segunda-feira, 19 de março de 2012

Arroz de tamboril para a festa da Mané


A Mané convidou-nos a participar no primeiro aniversários do seu blogue com uma receita de arroz e uma história. Até aqui tudo bem. Primeiro pensei no que poderia fazer para levar para a festa. Nada e tudo me ocorria. Pensei num doce que adoro, arroz doce. Pensei num prato principal. Então decidi-me pelo prato principal, por achar que iriam levar muitos doces e temos que pensar na linha, não é?!
Depois de me decidir pelo prato principal e enquanto o confecionava, muitas histórias me passaram pela cabeça. Lembrei-me do meu irmão que adorava pescar e das caldeiradas que gostava de fazer para convidar a familia a ir comer à sua casa. Da simplicidade que tinha em prepará-las, sempre de maneira diferente e com peixes diferentes. O certo é que acertava sempre no tempero. Infelizmente dessas caldeiradas nunca mais irei ter o prazer de saborear, resta-me as recordações.
Pensei no prazer que o meu marido iria sentir ao saborear esse prato servido com um bom vinho rosé numa mesa bem decorada. E também pensei nas caretas que o meu filho iria fazer quando ouvisse como resposta o que iria ser o jantar ;). Mas principalmente não me saiu da cabeça a vontade de participar na festa da Mané. Uma mulher que tenho tido muito prazer em conhecer aos poucos. Uma amiga virtual que sei que posso contar com ela seja para o que for. Uma mulher maravilhosa em que o mundo deve ter orgulho de a suster. Uma amiga.
É essa a minha história, ou as minhas histórias. Podia ter inventado uma historia ou contar uma história que se assemilha-se a esse arroz. Mas a verdade foi essa. Foi o que me passou pela cabeça. E a intenção era participar na festa. Feliz aniversário!



E aqui deixo a receita do jantar especial que falei no meu post anterior... divino e muito especial!
Ingredientes:

500 g de tamboril em cubos congelados
Sal q.b.
3 dentes de alho picados
Raspa de 1 limão e sumo de 1/2
12 camarões descascados e com a cabeça
1 mão cheia de ameijoas (demolhadas em água e sal para retirar a areia)
1/2 malagueta vermelha
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
4 tomates maduros sem pele e picados aos cubos
2 folhas de louro
Azeite q.b.
2 c. de sopa de vaqueiro líquida
100 ml de vinho branco
100 ml de vinho branco
1,5 l de água
1 caldo de marisco
1 c. de chá de açafroa
1 c. de chá de açafroa
1 c. de chá de pimentão doce
1 1/2 cup de arroz extra longo da Saludães
Sal q.b.
Coentros frescos picados

Fiz assim:

Lavei os cubos de tamboril em água corrente. Sequei e temperei com os alhos, o sal, o sumo e as raspas do limão. Reservei.
Entretanto descasquei os camarões e reservei.
Numa frigideira aqueci a vaqueiro líquida e fritei os cubos de tamboril. Virei-os até ficarem dourados, mas sem secarem. Adicionei os camarões e assim que começaram a ficar vermelhos virei-os para ficarem por igual. Juntei a malagueta cortada às rodelas e refresquei com 100 ml de vinho branco. Temperei com 1 colher de açafroa e tapei até ficar apurado (uns 2 a 3 minutos) e desliguei o lume.
Num tacho aqueci o azeite e refoguei a cebola, os dentes de alho e o pimento picados. Assim que amoleceu acrescentei o tomate. Temperei com o caldo de marisco, o sal, pimentão doce e a açafroa e refresquei com o restante vinho branco. Deixei apurar. Acrescentei o arroz e salteei um pouco no refogado. Acrescentei a água e deixei levantar fervura. Depois deixei cozer durante 10 a 15 minutos em lume brando e tapado com a tampa. Acrescentei as ameijoas e o preparado do tamboril. Deixei abrir as ameijoas. Antes de servir acrescentei generosamente os coentros.

Espero que gostes da minha participação :)

Beijinhos


18 comentários:

  1. Um arroz destes sabe sempre bem e de certeza que a Mané aprecia, pois segundo li, o arroz é o seu ingrediente preferido. Bem, depois da sopa e do arroz estou curiosa para ver a sobremesa. Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Ficou requintadissimo...com um aspecto delicioso...
    Eu adoro este prato e o teu ficou 5 estrelas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro tamboril e esta receitinha ficou de comer e chorar por mais adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Susana adorei este arroz de tamboril ou não fosse eu uma apreciadora deste peixinho.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ficou 5*****, adorooooo este prato e ficou super guloso!
    Excelente participação,
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bem, este arroz está uma tentação.
    Que boa escolha para levar à festa
    Beijinho Susana e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do teu arroz Susana, foi uma boa escolha para levar à festa.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  8. O arroz tem um aspecto fabuloso, Susana. Adoro pratos de arroz assim. Que delícia! Parece que foi mesmo um jantar especial. Sortudos os que estiveram presentes. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  9. mas que belo arroz, assim também vou à festa....bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Hum optimo aspecto adorei mesmo deste arrozinho.

    Boa semana

    Bjs

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Adoro arroz de tamboril! E assim com tanto molho, melhor ainda! tão bom :)

    ResponderEliminar
  12. Que lindo prato,e que lindas fotos!
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Susana,
    adorei o teu arrozinho para a festa da querida Mané.
    Tenho toda a certeza que será apreciado por ela, pois foi feito com todo o cuidado e preparação e carinho.
    Parece ser uma receita bem especial.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Susana, gostei muito deste arroz de tamboril, além de delicioso com esse ar malandrinho, vê-se que foi feito com imenso carinho! Gostei muito da receita e da tua participação, mas o que ainda mais me agradou foi mesmo a tua sinceridade em partilhares connosco o que sentiste dentro de ti, ao preparar este belo arroz!
    Um beijinho e é sempre muito bom relembrar :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Susana:)
    Que belo arroz de tamboril, lindo e com uma cor fantástica! Pelo aspecto digo-te que ficou de certeza uma delícia, está mesmo apetecível!
    E gostei muito de ler as tuas recordações e do carinho com que o dedicaste à Mané, foi uma participação muito bonita:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Susana...
    agora estou corada...
    Não sei bem o que te dizer... só posso baixar os olhos e dizer "MUITO OBRIGADA!"
    Senti muito carinho na tua história e nas histórias dentro da história...
    Só posso agradecer o teu arroz e pedir-te que continues a cozinhar assim: com carinho
    Mané

    ResponderEliminar
  17. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)