domingo, 29 de janeiro de 2012

Carne de porco guisada na Master Chef


Gosto de preparar refeições deliciosas mesmo durante a semana. Uns dias tenho mais tempo que outros. Outros com mais inspiração que outro. E ainda outros em que não me apetece cozinhar. Para quem trabalha todo o dia fora de casa por vezes tem dificuldade em conciliar o tempo que lhe resta com o tempo da confeção de uma refeição. Acredito que exista muita gente que pensa que fazer uma refeição mais elaborada durante os dias de semana é impossível. Eu não discordo completamente dessa observação, mas acredito que quando bem planeada se pode fazer uma refeição mais elaborada sem perder muito tempo na cozinha. O que ajuda bastante são as máquinas revolucionárias que nos apareceram pela frente, apesar de achar que mesmo sem elas se consegue fazer boas comidas em pouco tempo. Uma das máquinas que tenho que me facilita muito nesse sentido é a Master Chef e que tão poucas vezes utilizo. É verdade. Mas como não a tenho à vista por vezes esqueço-me dela. Mas não foi o que aconteceu a semana passada.
Estava um dia maravilhoso, que convidava a fazer a caminhada ao ar puro. Depois de um dia de trabalho, ter que chegar a casa e prepara uma posta de carne de porco, que inicialmente o destino era o forno, era obra quase impossível. Pois não poderia sair de casa com o forno ligado. Por isso lembrei-me que essa máquina faria um bom serviço sem me preocupar em estar sempre presente. E assim quando cheguei da minha caminhada foi só tomar banho. Preparar a mesa. Sentar-me e comer uma refeição completa e deliciosa.



Ingredientes:

1 posta de carne de porco
Óleo em spray

Para temperar a carne:

3 ramos de tomilho fresco
Sal q.b.
Pimenta 5 bagas moída na hora q.b.
Pimentão doce moído q.b.
Cravinho moído q.b.

Para o guisado:

1 c. de sopa de banha de porco
2 cebolas cortadas em meias luas
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 c. de sopa de molho inglês
1/2 cerveja mini
+/- 1 kg de batatinhas novas
Sal q.b.
Pimentão doce moído q.b.

Fiz assim:

Depois de lavada e bem seca com papel absorvente selei a carne numa frigideira untada com óleo em spray bem quente, até ficar bem rosada dos dois lados. Na tábua de cozinha deitei umas pedras de sal, tomilho e as restantes especiarias. Deitei a carne por cima e esfreguei-a bem, por cima deitei a mesma quantidade de especiarias e tornei a esfregar bem para entranhar bem na carne. Reservei.
Entretanto aqueci a Master chef no menu 1 com a tampa aberta. Deitei a banha, as cebolas, o louro e os alhos e deixei refogar até ficar mole. Adicionei a carne com os temperos e a cerveja. Tapei a tampa e deixei terminar o programa.
Descasquei as batatas com o cortador de legumes, por estas terem a pela muito fina. Lavei-as e adicionei-as à carne. Temperei com umas pedras de sal e pimentão moído. Fechei a tampa e programei no menu 2 que coze em temperatura média por 45 minutos. Quando terminou abri a verifiquei que  carne cozia mais um pouco, então programei novamente o menu 1 que leva 30 minutos.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

15 comentários:

  1. Óptima refeição :) Mas fiquei curiso...que maquina é essa, a master chef?

    ResponderEliminar
  2. Olá Diogo, a Master Chef é uma panela eletrica que uma opção maravisosa que nos permite programar para quando queremos ter a refeição feita. É ideal para deixar de manhã preparada com carne/peixe com legumes, para quando chegarmos a casa estar feito. Coze os legumes ao mesmo tempo do que a carne é muito segura. Já tenho algumas coisas feitas nela na etiqueta Master Chef no meu blog, se estiveres interessado.
    Obrigada pelo comentário.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também tenho a Master chef e só raramente a uso. Gostei desta ideia. Obrigada pela partilha.
    Gostaria de te convidar a dar uma olhada no meu blog, se puderes.
    Um bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Pois as máquina facilitam imenso a nossa vida.
    E essa carne está mesmo super apetitosa, apetece mesmo :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  5. Susana, não tenho a Master chef mas tenho a Chef-o-Matic e também me esqueço dela, e é optimaa para deixar comida a fazer quando não estamos em casa.
    Ficou bem apetitosa essa carninha.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. UMA MAQUINA DESSAS DEVA-ME IMENSO JEITO , POIS TRABALHAR DAS 9.30 ÁS 19.30 NÃO ME DEIXA TEMPO PARA NADA. O QUE ME VALE É O MEU MARIDO.
    ADOREI O ASPECTO DESSA CARNE...QUE DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do aspeto da carninha e as batatinhas também estão com um belíssimo aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É óptimo poder rentabilizar ao máximo estes utensílios que temos a nosso dispôr.
    E que bela sugestão tu trazes!

    ResponderEliminar
  9. Um dia maravilhoso...caminhada ao ar livre com o jantar pronto...e que delícia ficou esta refeição Susana :)Gostei muito.
    É realmente uma mais valia ter uma ajudante assim!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Que rico aspecto tem essa carninha, é bom podermos contar com estes ajudantes que nos facilitam imenso a vida.
    Um beijinho,votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Susana, hoje não quero saber de receitas, até porque tu és uma cozinheira de mão cheia e nunca me desiludes com as tuas receitas, fotos e palavras. Quero agradecer-te por me fazeres sentir especial. É bom saber que ainda toco no coração de alguém, porque eu acho que esse é o meu caminho, o meu dom. Tocar as pessoas, e deixar um rasto de mim. Hoje as tuas palavras fizeram-me acreditar que ainda posso mudar alguma coisa, pequenas coisas no Mundo. Obrigadas, as tuas palavras melhoraram o meu dia. Um dia quem sabe, ainda tomamos um cházinho juntas. beijocas.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos pelos comentários, realmente essa máquina facilita um bocadinho a vida. Está é muito poupadinha, tenho de lhe dar mais trabalho :).
    As vossas opiniões são sempre muito bem vindas. Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Entretanto aqueci a Master chef no menu 1 com a tampa aberta. Como é que se faz??Eu nao consigo por a maquina a funcionar com a tampa aberta da erro...tenho que a fechar e programar....

    ResponderEliminar
  14. Olá Anónimo, para se programar um Menu com a tampa aberta tem que se baixar a tampa o mais possível, ficando assim uma greta, e rodar o botão de cima que tranca. Assim consegue-se trabalhar com ela de tampa aberta.
    ESpero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida que eu possa exclarecer esteja à vontade.
    Já agora, poderia ter assinado com o seu nome :)

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol...... :) Ja percebi... Ja agora os seus cozinhados sao mt bons.. Ja experimentei 2 das suas receitas... óbgd...

      Eliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)