Sexta-feira santa, pela primeira vez pus as mãos na massa! Parece mentira não é? Depois de muitos pães, biscoitos, bolachas, bolos e bolinhos que teem saído da minha cozinha. Mas a verdade é que desta vez foi mesmo ao método tradicional. Desde a preparação dos fermentos. A amassar com as mãos. Tender a massa. O tempo de espera para levedar. O aquecer o forno a lenha. Tudo o processo que faziam os nossos antigos e que minha mãe ainda faz muito bem. E foi com ela que passei o dia inteiro a aprender todos os segredos e procedimentos precisos para fazer folares tradicionais. Um dia só nosso, com muita conversa e cumplicidades que há muito não tínhamos. Um dia em que relembrámos o passado, rimos e chorámos. O resultado foi divinal. Folares feito com carinho para darmos e comermos nessa época festiva. Tal como deve ser.
Hoje não vos deixo receita, porque ainda tenho muitos pormenores que quero registar. E não tenho tempo, pois a páscoa está à porta. E de certo que todos já fizeram os seu folares. Sendo assim passei por aqui para vos desejar uma páscoa feliz. Comam muitos folares e amêndoas, porque agora é que sabem bem... e logo fazemos dieta! ;)
Feliz páscoa
A receita não tardará a aparecer por aqui ;)
Beijinhos
boa pascoa!!
ResponderEliminarNa verdade e nestas alturas que se vivem e revivem momentos tao bons! Ficaram lindos esses folares! Boa Páscoa :)
ResponderEliminarFicar lindos os teus folares, hoje tambem fiz os meus, desejo-te a ti e a tua familia uma Santa Pascoa Susana !!~jinhos ~Diana
ResponderEliminarMuito bem, uma Páscoa assim até "sabe" melhor ;) Uma boa Páscoa!
ResponderEliminarFicou bem bonito o teu folar!
ResponderEliminarUma Santa Páscoa para ti e para os teus!
Beijinho.