Quando era pequena frequentava a casa de uma vizinha que quando dava jantares a amigos tinha por hábito fazer um fiambre assado que me deixava sempre a salivar. Era nova demais para me interessar pela receita. No entanto via-a a espetar os cravinhos no meio dos losangulos e deitar coca-cola. Essa imagem nunca me saiu da cabeça, pois adorava o resultado final. Depois ela cortava fatias finas e servia numa tábua de carnes frias com tostas, pão e bolachas ao pé dos queijos. O que sobrava ia para o frigorífico onde depois servia para maravilhosas sandes e saladas.
E saiu pela primeira vez fiz fiambre assado tentando recordar-me dos sabores e imagens de minha infância. O resultado?! Foi ótimo. É viciante. Nesse dia serviu para o lanche com pão caseiro e queijo de cabra cremoso. E para o jantar numa bela salada ;)
Ingredientes:
2 rolos de fiambre de peito de perú light
1/2 lata de coca-cola
Carvinhos em grão q.b.
1 c. de sopa de mostarda Dijon
1 fio de azeite
1 c. de sopa de mel
Fiz assim:
Dei uns cortes transversais nos rolos de fiambre formando assim losangulos. Deitei por cima a mostarda e o mel. Espetei os cravinhos nos cantos dos quadrados. Depois a coca-cola e por último um fio de azeite. Levei ao forno a assar até embeber o líquido e ficar rosado.
Servir cortado em fatias fininhas.
Nesse dia serviu numa salada com alface roxa e coentros (da minha horta :) e tomate. Salpiquei com uma bagas goji, sementes de abóbora e uns croutons integrais. O molho chegou depois da foto ;) foi molho italiano com ervas que comprei no BX's (loja americana na Base das Lajes).
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos e bom fim de semana :)
Adorei a sugestão, o fiambre fica fantástico.
ResponderEliminarBeijinhos
Adorei a sugestão Susana !Vou com certeza experimentar !
ResponderEliminarBeijinho e tem um óptimo fim de semana :)
Nunca experimentei cozinhar fiambre, e o que mais gostei foi do tempero com coca-cola!!!!!
ResponderEliminarAdorei, ficaram tão bonitos com os losangulos e os cravinhos. Visto de cima lembrei-me de um sofá em capitoné que os meu pais tinham quando eu era pequenina! E o facto de ser na telha fez-me lembrar de um restaurante aqui no Porto, o Zé Bota, que serve um delicioso bacalhau na telha :)
ResponderEliminarTinha visto a Nigella cozer um fiambre em coca-cola ,depois levou ao forno e o aspecto final era magnifico.Olha que o teu não lhe fica atrás...
ResponderEliminarBjoka
Rita
Adorei a sugestão.
ResponderEliminarDeve ficar formidável
Nunca cozinhei fiambre, mas parece-me delicioso. Achei interessante os ingredientes para a confecção.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana
Fiquei encantad amiga, adorei, pena aqui não haver fiambre deste aqui, o sabor feito na telha deve ser fantàstico, adorei ficou 5*
ResponderEliminarBjs
Acreditas que nunca fiz por achar que deve ficar salgado?
ResponderEliminarAdoro a tua telha, já vi que serve para muita coisa. Beijinhos e bom fim-de-semana.
Bem, só pelo aspeto já me convenceste! Já me tinha interrogado sobre o fiambre assado e vendo este teu lindo exemplar, com os cravinhos espetados e assado na telha, acho que não vai demorar muito até me aventurar! Gostei muito!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana:)
Nunca fiz tal prato, mas fica tão bonito. Tenho receio de não gostar porque só gosto de fiambre muito fininho nas sandes
ResponderEliminarUm beijinho e bom fim de semana
Gostei muito! Além de ter uma apresentação linda, só pode ser saboroso... e tal como a Luísa adorei o toque da Cola-cola!! :))
ResponderEliminarbeijocassssss
P.s. : Adorei a tua telha!! também quero uma!! :)))
Olá Belina, está fantástico.
ResponderEliminarAdorei
Que delicia.
Beijinhos bom fim-de-semana
Belina está lindoooooooooooo este teu fiambre na Telha
ResponderEliminarGostei muito
:)
Hum..adorei! Ficou fantástico e imagino o sabor...
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro este tipo de pratos. Costumamos comer por altura do Natal, em casa dos meus pais. Fico lindo. E a primeira foto está fantástica.
ResponderEliminarBeijinhos
Que belo aspeto menina :) Fiquei a salivar também.
ResponderEliminarOnde compraste a telha? Ou é aí do telhado? lol. Achei esta receita uma verdadeira preciosidade. E conseguiste reproduzir as memórias de infância. Há muita coisa que deixa marcas e este prato tem uma história muito bonita porque é composta de episódios vividos por ti.
ResponderEliminarUm beijinho
Patrícia