segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Licor de chocolate



Mais uma receita dos meus itens dos cabazes de natal e desta vez é do licor de chocolate.
Descobri essa receita aqui e passo a trancrevê-la como a original.

Ingredientes:

4 chavenas de água

2 chavenas de açúcar

100g de chocolate em barra

1 colher chá de essência de baunilha

2 chavenas de vodka (ou aguardente)

Leve ao lume num tacho com 4 chavenas de água e o açúcar, quando levantar fervura conte 10m, junte lentamente o chocolate derretido, sem parar de mexer, apure por 5 m, a mistura deve ficar lisa, se necessário bata com a batedeira electrica, deixe arrefecer completamnete, aromatize com a baunilha e junte a vodka ou aguardente, misture muito bem e guarde num licoreiro que feche bem.
* Eu fiz com aguardente e ficou bom.
Aproveito para dizer que o licor depois de feito e engarrafado quando em repouso durante alguns dias separa o chocolate da aguardente, mas isso é normal, não está estragado, basta agitar e fica novamente apto a ser degustado!


Espero que tenham gostado, porque quem recebeu pareceu gostar!

Beijinhos

12 comentários:

  1. Um licor deveras gostoso... Gostava de provar!!

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz licores. mas era uma aventura interessante. Podia aproveitar a fruta da quintinha dos papás. E este de chocolate também parece bem interessante!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não testei os licores, ando curiosa... E quem não gosta de receber mimos :)
    beijinhos e festinhas no peludito miga

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tive oportunidade de te dizer, mas amei, estes teus licores...
    E quando os vi nos teus cabazes,.....

    Ficaram-me logo de baixo de olho e este de chocolate é sem sombra de dúvidas uma maravilha...

    Tenho o de laranja já feito, esta só apurar, depois mostro-te...

    Amanhã vou fazer o de chocolate também...

    Obrigado miga

    jinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. De chocolate... hummm parece-me bem. Não sou de beber licores porque nunca me lembro que existem, mas nunca me esqueci do sabor do licor de canela que bebia na escola primária, sim na escola primária e feita pelas professoras no São Martinho com a boa da castanha. Hoje deve ser proibido, não morri, não faltei ao respeito aos professores e só agredi algumas miúdas para defender o meu irmão, vendo bem, mesmo com licor tive um comportamento exemplar comparado com o que vejo hoje em dia mas adiante.

    ResponderEliminar
  6. lembro-me quando era crianca a minha mae fazia licor caseiro pelo Natal..Uma delicia!!
    Deixei um desafio pra ti la no meu blog...beijinho

    ResponderEliminar
  7. Bela sugestão!
    Os meus últimos licores caseiros não me sairam lá muito bem. Quem sabe esta receita não será a "vencedora" numa próxima tentativa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que belo presente.
    O licor deve ser muito bom!


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Deve ser muito bom, nunca fiz licor de chocolate.
    Geralmente compro licores ja feitos para por em certas receitas. Mas os caseiros sem duvida nenhuma sao muito melhores : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelos comentários e fico satisfeita que tenham ficado agradadas com os meud licores.
    Eu tambem gostei da experiência e quero fazer mais pois acho que dá sempre ter feito para uma prenda de última da hora.

    Beijinhos a todas e cuidado não bebam muito!

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)