quarta-feira, 7 de março de 2012

Biscoitos de gengibre e canela


Já à bastante tempo que não fazia biscoitos. Andava com esse desejo e foi só preciso chover numa tarde de sábado para me dicidir a realizar o meu desejo. Posso dizer que souberam a pouco, pois comem-se muito bem. Esses biscoitos fazem lembrar aqueles biscoitos que se encontravam antigamente nuns saquinhos à venda em mercearias. Sim porque só apareceram os hiper mercados à poucos anos, pelo menos aqui. A diferença é que esses superam na qualidade e no sabor. Podem achar que estou a delirar, mas que são bons, disso não tenho a sombra de dúvida. Sei que esta receita vai ser repetida na minha cozinha, porque todos nós gostámos e é um biscoito que acompanhado com um copo de leite ou uma chávena de chá faz um lanche bem completo. Já o cheiro que inundou a minha cozinha, nem vos falo...





Ingredientes:

150 g de açúcar amarelo
150 g de margarina - deitei manteiga vegetal
1 colher de sopa de canela + canela para polvilhar
1 colher de sopa de gengibre em pó
2 ovos
200 g farinha trigo integral
200 g de farinha trigo
1 . c de chá de fermento em pó

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 220ºC (o meu é a gás logo não sei precisar a temperatura, tem de ficar bem quente).

Na kitchen Aid bati o açúcar com a margarina  até obter um creme.

Juntei a canela e o gengibre.

Adicionei os ovos e bati bem.

Juntei as farinhas e o fermento e misturei bem até obter uma massa bem ligada.

Com a ajuda de uma colher de gelado, daquelas que têm manípulo para ajudar a soltar o gelado, deitei a massa num tabuleiro coberto de papel vegetal.

Polvilhei com canela e açúcar e levar a cozer 20 min ( no meu levou mais tempo).


Deu para fazer 12, mas para a próxima dobrarei a receita.



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


24 comentários:

  1. eu também associo biscoitos a tardes chuvosas, deve ser por isso que há montes de tempo que não faço biscoitos, pois a chuva não tem aparecido por cá.
    nunca experimentei fazer biscoitos com a colher dos gelados, mas dizem que é truque que resulta na perfeição.
    ah... e já agora.. se não te importas levo dois biscoitos desses para o lanche!

    ResponderEliminar
  2. Os biscoitos estão maravilhosos, que tentação!

    ResponderEliminar
  3. Susana, que lindos ficaram os biscoitos aqui nem com chuva me dedico a essas coisas ando com falta de tempo para tudo :( melhores dias viram.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos estes biscoutos eu jà estou como tu jà faz um tempinho que não faço!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficaram fabulosos e com certeza bem deliciosos! Perfeitos para serem acompanhados com uma boa chávena de chá:)) Gostei da sugestão!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. imagino sim, deve ter sido um aroma delicioso :)

    Já levei a receita!

    ResponderEliminar
  7. São maravilhosos!!!

    Ainda bem que gostou...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que lindos, e tão perfeitinhos...devem ser uma delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estão muito giros, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  10. Ficaram muito bonitos estes biscoitinhos... devem ser super apetitosos!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana:)

    Que lindos biscoitos! E devem ser uma delícia! Como estou praticamente na hora do lanche vou levar alguns...

    *Na minha receita está mal explicado; o que quero dizer é que normalmente nos bolos uso sempre ovos caseiros mas como a custard tem aquela linda cor amarelada usei ovos do aviário. Desculpa e obrigada pelo toque:)
    Vou rectificar para não ficar a dúvida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Susana! Está tudo bem?
    Também eu sei o que são esses apetites por biscoitos :) E pensamos que finalmente voltamos a encher a latinha das bolachas e depois acabam num instante!
    A mistura da canela e gengibre é sempre de tirar suspiros cá em casa, deliciosos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Para mim estão mesmo perfeitos! Também gosto desses que falas, mais caseiros...mas estes que nos mostras são ainda melhores :)
    Tenho de fazer também!
    Imagino o aroma aí em casa....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Susana: estes biscoitos ficaram bem apetitosos. Gostaria só de esclarecer uma dúvida, se for possível: a quantidade de gengibre que utilizas não os torna picantes? Desculpa a ignorancia e não leves a mal,por favor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Realmente sabe mesmo bem uma tarde de chuva com uns biscoitos :)... Ficaram óptimos!!!
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  16. Adoro gengibre em doces :) Ficaram bem apetitosos :)

    ResponderEliminar
  17. Susana estes biscoitos e uma chavena de ch´trazem a tranquilidade necessária à vida
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Susana!:)
    Bem, delírio são mesmo esses biscoitos, tão bons me parecem!!:D
    Imagino o cheirinho deles, com a combinação maravilhosa da canela com o gengibre, deve ser irresistível mesmo! Adoro este tipo de biscoitos e acho que me recordo desses que falaste, que haviam à venda em mercearias e eram deliciosos:) Gostei muito!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  19. Obrigada a todos pelo carinho deixado em palavras :) são sempre um conforto.

    Mãos de prata os biscoitos não ficam picantes com o gengibre. É como usar cravinho em pó em bolos fica só o sabor. Explicar-te porquê, não sei ;).

    Agora aconselho a experimentarem só assim ficarão a saber a que sabem. Já estou a plananear repetir a dose já no próximo fim de semana.
    Obrigada Annete pela partilha :)

    Beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  20. Deixaste-me curiosa, os meus bolos de canela ficam diferentes :) beijinhos com saudades.

    ResponderEliminar
  21. Olá Susana, fiquei rendida aos teus bolinhos, achei os ingredientes muito bem, vou com certeza experimentá-los um dia destes, mas nesse caso, dobrarei a receita:)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. É curioso, mas quando li o título, a primeira coisa em que pensei foi no aroma que deles deve ter emanado :) Sabes que adoro especiarias, por isso, parecem-me perfeitos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Susana, esses biscoitos deixaram-me a babar. Devem ser tão saborosos que vou fazer em breve, muito breve mesmo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)