terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Lasanha de couve com alheira de caça para o aniversário do Suvelle Couisine



Já repararam que dou muita importância à comida saudável. Cá em casa já estamos habituados a comidas pouco condimentadas e excessivamente doces. Ao fim de semana, e sempre que sei que vou receber visitas, faço algo doce, mas não em demasia. Temos que preservar a nossa saúde; "corpo são, mente sã".
Com uma alimentação saudável e a prática de exercício físico consegue-se ter uma excelente qualidade de vida. Por isso vegetais, fruta e hortaliça reinam cá em casa e com alguma inspiração vão saindo uns pratinhos saborosos da minha cozinha. E agora com a horta do meu marido a dar produtos frescos e saborosos só tenho é tirado partido disso.
E desafiada pela Su que tem um desafio no seu blog suvelle couisine para comemorar o 1º ano de vida não pensei duas vezes. Sei do seu gosto pelas lasanhas e por comidas leves e light, como eu, e com a abundância das couves no meu quintal decidi fazer essa lasanha e participar assim no seu desafio. Substituindo as folhas de massa fresca resultando numa lasanha muito mais simples, leve e muito saborosa.


Ingredientes:

Folhas de couve biológicas do meu quintal
1 alheira de caça
2 cebolas
3 dentes de alho
Azeite q.b.
Pimenta rosa moída na hora q.b.
Noz moscada q.b.
2 latas pequenas de cogumelos (não encontro fresco no mercado):
3 maçãs

Béchamel de laranja
1 cebola
30 g de azeite
3 laranjas - 200 g de sumo
40 g de água
1 c. de farinha de trigo
Pimenta rosa q.b.
Noz moscada q.b.
Pão alentejano ralado com alho e coentros (da horta da minha escola)
Fiz assim:
Num tacho com água a ferver escaldei as folhas de couve, pegando pelos talos mergulhei na água durante 3 minutos e retirei. Cortei os talos grossos e reservei.
Fiz o refogado com a cebola picada e o azeite numa frigideira em lume brando até amolecer a cebola. Adicionei o alhos picados e os cogumelos bem escorridos e lavados. Temperei com noz moscada e pimenta e deixei saltear em lume brando. Acrescentei a alheira sem pele e desfeita com um garfo. Envolvi bem  durante uns 3 minutos e reservei.

Entretanto fiz o béchamel na bimby, coloquei a cebola no copo e triturei 5 Seg./ Vel. 5. Baixei os residuos e adicionei o azeite, refoguei 4 Min./Temp.100º/ Vel.1. Deitei os restantes ingredientes e programei 6 Min./Temp.100º/Vel.4

Descasquei as maçãs, retirei o caroço com o tira caroços e cortei às rodelas.
No fundo de um pirex deitei um pouco de béchamel. Fiz camadas com folhas de couve, salteado de cogumelos, maçã, couve, salteados de cogumelos, maçã e couves. Deitei o béchamel por cima e polvilhei com o pão ralado com coentros.
Levei ao forno até ficar com a cobertura rosada e ao espetar um garfo esteja mole.
Fonte de inspiração: acre e doce entre outros


Jarros do meu jardim

Gosto muito do blog da Su por ser leve, saudável e muito pessoal. Só tenho a desejar muitos mais anos de vida e de boas comidas que sejam sempre partilhadas com dedicação como tem sido até então.

Beijinhos

16 comentários:

  1. Que belissima ideia para uma lasanha, adorei a sugestão. E acho que a Su também vai gostar muito :)

    ResponderEliminar
  2. Susana,
    Ficou super apetitosa... Uma refeição bem ao meu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelente prato Susana, gostei muito da ideia e apresentação;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Excelente sugestão Susana, além de mais saudável é bem original, gostei muito! O aspecto está delicioso :)
    Ah e a horta continua a dar "frutos", que bom! :)
    Os teus jarros estão lindos...deves ter um lindo jardim!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que boa lasanha Susana! Bem diferente, original e saudável. Gosto da couve, da alheira e do bechamel de laranja. E com a ajuda da tua horta, sempre é melhor :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Susana, que maravilha nos apresentas. Este prato deve ser de comer e chorar por mais. Adorei tudo nele, especialmente as couvinhas biológicas!
    Obrigada pelas tuas palavras e muitos parabéns pela excelente participação :D
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha, Susana, que ideia tão original essa lasanha de couve! Adorei, o aspeto é fenomenal e a combinação de ingredientes parece-me deliciosa, então esse béchamel de laranja deixou-me aqui curiosíssima!!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  8. E que bem que o pensaste amiga ficou muito bem....uma maravilha...bjokitas

    ResponderEliminar
  9. Susana, bela alternativa utilizar as couves em vez da massa :) Agora vou andar de olho nas receitas da bimby ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas pela visita. Essa lasanhe fica realmente muito mais saudável do que as tradicionais e deliciosa da mesma maneira. Nós gostámos muito... vou voltar a fazer porque as couves abundam a minha horta ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Susana, fico contente que tenhas gostado da minha lasanha alternativa. Gostei bastante das alterações que fizeste, mas nunca as poderia reproduzir cá em casa. Béchamel de laranja não é algo que agrade ao meu esposo :) E fazer uma lasanha só para mim seria um pouco demais :)

    Beijinhos e até amanhã

    ResponderEliminar
  12. Oh Susana... 1000 perdões!!!
    Nem sei como me pode ter escapado, mas não te preocupes que vou já já tratar disso!
    Mais uma vez desculpa - é que fui guardando os links todos e provavelmente o teu, por teres sido das primeiras, acabei por não o colocar no ficheiro que tinha.

    ResponderEliminar
  13. Susana... já atualizei!
    Agora vens no topo e tudo :D :D
    Grande, grande beijinho e mais uma vez desculpa!

    ResponderEliminar
  14. Ora mais uma receita para guardar:)

    Já ando para fazer já a muito tempo com as folhas da couve uma lasanha ver se a faço:)

    A tua ficou fantástica adorei:)

    Beijinhooo

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)