segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pudim de pão e maçã


Aproxima-se dias de seca. Por aqui ainda não se sente muito, pois os campos continuam verdes dando cor às inúmeras e resplandescentes paisagens açorianas. O sol brilha todos os dias - o que me faz ficar alegre- e as temperaturas teem estado amenas. Umas manhãs e noites mais frescas, mas nada comparado com os invernos do meu tempo de escola. Lembro-me daquelas manhãs chuvosas onde a chuva corria pelas valetas imitando uma ribeira. E minha mãe me dizer para esperar que abranda-se para não me alagar. Mas a vontade era enorme de ir para a escola para aprender, que me metia à chuva só para não chegar atrasada. Lembro-me de ouvir meu avô reclamar no verão que havia seca, mesmo depois desses invernos rigorosos e isso fazia-me confusão. E o que dizer agora que não chove quase nada com o inverno a passar ao lado, sabe-se lá onde! Mas que é bom, lá isso é.



Ingredientes:

5 fatias de pão de forma
Bagas goji
5 ameixas secas
2 sacos de 1/4 cup de açucar mascavado
1 c. de chá de Cardamomo em pó
1 cup de leite
2 ovos
2 maçãs Starking

Fiz assim:

Parti as fatias do pão em pedaços e espalhei num tabuleiro de forno.
Numa tigela misturei o leite, os ovos e o açúcar.
Verti a mistura de leite sobre o pão e deixei absorver durante 20 a 30 minutos.
Entretanto descasquei as maçãs e cortei-as em cubos.
Polvilhei o pão com as bagas goji e as ameixas cortadas em pedaços e espalhei por cima as maçãs.
Polvilhei com açúcar e o cardamomo e levei ao forno pré-aquecido a 180º até a superfície ficar com um tom dourado.



Esta receita veio do blog da Carla que no momento que a vi decidi logo que a tinha de fazer. Fiz algumas alterações e o resultado foi muito bom. É uma ótima opção para usar restos de pão duros e dando uma sobremesa deliciosa.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

24 comentários:

  1. Hum...que bom aspeto...adorei a receita. E deve ser uma verdadeira maravilha! 5 estrelas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem bonito, até me sinto tentada a experimentar. Pena que lá em casa nunca sobre pão lol!

    ResponderEliminar
  3. Susana, este pudim ficou com um aspecto muito apetitoso, deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  4. Quando eu era pequena a minha Mãe fazia imensas vezes um pudim muito semelhante.
    Que boas recordações!

    ResponderEliminar
  5. Aprovadissimo este teu pudim Susana, adorei e deve ser uma maravilha

    beijinhos e tem uma excelente semana!!

    ResponderEliminar
  6. Já ando para fazer uma coisita destas há algum tempo mas ainda não me 'obriguei'. A julgar pelo aspeto deste teu tenho mesmo de o fazer :D

    ResponderEliminar
  7. Muito bom o teu pudim amiga...muito elegante....bjokitas

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bonito, pena não se ver o interior;)
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Podes enviar-me um bocadinho... lol

    Bjcas

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito do meu agrado mesmo.E saudável acima de tudo. Para além disso é um fim a dar ao pão duro. O meu termina quase sempre em pão ralado com alho e ervas.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Que bom que gostaste, Susana. É sempre tão bom partilharmos, ainda que virtualmente, com os nossos amigos as coisas de que gostamos.
    Aqui pelo continente também faz sol, muito sol. As manhãs são de autêntica primavera, mas a seca já se faz sentir, infelizmente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Susana este pudim também esta na minha lista, o teu tem optimo aspecto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito da sugestão. Está lindo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O sol sabe realmente bem e convida aos passeios à beira-mar mas a chuva está em falta...
    E este pudim é perfeito para restos de pão (às vezes também uso pães de leite ou croissants mais duros). E ficou lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de pudim de pão, todas as versões achei excelentes. Adorei o teu pudim.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana,
    Também fiquei com essa receita para fazer em breve...e era para ter sido este fim de semana, mas depois optei por um bolo...
    Ficou com um aspecto delicioso, deixou-me ainda mais curiosa...As fotos estão lindas.
    Por aqui o sol é constante e as temperaturas já amenas...mas a chuvinha já faz falta...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Deve ser mesmo muito bom :) Numa noite fria, ia que nem gingas :)

    ResponderEliminar
  18. Olá Susana:)
    Eu por acaso já começo a sentir saudades de uma boa chuvada, daquelas que batem com força lá fora e disparam nos vidros das janelas...!
    Mas é sempre assim, se estivesse sempre a chover ultimamente vinha aqui contar-te as saudades que já teria do sol:)
    Esse pudim está maravilhoso, todas as sobremesas com maçãs estão nas minhas preferências! Gostei muito do aspeto dele e dos ingredientes que leva, fica já na lista dos que quero experimentar!:)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. wuau esta super bom adorei a cor que ele tem muito bonita bjs

    ResponderEliminar
  20. Olha que ficou mesmo apetecível.. Adorei o aspecto e já provava como sobremesa :)
    um beijinho querida

    ResponderEliminar
  21. Gostei deste pudim. Bem diferente, mas, com certeza, muito saboroso.
    Em relação ao inverno, este ano está, realmente, muito bom. Mas estou com medo do verão. Oxalá tenhamos água.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)