sexta-feira, 11 de maio de 2012

Salada de favas da minha horta


Pois é, as nossas favas já foram colhidas. Colhemos cerca de 20 kilos de favas ficámos muito satisfeitos. O pior mesmo foi descascá-las :), mas nada que não se fizesse com alegria e boa disposição. Tive a ajuda preciosa da minha mãe, do meu marido e do meu filho. Como colhemos por duas vezes, porque houve umas que semeámos mais tarde, a primeira vez foi uma brincadeira, mas deu para encardir os dedos e as unhas. Já da segunda vez sabíamos para o que íamos precavemo-nos calçando umas luvas.
Separámos as miúdas das mais gradas. Fiz duas vezes guisadas com linguíça, uma sopa, congelámos algumas para escoarmas mais tarde (que adoro:) e esta saladinha que estava dificil de cá chegar. Já pensava que passava o tempo das favas e elas ficavam em rascunho. Quero dizer com isso que esta receita já foi feita vai para duas semanas, mas digo-vos que gostei tanto que apetecia-me comer outra vez.
Conclusão, continuo a achar muito gratificante ter-mos a possíbilidade de colhermos o que semeámos. Já penso que o meu cunhado P tem razão quando diz "É uma abundância",lol ;)





Ingredientes:


Massa Tagliatelle de ovo fresca
Favas descascadas e peladas (da minha horta)
Amêndoas peladas e rosadas na sertã
Azeite q.b.
1 cebola em meias luas
1 dente de alho
1 tomate
1  molho de coentros (da minha horta)
Pimenta 5 bagas
Flor de sal q.b.
Pimentão doce em pó


Fiz assim:

Cozi as favas com pele em água a ferver durante 3 minutos. Escorri e deixei arrefecer para poder tirar a casca. Reservei.
Num tacho com água a ferver cozi a massa até ficar al dente. Escorri e passei por água fria para parar a cozedura. Reservei.
No wok aqueci o azeite e salteei a cebola com o dente de alho até amolecer. Juntei o tomate pelado e sem pevides partido aos cubinhos. Temperei com os temperos e envolvi tudo. Acrescentei as favas descascadas envolvi bem durante mais 2 minutos. Acrescentei a massa e os coentros picados e misturei bem. 
Servi polvilhada com amêndoas peladas torradas. Para torrar as amêndoas é só aquecer uma frigideira e ir mexendo as amêndoas até tomarem a cor desejada.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e votos de uma bom fim de semana. Por aqui temos chuva, vento e trovoadas o tempo propício para ir para a cozinha e ligar o forno :)

16 comentários:

  1. Que refeição deliciosa, gostei muito da sugestão e bem saudável :)) Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, é mesmo importante crescermos algo que possamos comer. Nós andamos em pulgas para colher os primeiros morangos e o Vel já disse que também quer comer, logo ele, que nunca come fruta!!!! Mas diz que plantado por nós é diferente. E é verdade :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Belinha

    Coincidência, também pus uma receita com favas. Não são é da minha horta :) Já vi que pelaste-as, achas que faz diferença? Eu tirei a algumas, mas não a todas... Está uma saladinha mesmo mesmo ao meu gosto e esta não nos deixa com fome, com a ajuda da tagliatelle!

    ResponderEliminar
  4. Vê-se no post a alegria que sentes de colher os teus próprios produtos. Que inveja, da boa ;) e essa massinha com favas... bem diferente e sendo da tua horta e feita por ti devia estar bem boa. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Gostei mesmo muito desta tua sugestão, que bom aspecto!
    E a mistura de ingredientes resulta mesmo bem.

    ResponderEliminar
  6. as favas da minha horta este ano não ficaram tão saborosas como nos anos anteriores, acho que teve muito a ver com a falta de chuva.
    a tua salada tem um aspecto excelente.

    ResponderEliminar
  7. Hum, que bom aspecto! Ficou um pratinho fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fantástico! Que saladinha deliciosa e elaborada com os teus próprios produtos ainda deve saber melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Amiga assim que vi o titulo da tua receita vim logo a correr ver! É que eu também andei nas favas e tenho para ali uma carrada que já nem sei o que lhes fazer!!!:D
    Vim cuscar a tua sugestão e agrada-me, vou guardar para experimentar, mas não para já pois agora ando meio enjoada (muita fava para uma pessoa só)...ah ah ah ah!
    Realmente é muito bom colher o que se semeia amiga( apesar de não ter sido eu a semear, foi o meu padrasto, mas é quase o mesmo... :P), o pior é arranjar ideias para depois dar conta de tudo...eh eh eh.
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  10. Ai Susana, sempre que vejo a tua horta fico com tanta pena de não ter uma. Restam-me as minhas aromáticas para me consolar.
    Chega de lamúrias que isto hoje é para dizer "que rica fava".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana:)

    Isso são favas até dizer chega:):):)

    Infelizmente só consigo comer na sopa e bem passadinhas por que trincá-las já não é comigo.
    Acho que é a única leguminosa que só como assim, porque toda as outras adoro:)

    Gostei muito da tua sugestão, tirando as favas comia com satisfação:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Tão bom aspecto! E que bela conjugação de ingredientes.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo de todas as maneiras!
    O mais chato é mesmo descascar, mas sabe tão bem por serem nossas.
    Fruto do nosso quintal, do nosso empenho :)
    Que salada deliciosa, boa escolha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Susana, isso é que foi uma valente produção;)
    ainda não aprendi a gostar de favas, mas gostei tanto do teu prato, que não me importaria de " treinar " o gosto aí em tua casa:)
    a tua salada ficou muito bonita e apetitosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Que massa estupenda. A favas também abundam por aqui. Já as fiz escoadas por várias vezes, em sopa uma vez. Fiquei de olho numa salada que a Ilídia fez e agora apareces com esta massa divinal. Não faltam ideias na blogosfera. É só termos tempo para dar uma volta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tb gostava imenso de poder colher e comer o que plantamos, mas no centro da cidade, não é possível.
    Eu não sei o que se passa comigo, sempre detestei favas, e hoje é o terceiro blogue que vejo com receitas deste legume, estou com uma vontade de experiementar que n imaginas!

    bjs bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)