quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Almôndegas de espinafres da Léia


O blog da  Léia é um dos meus favoritos. Ela faz comidas super leves, saudáveis e deliciosas. É um blog que gosto muito de visitar porque ela parece ser uma pessoa fantástica e muito acolhedora, qualidades que aprecio bastante. Depois de ver essas almôndegas de espinafre fiquei logo com imensa vontade de fazer. E logo agora que tenho tido bastantes espinafres no meu quintal a precisarem de ser consumidos. Adoro espinafres, podem ser cozidos em sopas, salteados com alho, em lasanhas, em pizzas, etc. É rico em ferro e muito saudável. Sendo assim achei a ideia da Léia muito interessante, por isso tinha de experimentar. Gostei, mas para a próxima irei usar o meu pão ralado aromatizado, acho que irá ficar muito mais saboroso.


Ingredientes:

1 molho de espinafres frescos cozidos e espremidos

250 gr de ricota

2 ovo

3 pitadas generosas de sal - não deitei

pimenta-do-reino

1 c. de chá de levedura de cerveja - acrescentei

Pão ralado

Óleo em spray para assar

Fiz assim:

Fervi o espinafre, escorri bem a agua e deixei arrefecer completamente. Piquei o espinafre com a ricota, os ovos e a pimenta-do-reino no copo da bimby uns segs. vel. 5. Acrescentei o pão ralado, o quando necessário para obter uma mistura que pudesse formar as almôndegas (bastará pouco, quando formar as bolas ela agarrar-se á um pouco nas mãos).

Formei as almôndegas, passei por pão ralado, dispus na actifry burrifei com um pouco de óleo em pray e programei 15 min. Virei-as 5 min. antes de terminar o tempo. 


Serviu como acompanhamento de carne, mas no dia a seguir foi prato principal acompanhado por uma bela salada para levar para o trabalho.

Ligeiramente adaptado de cucchiaio pieno

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

16 comentários:

  1. Quem me dera ter espinafres no meu quintal. Ou melhor, quem me dera ter um quintal...
    Já comia umas quantas dessas almôndegas veggie, adoro esses petiscos :)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante amiga, deve ficar muito bom...gostei....bjokitas

    ResponderEliminar
  3. TAMBÉM GOSTO MUITO DO BLOG DA LEIA E TIVE A SORTE DE ELA SER A MINHA AMIGA SECRETA.
    GOSTEI DESSAS ALMONDEGAS DEVEM DE TER FICADO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Paracem muito boas! gostei ;) vou levar cmg ;)

    bjins

    ResponderEliminar
  5. Devem ser muito boas :) Já comprei umas parecidas congeladas e não eram nada de jeito :(

    ResponderEliminar
  6. Uma solução diferente mas decerto muito saborosa...
    O blog da Leia é sem dúvida um dos melhores...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Caríssima Susana
    Emocionei-me com as tuas palavras, nem sei como agradecê-la!
    As tuas almôndegas ficaram muito mais especiais que as minhas, pois foram feitas com espinafres do teu quintal! Também gostei muito do uso da levedura de cerveja.
    Por ser vegetariana como espinafre mais de uma vez por semana, também adoro!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Também fiquei seduzida pela receita quando a vi no blog da Leia, mas cá em casa só eu irei apreciar, por isso torna-se complicado fazer apenas para mim.
    As tuas almondegas ficaram com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Também tinha ficado com vontade de experimentar estas meninas :D
    Tu conseguiste reproduzi-las na perfeição... e diz-me, são mesmo deliciosas como parecem? ;)

    ResponderEliminar
  10. Que óptima sugestão, Susana. Ainda bem que partilhaste esta delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ondina, se é o teu desejo vires a ter um quintal, quem sabe um dia não se torna realidade ;) Mas qualquer forma é fácil conseguir bons espinafres no mercado.
    Beijinhos

    Belinha, obrigada :)
    Beijinhos

    São, tiveste muita sorte, a Léia parece ser uma pessoa fantástica ;)
    Obrigada e beijinhos.

    Isa, podes levar quantas quiseres ;) são ideais para a tua dieta ;)
    Beijinhos

    Ana Rita, o blog da Léia é mesmo lindo e confiável :)
    Beijinhos

    Léia, não tens nada a agradecer, se existe alguém que deva agradecer não és tu, mas todos os teus leitores que ficam muito mais ricos depois de conhecer as maravilhas que partilhas.
    Também adoro espinafres e podia come-los todos os dias.
    Obrigada :)
    Beijo grande :)

    Luisa, sempre podes fazer como acompanhamento com fiz ficam maravilhosas.
    beijinhos

    Sú, as almôndegas ficam muito boas, mas acredito que com o pão ralado da bimby fica melhor(Usei o de compra que tinha lá em casa, por não ser aromatizado)Porque tem de levar algum para dar consistencia e se for com o da bimby mas grossinho deve levar menos pão. Para apróxima farei assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Susana,
    A Leia é fantástica, faz sempre receitas deliciosas e n come carne!
    Olha para aproveitares os teus espinafres, que inveja :) deixo-te uma receita que publiquei há algum tempo na Padaria. http://anasbageri.wordpress.com/2011/03/15/cupcakes-de-espinafres-com-cobertura-de-salmao/

    Fico feliz por teres gostado do meu texto, por vezes tenho vergonha de partilhar coisas da minha vida, palermices minhas acho eu...

    bjs bjs bjs

    ResponderEliminar
  13. que originais, nunca tinha visto umas almôndegas assim.
    eu adoro espinafres, acho que ia adorar esta iguaria.

    ResponderEliminar
  14. Olá Susana,
    eu gostei muito da tua sugestão, estas almôndegas estão com um aspecto bem delicioso e saudável!! Espinafres do teu quintal? Que maravilha :)
    Também gosto muito de espinafres e um dia destes experimento...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Fiquei tremendamente curiosa em relação ás almÔndegas, os ingredientes são do melhor que há, muito levezinhos como se quer.
    Vou guardar a tua sugestão do pão ralado, também o faço, e é meio caminho andado, traz consigo outro sabor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Com espinafres do teu quintal é delicioso preparar esta receita tão boa da Leia. Fiquei com vontade também de as fazer, parecem tão boas. E saudáveis para aqueles dias sem carne!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)