segunda-feira, 5 de março de 2012

Arroz Árabe


Gostei tanto deste arroz que achei que valia a pena dar-lhe destaque. Muitos vão achar que não, mas acredito que para outros vá ser útil. Este arroz tem um ar festivo. É ideal para acompanhar uma carne assada ou algo mais simples.
E porque os acompanhamentos não teem que ser sempre iguais deixo aqui mais esta sugestão.




Ingredientes:

1 cebola
1 dente de alho
30 g de azeite
200 g de arroz basmati
50 g de pinhões
1 c. chá de sal
800 g de água
100 g de sultanas

Fiz assim:
Bimby

Coloquei no copo da bimby a cebola, o alho e o azeite e piquei % Seg/Vel.5.
Refoguei 5 Min/Varoma/ Vel.1.
Adicionei o arroz, os pinhões, o sal e refoguei 3 Min/100º/Vel. Colher Inversa. Retirei e coloquei no cesto. Reservei.
Sem lavar o copo coloquei a água, introduzi o cesto com o arroz e programei 17 Min/100º/Vel.3.
Adicionei as passas e misturei com a espátula. Esperei uns minutos antes de servir.

Tradicional

Faça um refogado no azeite com a cebola e os alhos picados até ficarem translúcidos. Acrescente o arroz e os pinhões, tempere de sal e mexa bem. Adicione a água quente e deixe cozer por uns 20 minutos. Acrescente as sultanas envolvendo bem. Tape e deixe descansar uns minutos antes de servir.

Fonte: Livro da bimby "As receitas Essenciais" pág. 70.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


17 comentários:

  1. Que maravilha de aspecto, está mesmo bom!

    ResponderEliminar
  2. Susana,
    Adoro esse arroz. Este fim-de-semana fiz um semelhante com passas, amendoa e caju e açafrão. Ficou saborosissimo (acho que o D. não gostou muito, mas eu adorei).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ao preço que estão os pinhões, este arroz merece com toda a certeza um belo destaque :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro este arroz, mas as sultanas ficam sempre de fora do prato dos pequenos.Com carne assada no forno é belissimo!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. ESTE MUITO APELATIVO ESTE ARROZ DEVE TER FICADO UMA DELICIA!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Susana, eu gosto imenso desse arroz, fica lindamente com um prato de carne. Costumo andar " à pesca" das passas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito deste arroz, faço muitas vezes cá em casa apreciamos muito, ficou perfeito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Este é o meu arroz favorito! O teu ficou um espanto, lindíssimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Aqui não encontro grande variedade de frutos secos, mas já fiz um arrozito assim parecido só com as sultanas e gostamos muito também.
    Como sempre só boas sugestões neste blog.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu também adoro este arroz, é delicioso e concordo que acompanha lindamente assados de carne:) Curiosamente nunca o fiz, mas agora apetece-me:D
    Gostei muito, pela foto acredito que tenha ficado delicioso e muito aromático!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  11. Este arroz deve ser uma delícia. Ficou mesmo com bom aspecto. Por acaso já estou para fazer esta receita à algum tempo e até reservei uns pinhões para isso. :) Quando voltar para Portugal vou experimentar! Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Eu só lhe tirava as passas...ihihih
    de resto está bem como eu gosto e nunca consigo fazer: bem soltinho e com um ar delicioso!!

    beijiocas enormes

    ResponderEliminar
  13. Para mim está maravilhoso, gostei muito do aspecto, soltinho e muito bem acompanhado!! Acho que fizeste muito bem em partilhar, é sempre um bom motivo um arroz destes....Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. ADORO ESSE ARROZ NUNCA FIZ MAS TRABALHEI NUM SITIO ONDE COSTUMAVAM SERVIR AO JANTAR E EU ADORAVA.
    O TEU FICOU UMA MARAVILHA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Um arroz diferente e que deve ser bem bom :) Acho que as sultanas devem dar um sabor mesmo especial :)

    ResponderEliminar
  16. O teu arroz é bem requintado! Gostei imenso de teres trazido esta ideia. Os pinhões é que são um pouco dispendiosos, mas um dia não são dias. É como dizes, é um arroz digno de um dia de festa.
    patrícia

    ResponderEliminar
  17. Olá Susana!

    Mas que belo arroz:) Nunca fiz mas ando cada vez mais tentada a experimentar. Adoro pinhões e sultanas e por isso mesmo acho que não tenho motivos para o fazer.
    Obrigada pela partilha:)

    *Faz o favor de ir ler novamente a minha receita da tarte porque lá vem mencionado o que fiz com os ovos:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)