quinta-feira, 29 de março de 2012

Convidei para jantar, ou melhor... para a sobremesa!Bana e Flapi


Não vos contei uma situação que se passou comigo no meu passeio pelo mato. De início achei muito estranho e até assustador, mas logo depois compreendi que um momento daqueles não era para ser desperdiçado com medos e receios. Vou então contar o que me aconteceu.
Depois do esforço físico de subirmos um monte fomos deparados com um denso mato que nem sabíamos como entrar. Visto isso o meu marido achou melhor encontrarmos outra alternativa para chegar ao outro lado. Então disse-me: - Espera aqui um bocadinho que eu vou ali ver se há outro caminho para chegarmos lá! Como sou muito obediente assenti que sim ;) Enquanto esperava reparei que para lá dessa mata existia uma frexa de sol. Então, curiosa, resolvi enfiar-me no meio das árvores e ver se realmente conseguíamos passar por ali. Arranhei-me ao tentar furar por entre os arbustos e silvas, mas depois de algum esforço lá consegui furar pelo denso bosque.



Bem fiquei boquiaberta com o que vi. Era uma floresta encantada! Fiquei estupefacta! Não sabia se iria fugir, esconder-me ou... nada! Até que então fui surpreendida pelo Bana e a Flapi que andavam a correr atrás um do outro na brincadeira. O Bana mostrou-se tão surpreso quanto eu, mas logo esboçou um sorriso de orelha a orelha. Nisto a Flapi escondeu-se atrás de uma árvore assustada. Logo o Bana disse-lhe: - Não te assustes porque ela parece tão assustada quanto tu! Olha, ela parece inofensiva. Vamos saber o que ela quer daqui.
Aos ouvir a falarem nem pude acreditar que era real. Quanto mais, eles me compreenderem!
- Olá! O que fazes aqui na nossa floresta?! Vens fazer-nos mal?! Questionou-me o Bana que era muito desenrascado.
- Não! Não vos quero fazer mal! Entrei aqui por acaso. Ando a explorar os montes da minha ilha e vislumbrar-me pelas magníficas paisagens. Mas vocês compreendem-me?! Disse incrédula.
- Claro! Respondeu o Bana com o peito esticado para a frente com um ar heróico. - Não nos conheces?! Perguntou.
- Ho sim, mas já à tantos anos que não vos via. Quer dizer, na tv, claro! Adorava ver as vossas aventuras e via os programas com muita atenção. A tua história de vida é linda. Teres sido criado por uma gata na presença de humanos e depois teres ido viver para a floresta só mostra que és um valentão :)
Nisso a Bana e a Flapi foram-se aproximando de mim. O Bana não teve medo nenhum  e até saltou para o meu colo e a Flapi com algum receio aproximou-se desconfiada. Fiz-lhe umas festinhas. Brinquei com eles e rebolei no chão envolvida pela brincadeira e gargalhadas. Nisto apareceram os outros amigos uns por entre as árvores,dentro delas, pelo chão e pelo ar. Foi uma festa.
De súbito lembrei-me que o meu marido devia de andar aflito à minha procura. Disse que tinha que me ir embora apesar de não apetecer mesmo nada. Convidei o Bana para ir jantar à minha casa prometendo que seria muito bem vindo e que me compremetia a traze-lo de volta à floresta. Ele aceitou, mas uma condição, que  a amiga pudesse ir também. Aceitei ainda mais contente por ter convidados tão ilustres para o jantar. Enfiei-os no bolso do casaco e atravessei a densa parede de árvores que separava a floresta do mundo real. Quando lá cheguei o meu marido estava mesmo a chegar, nem reparou a minha ausência (fiquei com a sensação de que o tempo parrou naqueles momentos que estive na floresta!). Contei-lhe o que se tinha passado e ele não acreditou. Só depois de apresentar os meu amigos é que ele finalmente acreditou. Continuámos a nossa aventura de regresso a casa na companhia dos meus amigos para irmos jantar.
Brincaram com o meu Simba (o meu gato) e com o meu filho que achou imensa graça aos esquilos vestidos e falantes. Para o jantar escolheram comer avelãs, nozes e amendoas pois não estavam acostumados a comer comida de gente. Para sobremesa tinha tarte de maçã e côco já essa, não disseram que não e até comeram bastante.



Ingredientes para o puré:

3 maçãs pequenas
4 c. de sopa de açucar areado (dispensa)
4 c. de sopa de água
Raspa e sumo de 1/2 limão

Ingredientes para o creme:

1 lata de leite condensado
Sumo de 1/2 limão
3 c. de sopa de côco ralado grado

Ingredientes para a cobertura:

4 maçãs
Canela e açúcar para polvilhar

Fiz assim:

Descasquei e cortei as maçã aos cubos e deitei num tacho com a água, o açucar, o sumo e a raspa de limão e deixei cozer. Triturei com a varinha mágica. Tornei a levar ao lume com o leite condensado, o côco até começar a engrossar.Desliguei o lume e juntei e o sumo de limão.
Forrei uma tarteira com uma placa de massa folhada e deitei o creme dentro. Polvilhei com canela. Descasquei as restantes maçãs e cortei-as em meias luas. Comecei do centro da tarteira para a periferia montando as fatias de maçã em jeito de flor.
Levei ao forno moderado durante mais ou menos 40 min. ou até verificar que a maçã estava cozida.


