segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Filetes de peixe gato riscado no forno

Andava eu nas compras quando passei pela peixaria para ver o que lá havia quando me deparei com esses filetes de peixe gato riscado. Para ser franca, nunca tinha comido e muito menos cozinhado esse tipo de peixe, mas fiquei curiosa e trouxe para casa três filetes, pois como eles eram grandes deu bem para cada um e nós.
Cheguei a casa e fui para a net procurar receitas com esse peixe... vi algumas e cheguei à conclusão que se preparavam exactamente como os filetes comuns. Então vi esta receita que me agradou no site da "moo", acho que é assim, mas como não registei o endereço, por lapso, então fica aqui a minha versão.




Ingredientes:

Marinada

3 filetes de peixe gato
Sal
Pimenta
Leite
4 dentes de alho
1 folha de louro
Sumo 1/2 limão

Para o assado

1/2 pimento vermelho
1 embalagem de bacon em cubos
1 cebola
1 lata de cogumelos laminados
1 cx de leite de côco
Caril
1 fio de azeite

Batatas assadas

1 kg de batatinhas para assar
6 dentes de alho
1 c. sopa de massa de malagueta
1 gole de vinho branco
Azeite

Fiz assim:

Lavei os filetes e temperei com os ingredientes da marinada e levei ao frigorífico por 2 horas a tomar gosto.
Num pirex ou assadeira, coloquei a cebola cortada em meias luas, o pimento em tiras e o bacon. Por cima deitei os filetes e de seguida os cogumelos e por último o resto da marinada. Cobri com o leite de côco e temperei com um fio de azeite e uns pózinho de caril.

Enquanto isso dei uma cozedura rápida às batatas temperadas de  sal.
Escorri-as e deitei-as num pirex, temperei com os dentes de alho laminados, a massa de malagueta, o vinho branco e o azeite. Misturei tudo para que ficasse bem distribuído o tempero.

Levei ao forno o peixe e as batatas a assar.





Espero que apreciem essa partilha!
Beijinhos

8 comentários:

  1. andamos no leite de côco nós as duas! delicioso, óptima combinação!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai minha linda, k delícia de sugestão :)...
    Este peixe é bem gostoso...
    Como está o peludo amiga?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Essa receita me deu água na boca!!! Adorei conhecer o seu blog. Estou seguindo. Se der passa lá para conhecer o meu.

    Um abraço

    João Mario
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. olá Susana,
    Este assado é de deixar água na boca...
    Tenho um selinho para lhe oferecer no Iguarias p'ra Gulosos.
    Um Abraço

    http://iguariaspragulosos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Susana

    esse é o nome da minha filhota, só por isso merece um beijinho.
    Quanto aos seu assado está com óptimo aspecto.
    Agradeço desde já o seu comentário no meu blog, um muito obrigado e volte sempre que eu também vou passar a vistitar seu blog.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Ainda não experimentei e gostava de saber se posso substituir o leite de côco por outra coisa.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá "anónimo" não sei se o leite de côco pode ser por outra coisa eu testei assim e gostei. Se é por não encontrar o leite de côco no mercado sempre pode ferver leite comum com côco que deve ficar parecido, depende do que quer.
    Espero que tenha ajudado senão diga-me alguma coisa.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)