A semana que passou terminou da pior maneira. Um grande temporal assolou as ilhas do Açores que deixou muito estragos. Muita chuva, trovoada e ventos arrasaram quintais levando terras e cultivos. Raios que mataram vacas. Casas alagadas. Estradas entulhadas com pedras e terra. Tudo isso numa só noite que fizeram muita gente deitar as mãos à cabeça. Por sorte, nós (minha família) não sofremos muito. Ficámos com a horta cheia de água e os alhos, ao que parece estragados. Os regos onde foram cultivadas as batatas ficaram lisos sem que fosse possível identificar. E umas roupas alagadas pela chuva na sexta-feira à noite quando saímos para ir ver o expetáculo do Quim Roscas Zeca Estacionancio que visitaram a nossa ilha. O temporal foi tanto que tiveram de mudar o expetáculo para o espaço de festas da Quinta do Galo. O que não evitou uma avalanche de gente. Quem os conhece sabe que só dizem "asneiras" (no sentido engraçado) e que sabem entreter. A noite foi muito bem passada entre gargalhadas e boa disposição. Na rua chovia. E muito. De vez enquando trovejava. A noite ficava clara com os raios. E chovia torrencialmente. A noite terminou com roupas ensopadas. Cabelos desgrenhados. Botas encharcadas. Mas a boa disposição reinava e nada que um duche quente não tratasse do resto :)
O dia seguinte foi tempo para limpezas de ruas e estradas. Havia estradas interrompidas e muita lama.
Ontem o dia era de verão. Nem parecia que tinha passado um temporal. Até deu para dispor o meu basílico para um espaço maior. Apanhar algumas ervas daninhas. E secar muita roupa :).
Hoje, amanheceu com chuva e vento, novamente. Estamos em alerta laranja. O que será que nos espera?!
Não sei, mas uma coisa sei... é que essas asinhas de perú ficaram uma delícia. Tenrinhas e suculentas :) Ideais para saborear ao som de chuva a cair ;)
Ingredientes:
Asas de perú (umas 12)
6 dentes de alho picados
1 c. de sobremesa de mostarda em grão
2 c. de sopa de mostarda
1 c. de sopa de sementes de mostarda
2 c. de sopa de mel
1 fio de azeite
1 c. de sobremesa de massa de malagueta
2 c. de sopa de molho inglês
1 folha de louro
100 ml de vinho branco
5 cm de gengibre fresco em rodelas
Pimenta preta moída na hora q.b.
Pimentão doce em pó q.b.
Fiz assim:
De véspera temperei as asas de perú com todos os ingredientes e deitei no frigorífico.
No dia seguinte passei as asas e a marinada para um pirex e levei ao forno a assar. Virei as asas a meio da cozedura para ficaram rosadas por todos os lados.
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos
Ouvi nas noticias que esteve muito mau por aí. Já por aqui não podia estar melhor... cheirinho a verão mesmo :D
ResponderEliminarA sugestão que nos trazes parece-me simplesmente deliciosa :D
Pois é Susaninha esse tempo pede comida que reconfortante, eu deste lado tenho perdido apetite e um bocadito de peso :) e a praia chamou por mim este fim-de-semana. Beijinhossssssss
ResponderEliminarA natureza é assim memso nos dà mt beleza mas também em pouco minutos destroi tudo, enfim é lamentàvel, mas a vida é assim memso, cheia de supresas uma boas e outras desagradàveis!
ResponderEliminarEste franguinho ficou de comer e de lamber os deditos!
Bjs
Uma maravilhosa sugestão!
ResponderEliminarEspero que já esteja tudo mais calmo agora.
Ontem por cá esteve um dia de Verão. Custa a crer que tão perto estivesse um temporal. Mas nada que um banho quente e uma comidinha reconfortante não ajudassem.
ResponderEliminarGostei muito do tempero das asinhas. Deliciosas.
Um beijinho.
Que excelente aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos grandes e boa semana.
Que excelente aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos grandes e boa semana.
TEM UM ASPECTO TÃO BOM QUE ATÉ ME DEU FOME...
ResponderEliminarBOA SEMANA
BJS
Susana,
ResponderEliminarVi no telejornal as noticias desse temporal. O tempo anda mesmo incerto. Por cá o fim-de-semana esteve de calor, autênticos dias de Verão. Hoje está encoberto e de temperatura mais amena...enfim. Essas asinhas estão com um aspecto delicioso.
Beijinhos
Susana
ResponderEliminarVi no telejornal essas notícias, espero que tudo esteja mais calminho agora.
Este peru ficou maravilhoso, com uma cor fantástica, gostei muito temperos!
Beijinho
Deve ser bem angustiante passar por essas assoladas de mau tempo. O que vale é que depois da tempestade vem sempre a bonança e convenhamos que uma boa refeição com essa ajuda a reconfortar-nos nas fases mais dificeis, mais que não seja para nos dar forças para retomar caminho. Bj.
ResponderEliminarCredo, Susana, isso é que foi um temporal... Espero que por esta altura já esteja tudo mais pacífico e que aos poucos tudo volte à normalidade!
ResponderEliminarPelo menos resultou daí uma bela refeição, essas asinhas ficaram mesmo com um aspeto suculento e apetitoso!
Beijinhos e boa semana:)
Pois, o tempo aqui tem estado bonito, mas já vimos que por aí nem por isso... Espero que esteja tudo a compor agora!!
ResponderEliminarAdorei este teu pratinho amiga, tem tudo o que adoro...
beijinhos e festinhas no peludo
E aqui por Lisboa um tempo que parece verão ;) hehe
ResponderEliminarMesmo assim, essas asinhas parecem-me perfeitas para qualquer tempo, hora ou ocasião :) Ficaram bem soculentas!
Não sabia que tinha estado tamanho temporal por aí! (Ando mesmo afastada das notícias) Espero que agora venham dias mais calmos e solarengos.
ResponderEliminarQuanto a essas asinhas de peru, estão com um aspecto impossível de resistir. O tempero tem tudo para ser delicioso. Um beijinho!
Obrigada a todos pelas vossas palavras e preocupações. Agora o tempo está bem mais calmo, mas longe de ser verão :) Espero que venha o sol bem rápido, porque já chega de água.
ResponderEliminarBeijinhos