quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rissois de Aproveitamentos

Já à algum tempo que estava cismada a fazer rissóis. Eu nunca tinha feito sózinha, já tinha presenciado e tinha uma ideia como se faziam. Só que como é uma coisa que dá algum trabalho e ocupa muito do nosso tempo eu fui deixando sempre para depois.
Agora como tenho a minha Actifry de novo (ela avariou e esteve no arranjo) posso fazer uns fritos de vez em quando que esses não fazem mal. Então resolvi fazer uns rissois para ter congelados para uma hora de aflição. Como tinha um resto de carne assada no frigorífico decidi aproveitar para fazer o recheio dos rissóis. A massa eu fiz dum livro que tive de prenda da minha sogra logo que me casei. É um livro muito antigo e tem umas receitas muito boazinhas que de vez em quando me auxilio.

Ingredientes da massa:
2,5 dl de água
sal
2 c. de sopa de azeite
225 g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Deitei a água, o azeite e o sal num tacho e deixei levantar fervura. Juntei a farinha e mexi com a colher de pau, sempre em lume brando. Mexi energéticamente até a massa formar uma bola e deixei arrefezer.
Entretanto fiz o recheio a olho:
Triturei a carne (mais/menos 500 g) com 1 cebola e 2 alhos. Levei ao lume um tacho com azeite e juntei a carne com a cebola a refofar um pouco. Juntei 2 c. de sopa de farinha e mexi muito bem, e juntei 2,5 dl de leite aos poucos e depois adicionei 2 c. de sopa de tomatada. Temperi com um pouco de sal, pimenta, noz moscada e salsa picada. Depois juntei umas azeitonas às rodelas e reservei.
Entretanto tive a ajuda do meu filho para esticar a massa com o rolo, ele adorou a experiência...
Depois fiz uns montinhos com o recheio na massa com distância suficiente para os poder cortar.

Asseguir foram passados por ovo batido e por pão ralado e ficaram prontos para fritar. Congelei uns quantos para fazer depois na minha Actifry. Mas entretanto fritei-os e come-mos com uma refrescante salada para que não pesá-se muito a consciência,lol.

Aqui estão eles muito apetitosos e foi uma forma de aproveitar restos. Bjs

1 comentário:

  1. Realmente é das melhores formas para aproveitar sobras!!!!! Também costumo fazer em bolinhas ou croquetes, ficam igualmente deliciosos.
    Parabéns pela Bimby, depois conta tudo, está bem???

    Bom fim-de-semana (estou certa que será óptimo!)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)