domingo, 30 de janeiro de 2011

Moreninhas

E se eu lhes disser que descobri um substituto para a farinha branca, óleo e para as gemas?!
Não vão acreditar, pois está-se vendo!!!
Mas enganam-se bem...e eu vou contar como descobri.
Estava eu a caminhar na minha passadeira (pois, tenho que fazer esse sacrificio quase diáriamente!) e a ver o programa do D. Oz e vi um chef de cozinha a fazer umas bolachinha very light que me chamou a atenção!
Pois ele substitiu a farinha pelo feijão branco e usou claras de ovo em vez do ovo, pois eu fiquei cheiinha de curiosidade para experimentar.
E foi o que fiz mas como não consegui perceber quais os ingredientes extras que ele colocou na receita eu inventei e sairam esses maravilhosos bolinhos. Ficaram com uma textura parecidas com as broas castelares um pouco moles, mas muito, muito saborosas.





Ingredientes:

7 ou 8 claras de ovo
1 lata grande de feijão branco
1 c. de sopa de aroma de baunilha
2 cups de açucar amarelo areado
1 c. de sopa de cacau magro
250 g de côco
250 g de aveia
Pepitas de chocolate preto

Fiz assim:

Coloquei as claras que estavam congeladas no copo da bimby e dei uns toques de turbo até elas se desfazerem. Coloquei a borboleta e programei 8 Min. Vel.4 Temp. 37º. Reservei.
Coloquei o feijão escorrido no copo e triturei para ficar em puré 1 Min. Vel. 5,6,7 .
Numa tigela coloquei o puré de feijão e adicionei o resto dos ingredientes mexendo para envolver bem, e por último as claras em castelo que se vai misturando com movimentos circulares de baixo para cima.
Pré aqueci o forno e deitei colheradas da massa num tapete de celicone e levei ao forno a cozer mais ou menos por 30 min.
Quando tirarem do forno elas estão moles não se preocupem porque é mesmo assim e mesmo depois de frias continuem um pouco moles, mas uma delicia.
Eu queria fazer a experiência de as guardar por uns dias para testar a sua durabilidade mas não consegui por muitos dias duraram apenas 5 dias porque alguem atacou o frasco das bolachas,lol.

Experimentem e digam-me se não são deliciosas ideais para acompanhar um cházinho.

Beijinhos

9 comentários:

  1. Ora ai está uma ideia interessante que merece ser experimentada.
    Já tirei a receita.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Olha amiga gostei da ideia! E ja guardei a receita,vou fazer na proxima oportunidade que tiver..beijinho

    ResponderEliminar
  3. K bela descoberta :).. Ficaram fantásticos de aspecto kida
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma receita bem diferente, mas muito apetitosa!

    ResponderEliminar
  5. POIS O CHÁ JÁ O TENHO , FALTAM AS BOLACHAS QUE ESTÃO NOTA 10.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Que original, mas o aspecto é óptimo, essa de substituir a farinha por feijão nunca tinha ouvido falar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ficaram realmente bem mais light e com bom aspecto.
    Tb costumo ver o Dr.Oz.
    bjss

    ResponderEliminar
  8. olha e gostei bem da sugestao memso que diferente do habitual.
    beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)