segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Salada de boulgour com maçã, feijão verde e cenoura envolvida com romã


Depois de muitos excessos na época de natal temos mesmo que endireitar os estragos. Apesar de já não haver nada de doces natalícios cá em casa, ainda parece que os há (julgando pelo o que tem aparecido aqui no blog). Aos poucos recomeço a minha alimentação saudável e a ajudar tenho um problema num dente que me tem dado muito que fazer. Mas não estou aqui para me lamentar! O que é certo é que as sopinhas, os grelhados e as saladas já estão de volta e o meu corpo agradece. Falando de saladas, depois de ver essa receita no blog da Carla disse-lhe que tinha de a experimentar, até porque tinha um saco de bulbur no armário à espera de inspiração para o utilizar. Foi lá que encontrei a inspiração, apesar de lhe ter seguido os passos, usei legumes que eu gosto e fiz pequenas alterações.



Ingredientes:

1 chávena de boulgour
2 chávenas de água
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 embalagem de feijão verde e cenoura em juliana
1 cebola
2 dentes de alho
1 maçã
1 romã
Pimenta 5 bagas q.b.
Pimentão doce q.b.


Fiz assim:

Num tacho deitei o bulbur com a água e temperei com um pouco de sal. Deixei cozer durante 15 minutos mexendo de vez em quando. Deixei tapado durante mais 10 minutos.
Entretanto, numa frigideira aqueci um pouco de azeite e saltei a cebola e os dentes de alho picados até ficarem translucidos. Adicionei a maçã descascada e partidas aos gomes finos até começar a amolecer. Adicionei o feijão e a cenoura cozidas e escorridas (cozi dentro de um pirex coberto de água no microondas durante 10 minutos), o bulgur e dei mais umas voltas na frigideira. Com o lume apagado juntei a romã e envolvi. Depois servi como acompanhamento a uns deliciosos bifes de perú feitos pelo meu marido.


Autor da foto o meu filho Samuel



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

15 comentários:

  1. Também já comecei com as saladas. Hoje, levei para o meu almoço uma de couscous com beterraba e romã. Esta tua parece-me muito bem. Qualquer dia, experimento-a.
    O Samuel está a ficar um fotógrafo excelente.
    Beijinhos e as melhoras para o teu dentinho :)

    ResponderEliminar
  2. QUE BELA SALADA, GOSTEI DA COMBINAÇÃO DE INGREDIENTES.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Bastante interessante esta saladinha. :)

    ResponderEliminar
  4. Salado bonita, colorida, saudável e com ingredientes da época. Sou fã desta combinação e esta salada encaixa na perfeição :)

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade, depois dos excessos cometidos durante a época natalíca, só o que apetece são comidas bem levezinhas, assim como esta salada. Ficou verdadeiramente deliciosa e nutritiva!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vejo muitas romãs por cima dos pratos e ficam com uma cor fantástica.
    A receita parece-me simples e boa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana!
    Que linda e, certamente, deliciosa salada! Nunca experimentei bulgur (aqui não tenho encontrado), mas espero que agora quando for a Portugal encontre à venda.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca usei bulgur. Esta parece uma boa sugestão. Gosto muito de cuscuz que deve ser semelhante. E preparo muitas saladas com ele.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Por este andar vou ter mesmo de comprar bulgur para experimentar. A tua salada está com óptimo ar! Ah, e o Samuel tem jeito para a fotografia :) Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Susana,
    Que bom ter sido uma boa inspiração. Ficou lindo o teu bulgur.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana,
    aguçaste-me a curiosidade...ainda mais! Nunca provei bulgur, mas tenho de por na lista para comprar! Gostei muito da tua salada, que ficou linda, saborosa e bastante saudável!
    Beijinhos e as melhoras para o dente :)

    ResponderEliminar
  12. Gostei da tua salada! Tenho feito algumas com quinoa ultimamente, mas com bulgur ainda não experimentei. Ainda hoje saiu uma salada de quinoa, courgette e frango. Adoro as romãs!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. pois essa salada esta 5* eu adoro saladas seijao elas como forem a tua esta muito bonita beijinhos parabens ao filho

    ResponderEliminar
  14. Isto lembra-me que tenho que comprar bulgur porque já provei algumas vezes e fiquei a gostar muito, mas ainda não fiz aqui em casa :) As melhoras para esse dente!

    ResponderEliminar
  15. Susana, parabéns ao Samuel, a foto ficou bem gira. Assim como a salada que ficou com óptimo aspecto, gosto de todos os ingredientes.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)