quinta-feira, 2 de junho de 2011

Açorda Açoriana à minha moda

Quando vivi no Alentejo muito falava na minha açorda açoriana. As minhas amigas não achavam graça pelo fato de ser temperada com hortelã. A realidade é que cada um gosta daquilo com que foi habituado a comer desde criança. Na minha casa sempre se fez assim e era dessa que eu tinha saudades feita com o pão que a minha mãe cozia no forno a lenha. E como a minha mãe cozeu pão, e mesmo com o tempo a aquecer, não pude deixar de fazer a açorda que tanto tinha saudades até o meu filho que chegou a comer em criança, estava saudoso, dizia ele que era a sopinha com ovinho.
Muitas de vocês podem não achar graça à minha açorda, mas pelo menos ficam a conhecer um prato tradicional da minha terra.
É muito simples de fazer...

Cortam-se pequenas fatias de pão caseiro para dentro de uma tigela de louça e coloca-se um ramo de hortelã por cima. Entretanto leva-se um tacho ao lume com água temperada de sal, com uns 4 dentes de alho descascados e esmagados, 1 colher de sopa de banha de porco, 1 pitada de manteiga milhafre. Assim que começar a ferver deixar cozer um pouco os alhos. Depois escalfa-se os ovos (1 por pessoa) e deita-se por cima do pão. Tapa-se e abafa-se uns minutos para o pão abrir e o aroma do hortelã se difundir.
Depois é só deliciarem-se com essa açorda bem aromatizada e amarelinha do ovo depois de partido. Deve-se acompanhar com peixe frito, mas o desejo aqui era mesmo só da açorda!




Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

15 comentários:

  1. Mal posso acreditar que fui criada com açorda açoriana!
    EM casa dos meus pais, a minha mãe fazia muito este prato, principalmente com o caldo de cozer uma galinha... era uma delícia!
    Eu adoro hortelã e como não gosto de coentros prefiro esta açorda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está com muito bom aspecto, esse ovinho hummm...

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Susana, nem sabes a graça que achei à tua açorda. Fez-me recordar a minha avó, que me fazia uma "açordinha" quando eu estava doente.Como a tua, com hortelã. Para mim, açorda há de ser sempre sinónimo de comidinha reconfortante, feita pela avó. Já não como há anos. Mas abriste-me o apetite. Um beijo e até amanhã.

    ResponderEliminar
  4. óptima cara esta açordinha... :)
    adorei o aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Susana, adoro açordas e a tua parece-me mesmo muito boa, acredita :))Foi dos meus primeiros post no meu blogue mas com coentros e bacalhau desfiado, dá uma espreitadela se quiseres.

    http://oscozinhadosdapatricia.blogspot.com/search/label/A%C3%A7orda%20de%20bacalhau

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Susana,lembro-me muito bem dessa acorda,minha mae tambem fazia,o hortela dava-lhe um sabor especial,matei as saudades,que belissimos tempos...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. É isto que me fascina nos blogs é conhecer outros pratos ou os mesmos com outros temperos. A partilha de conhecimento é o máximo.
    Adorei a ideia de colocar hortelã.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Por aqui chama-se açorda de pão, sou sincera, não gosto. Acho muito deslavado... para mim tem que levar mais tempero, um refogado, tomate, cebola, algo que lhe dê mais gosto.
    Mas os meus Pais gostam muito da açorda assim simples.

    ResponderEliminar
  9. Olá cruzei-me como seu blog... que belas suggestões, vou de certeza seguir.
    Esta suggestão é fantástica, num próximo jantar de amigos vou fazer de certeza
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  10. A açorda lembra a minha infancia, a minha avó sempre que tinha pao rijo nunca o deitava fora, fazia a açorda... confesso que ha muitos anos que eu nao como porque em minha casa todos torçem o nariz... mas é ate eu querer!!!

    A tua tem um aspecto magnifico e esses ovinhos por cima... aiii aiii!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Susana eu por acaso não conhecia e nem me passava pela cabeça existir esta Açorda Açoriana maravilhosa :) obrigado pela partilha.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa este a açorda é muito apreciada mas a tua está com um aspecto que me faz estar aqui a babar à frente do pc...e os ovos ressaltam logo à vista!! adoro!!! mais uma vez os meus parabens por esta versao que é excelente!! bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Susana, há anos que não como uma açorda assim, a minha avó paterna, Alentejana, fazia estas açordas e que bem que me sabiam;) obrigada por partilhares esse maravilhoso prato que tanto gosto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Como alentejana que sou adoro açorda, por aqui faz-se com coentros em vez da hortelã, mas olha que não resistia a provar essa que me parece deliciosa, e dispenso o peixe frito. Venha só um prato de açorda que fico bem consolada
    Um beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)