Bjnhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)