quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bacalhau com broa à minha maneira


Gosto de simplicidade.
Gosto de vestir um  simples vestido que adicionando um lenço ou um colar fica perfeito. Gosto de cheirar o mar salgado e sentir o calor do sol quente na pela. Gosto de sentir o vento a bater no rosto num dia frio de inverno. Coisas simples que me fazem sentir bem.
Gosto de sentir os aromas que emanam da comida quando as cozinho. Gosto de um prato que consiga saborear todos os seus ingredientes. Gosto de ouvir que a minha comida estava deliciosa. Coisas simples que me fazem sentir feliz.
Gosto de tocar um bordado feito pelas mãos de minha mãe. Gosto de usar um simples pano de cozinha que se tornou distinto porque minha mãe tricotou uma renda à sua volta. Coisas simples que me fazem sentir bem.
Gosto de ir ao quintal colher os produtos plantados e semeados pelo meu marido. Gosto de os cozinhar com prazer. E gosto de os comer sabendo que são de extrema qualidade e sabor. Coisas simples que me completam...
E assim fiz esse bacalhau com espinafres do meu quintal apresentado sobre um simples pano de cozinha tricotado pela minha mãe. A simplicidade transformada em felicidade.  



Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado
1 lata de grão
1 molho de espinafres (do meu quintal, colhidos e arranjados pelo meu marido :)
Azeite q.b.
4 cebolas médias
5 dentes de alho
Pimenta 5 bagas moída na hora
Noz moscada moída
Broa de milho ralada + ou - 350 g

Fiz assim:

Escaldei as postas de bacalhau com água a ferver e deixei na água por uns minutos. Desfiei o bacalhau depois de arrefecido e reservei.
Escaldei os espinafres, espremi os bem com a ajuda de uma colher e reservei.
Numa frigideira refoguei as cebolas e os alhos picados em azeite. Depois de amolecidas adicionei o bacalhau desfiado, temperei a gosto e envolvi bem.
Num pirex de ir ao forno deitei o grão escorrido e lavado. Por cima deitei os espinafres. Depois deitei a cebolada com o bacalhau e por último a broa. Deitei um fio de azeite por cima e levei ao forno até fazer uma crosta crocante.


Um simples prato que agradou por completo.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


21 comentários:

  1. È verdade Susana as coisas simples da vida são as melhores, por vezes não é preciso muito para sermos felizes... Adorei a tua sugestão e vou levá-la comigo, tenho tudo para ser muito boa!!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Se todas as pessoas pensassem assim, seriam mais felizes. São realmente as coisas simples que dão o valor à vida. Um pequeno gesto, a partilha de uma refeição simples num local inusitado, um agradecimento, uma oferta feita por alguém, enfim, aquilo que de facto importa e que devemos apreciar. E já te disse muitas vezes, és uma sortuda por teres um quintal que te dá tanta coisa boa :)
    O bacalhau ficou lindo, adoro grão, espinafres e broa, deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Adoro bacalhau e este pratinho fazia bem o meu almoço!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Para mim a simplicidade tem mais encanto. O paninho está um mimo!A minha mãe também me fez uns paninhos com essas "voltinhas"...
    O bacalhau tem um excelente aspecto!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. E com simplicidade fizeste um prato prefeito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A simplicidade é dos maiores valores que podem haver... :)
    Identifiquei-me com esta tua publicação. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Susana,
    Tu tens ai espinafres que n acaba!! E que bom uso lhes däs! Concordo contigo, é pena que tantas pessoas apostem mais no "ter" do que no "ser".

    bjs bjs bjs

    ResponderEliminar
  8. As coisas simples nunca cansam!
    Gostei bastante da refeição, bem reconfortante.

    ResponderEliminar
  9. Um texto que mostra felicidade porque se valoriza a simplicidade. Muito bonito ;) Excelente sugestão Susana, gostei muito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana,
    adoro a tua filosofia de vida.. a simplicidade..
    Gosto muito de bacalhau e o teu pratinho ficou muito apetitoso!!
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  11. As coisas simples que nos fazem felizes :) É tão bom vivê-las e aproveitá-las. Adorei o bacalhau, mesmo ao meu gosto :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que delícia...gostei imenso da tua maneira...está com muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Costuma-se dizer que less is more. Aqui está, simples e que aconchega.

    ResponderEliminar
  14. E são mesmo as coisas mais simples que nos fazem mais felizes, coisas nossas e dos nossos:)
    Esse bacalhau ficou mesmo como eu gosto e o grão deve ser uma agradável surpresa, adorei!
    O paninho tricotado pela tua mãe é muito bonito:)
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  15. Ola querida Susana...que agradavel visita que me fizeste...es uma querida e uma excelente cozinheira como se pode ver aqui...adorei este bacalhau....maravilha! bjinhos:)

    ResponderEliminar
  16. Partilhamos este gosto pelas coisas simples e aparentemente pequenas. E somos felizes assim, não é? Gostei muito do teu bacalhau. De certeza melhor do que fiz no outro dia, que não correu lá muito bem :(
    Beijinhos e bom Carnaval.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  17. às vezes penso que se as pessoas soubessem o quanto me faz feliz ver por ex um arco-iris, acho que me chamariam de louca... Pois a mim, por vezes, até as lágrimas me vêm aos olhos.. Há coisas tão perfeitas e tão simples, que é uma pena que as deixemos passar ao lado, como se não tivessem importância :)...
    Adorei o teu bacalhau, comidinha simples e maravilhosa...
    um beijo kida e festinhas no peludo!

    ResponderEliminar
  18. ADORO BACALHAU E ESSE ESTA MESMO UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Muito sugestivo Todos os ingredientes me parecem numa boa combinação. Muito em breve será o meu prato de Fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Muito sugestivo este prato. Tem tudo para ser bom. Os ingrediente a utilizar são de uma boa combinação. Vou experimentar muito em breve como prato de fim de semana.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)