domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coscorões ao som de um foguete

Chegou o carnaval e com ele chegaram as iguarias tradicionais desta época. O carnaval aqui na Terceira é muito diferente do resto do país. Aqui as pessoas sobem aos palcos e mostram em forma de comédia as suas brincadeiras. Em sua companhia vem os músicos amadores com os seus instrumentos em sinfonia. São danças e bailinhos de carnaval que levam as pessoas a sair de casa para as sociedades para passarem longos serões com risadas e boa disposição. À baila e em forma de enrredo veem os assuntos que falam dos problemas da sociedade, acontecimentos gerais, histórias que se ouviram, etc. O som dos foguetes chamam as pessoas ao salão e muitas delas levam nos seus sacos de merenda algumas das iguarias que mais se comem nessa época como filhóses fritas, filhoses do forno  e coscorões. Gosto de todas (infelizmente ;), mas não as faço todas. Este ano optei por fazer os coscorões que gosto muito. Lembro-me em criança ajudar a minha mãe a faze-los. Gostava de amassar e esticar a massa. A minha mãe costumava dizer que quanto mais sovada a massa fosse mais leve ficava. Já a tarefa do fogão, que na altura era a lenha, era da minha mãe. Memórias que ficam e que por mais tempo que passe nunca me esqueço.



Ingredientes:

260 g de farinha de trigo + o que for necessário para amassar
2 ovos
1 c. de açúcar
3 c. de vaqueiro líquida (manteiga)
1 c. de sopa de aguardente - usei uma aguardente que deitei numa garrafa de anis)
1 laranja raspa
1 c. de sopa de leite

Açúcar e canela para polvilhar
Fiz assim:

Num alguidar deitei a farinha, a raspa da laranja, o leite, a aguardente, o açúcar e 1 ovo. Mexi tudo com uma colher. Depois de estar quase tudo misturado adicionei o outro ovo e tornei a mexer até conseguir fazer uma bola. Na bancada deitei farinha e amassei a massa com as mãos e adicionei mais farinha. Tem de ficar uma massa elástica e tem que se bater com ela na bancada para se tornar mais elástica. Cortei um pedaço com a faca de estendi com o rolo de cozinha até ficar bem fina quase como papel. Depois de estendida cortar em retangulos ou a gosto. Aquecer óleo numa frigideira larga e colocar um pedaço da massa esticada ainda com a ajuda das mãos. Virar assim que começar a formar bolhas, teem de ficar bem rosadinhos. Fazer as restantes da mesma maneira até terminar a massa. Escorrer em papel absorvente e polvilhar com açúcar e canela.


O autor dessa foto foi o meu filho Samuel
A acompanhar um cafézinho é uma opção. Mas como-os a qualquer hora!

Beijinhos e bom carnaval

17 comentários:

  1. Não é aquilo que gosto mais, mas ficaram lindos ! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana: já vi que tivemos a mesma ideia. Gostei dos teus coscorões,têm ótimo aspecto. Também gostei da história que partilhas sobre a tua ilha. Sei que é um carnaval bem divertido e diferente,embora nunca tenha assistido.
    Um bj e bom carnaval.

    ResponderEliminar
  3. Já não como coscorões há uns 5 anos. Estes iam como ginjas! Ficaram lindos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz coscorões. E acho que nem a minha mãe. Ela tem uma amiga que de vez em quando lhe leva uma travessa deles. Talvez seja por isso:) Os teu ficaram lindos. O nosso Carnaval é muito genuíno, sem dúvida. Viva a Terceira!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana, apesar de os fritoss me fazerem um pouco mal ao estômago, adorei estes coscorões ficaram lindos!!
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  6. Adoro Susaninha e ficaram lindos

    beijinhos e tem uma excelente semana!!

    ResponderEliminar
  7. Susana, eu adoro conhecer as vossas tradições. Já vi as filhoses na Ilídia e agora estes coscurões lindos na tua casa. Apetecia-me estar por aí, conviver convosco e partilhar estas delícias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Susana, não sou grande fã de coscorões, mas não posso negar que os teus estão com um aspeto perfeito.
    Respondi à tua mensagem sobre o sonho de criança... e rir... jamais ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana. Que bela iguaria. Já vi que andas com um fotógrafo particular aí por casa. Ficou muito bem tirada. Vou fazer uma breve pausa. Tem que ser! bjs grandes. Tudo de bom para ti. carla sousa

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Ficaram lindos! Porque é que eu sou tão gulosa??!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de teres elegido os coscorões neste carnaval. Andei a abusar de tudo estes dias, desde as fantasias, os jantares, os bailinhos... Foi um carnaval muito agitado - daí o meu blog ter estado em banho-maria. Até nas filhós me excedi. Ainda bem que amanhã entra a Quaresma!lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro coscor'oes, e só os como uma vez por ano, a minha tia e a minha avó fazem uns coscorões maravilhosos :)
    Os teus n parecem ter ficado nada nada atrás, estão lindos.

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Amo Coscorões...amo, amo e amo
    hahahah
    Bjinhos :D

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de coscoroes... uma pequena pregunta .. a manteiga (vaqueiro liquido e para fritar????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como refiro na descrição da receita, é óleo e tanto faz, pode ser de qualquer marca o importante é que seja fresco (novo). Espero que aproveite bem a receita é venha cá dizer como ficaram☺️

      Eliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)