Tirem 10 minutos do vosso tempo para assistirem a um episódio das aventuras de Bana e Flapi.


"Na parte este dos E.U.A. vivia um esquilinho chamado Bana. Ele vivia na floresta com a sua família. Com a chegada da colonização houve um inevitável corte de árvores. O carvalho onde Bana vivia com a sua família foi cortado e assim perdeu a sua família.
Bana foi recolhido por um rapaz que o levou para a sua quinta e o deixou ao cuidado duma gata, que o criou.
Um dia deflagrou um incêndio na quinta e Bana foi salvo pela sua mãe gata da qual se separou na confusão.
Bana voltou ao bosque donde viera e ai, graças aos conhecimentos adquiridos pelos homens, salvou os seu amigos dos perigos dos caçadores e de animais ferozes.
Conheceu também outros animais, como Flapi, o seu amigo Cleto, a Doninha, o Picapau, o avozinho Mocho, os divertidos ratinhos Não e Nem e muitos outros amigos.
A série estreou em Portugal em 1980. No final dos anos 80 a série voltou a dar na RTP mas com outro nome "Puchi" e uma nova dobragem."
Texto retirado daqui.

E assim participo pela terceira vez no passatempo "Convidei para jantar" que desta vez foi acolhido pela simpática Su.

Beijinhos a todos que por cá passam :)

20 comentários:

  1. Este desafio é do melhor, pois posso recordar desenhos animados de criança e ver que não era a única a ficar maravilhada com as aventuras deles!!!Que bom era ser criança!!
    Esta tarte deve ter sido das melhores coisas que o Bana e a Flapi provaram ultimamente, pois comer sempre frutos secos deve ser enjoativo!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita, realmente ser criança naquele tempo era melhor que hoje, mesmo apesar das dificuldades. Os desenhos animados eram educativos e deliciosos :)
      O bana e a Flapi adoraram a tarte, só não lhes dei a receita porque eles não sabem cozinha ;)

      Beijinhos

      Beijinhos

      Eliminar
  2. que bela tarte de maçã! Bana e Flapi, Jasus, que isso é mesmo antigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ondina, isso não é assim tão antigo. Passou na rtp nos anos oitenta... onde andavas tu?! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Susana, uma verdadeira história de encantar :) Adorei a magia que puseste no teu texto. As fotografias, lindas. A tarte, uma delícia, certamente.
    Um beijinho e até amanhã :)
    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ilidia, mas acredita que foi mesmo real ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei amiga, linda historia me encantou!

    Esta tarte ficou lindissima!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu via quando era pequena! Não que seja muito grande agora!!! E adorava esses desenhos animados!! Assim como adoro essa tua tarte que devia de estar uma delicia!!! ;) Bom fim de semana beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, já à algum tempo que não te via :) A vida é muito complicada, sei-o bem :)
      Eu tambem não sou muito grande, mas dei por mim fascinada a rever os episódios dessa série :)São tão amorosos.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Susana uma história de encantar só podia ter um final feliz com essa tarte :):)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E teve mesmo, o pior for ter de os ter levado de regresso à floresta :( Mas teve de ser mesmo contrariada, pois só assim eles são felizes:)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ah... mas que belos convidados tu foste encontrar. Que delicia... aposto que o teu filhote delirou... até eu deliraria com pequenos esquilos falantes.
    E não duvido que eles tenham adorado essa fabulosa tarte :D
    Muito obrigada pela participação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Su :) Parece que se divertiram bastante, até o meu gato que é muito pasmaceiro e mesmo perneta, saltou com eles no sofá :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ooohhh!! Olha que giro, já não me lembrava nada desses bonequinhos maravilhosos!! Ainda tenho uma caderneta de cromos deles!!
    Gostei, foi mesmo bom recordar...! E que bela tarte, adoro tartes de maçã e com coco deve ficar deliciosa:)
    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, eu adorava ver esses episódios e até ficava triste quando terminavam :( São lindos e amorosos, pena não passarem hoje em dia na tv talvez assim as crianças fossem mais inocentes :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Susana, encontraste uns belos convidados nessa floresta encantada. Que charme de floresta. E aposto que o teu filho adorou quando eles apareceram :)
    E essa tarte, nem eu resisitia!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja, acreditas que essa floresta encantada é no centro da ilha Terceira :) Nem eu imaginava que fosse :)
      Foram momentos de alegria e inocência que partilhámos cá em casa :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Susana, quando comecei a ler o teu texto, por momentos pensei que realmente se teria passado algo no bosque :) Não me lembro de ver estes desenhos animados na televisão, mas lembro-me de ler um livro com eles. Que bela companhia tiveste! E eles devem ter saído com as barriguinhas bem cheias e satisfeitas. :) Olha, a combinação maçã e côco é uma que acho que nunca experimentei. Deve ficar bom! Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Recordo vagamente o genérico, mas a minha mãe adorava-os! hehe!
    Aposto que muito apreciaram a tua maravilhosa tarte!

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)