terça-feira, 2 de março de 2010

Lulas grelhadas com molho crú

Estas lulas fi-las no fim de semana passado e como não tive tempo para publicar logo, foram ficando para trás. Agora chegou à vez de as apresentar, para o marido não podiam ter ficado melhores ele disse logo que eu tinha de fazer mais vezes. E farei concerteza nem que seja só para o ver consulado...

Ingredientes:

1 kg de lulas (congeladas)
1 limão (sumo)

Molho:

1 limão (sumo)
5 a 6 dentes de alho grandes picados às rodelas
2 c. sopa de azeite
1 c. sopa de massa de malagueta
sal
1 ramo de salsa

Fiz assim:

Limpei as lulas e deixei marinar no sumo do limão durante 2 horas. Reservei os tentáculos para o arroz.
Pus ao lume a aquecer a placa grelhadora e quando esta estava bem quente deitei as lulas e grelhei pelos dois lados, (mais ou menos 15 minutos este processo).
Enquanto isso cortei os alhos às rodelas para dentro de uma molheira com o azeite e o sal e levei ao microondas durante 2 min. Retirei e acrescentei o sumo do limão, a massa de malagueta e a salsa picada.
No prato de levar à mesa coloquei as lulas  e cobri-as com este molho.


Para acompanhar fiz este arrozinho com os tentáculos das lulas, que ficou uma maravilha.

Para o arroz:

1 medida de arroz (chávena de chá)
2 medidas de água
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola
1 dente de alho
1 tomate
Azeite
sal

Fiz assim:

Levei ao lume um tacho com o fundo coberto de azeite e deichei aquecer. Juntei a cebola, o alho, os pimentos,o tomate, tudo picado e deixei refogar um pouco. Asseguir juntei os tentáculos dei mais umas volta. Adicionei o arroz e fritei mais um pouco, temperei e quando começou a secar juntei a água quente, mexi e deixei cozer uns 11 min (até ele ficar seco,eu abro com a colher de pau no meio do tacho e de vir o fundo seco desligo o lume e deixo descansar com a tampa). 


Têm que se ter em conta que as lulas encolhem um bocado. Deu bem para mim e para o meu marido visto que o meu filho não sabe apreciar lulas.Quando faço um prato que o meu filho não gosta muito tento fazer sempre mais alguma coisa diferente para que haja sempre a desculpa de não comer um porque gosta mais do outro, lol.
Mais houvesse.

1 comentário:

  1. Tenho que experimentar lulas grelhadas, ficam tenrinhas? Nunca fiz porque pensei ficassem duras.
    Bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)