Domingo à tarde fui visitar a Quinta da Galo a convite do senhor Luís Silva e pelo senhor José Nogueira o proprietário para me entrevistarem sobre o meu blogue. Fui recebida por um caloroso "seja muito bem vinda" como já é característico do povo da ilha Terceira. Gentes que sabem receber bem:)Pessoas muito simpáticas que me mostraram e apresentaram todos os recantos, história e habitantes da quinta do galo. Trata-se de uma quinta pedagógica que tem muitas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes. Teem a possibilidade de ver por perto o habitat natural dos animais domésticos. Oferecem espaços graciosos e organizados que retratam as vivências dos nossos avós. Para além disso oferece um grande espaço coberto para cerimónias de casamentos, batizados ou festas de aniversário. Disponibilizam também de uma lindíssima e acolhedora ermida para quem desejar fazer uma cerimónia mais privada.
Ao visitar a quinta dei por mim a lembrar-me da minha avó a lavar as tripas do porco da matança para fazer as linguiças e morcelas de sangue. Recordei-me das galinhas que ela punha a chocar os ovos em caixas de madeiras forradas com folhas de milho de modo a fazer uma espécie de encobadora. Tudo isso foi real durante um par de horas que passei naquela quinta.
É claro que fiquei muito contente com o acolhimento que me deram, mas acima de tudo fiquei muito mais rica em conhecimento e sabedoria. E nas mãos (além da máquina fotográfica :) um bolo de espinafres para lhes oferecer e mostrar que das hortaliças da horta não saem só sopas e legumes cozidos e salteados ;). A entrevista vai ser divulgada na página do face book da Quinta Do Galo.
Alguns residentes da quinta
E o bolo que levei.
Foto do interior do bolo tirada na quinta gentilmente cedida pelo Luís Silva.
Ingredientes:
3 ovos
1 chávena e meia de chá de açúcar (usei amarelo peneirado)
1 colher de chá de essência de amêndoa
250 g de folhas de espinafres frescas, limpas e sem os talos
1/2 chávena de chá de azeite
1/2 chávena de chá de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 chávenas de chá de farinha com fermento peneirada
1/2 colher de chá de fermento para bolos
1 c. de chá de erva doce moída
Coberta
1 cx de leite de côco
1 tablete de chocolate de culinária
1 c. de sopa manteiga vegetal
Coco ralado (esse coco compro-o na loja americana) salteado na frigideira
Fiz assim:
Comecei por triturar as folhas de espinafre na bimby (pode ser numa liquidificadora) até terem a consistência de puré.
Inseri a borboleta na lamina e adicionei os ovos, o açúcar, o azeite, a essência de amêndoa, o sumo de limão e um pouco de erva doce, e envolvi na velocidade 4. Depois desta mistura estar bem incorporada acrescentei a farinha peneirada e o fermento . Foi ao forno a 180º em forma redonda untada e forrada com papel vegetal e depois untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 30 a 40 minutos. Fiz o teste do palito.
Para a cobertura levei o leite de coco, a manteiga e o chocolate partido aos pedaços ao lume em banho maria. Até levantar fervura e começar a ficar espesso e fazer o ponto estrada. Depois do bolo frio forrei-o com o ganache e decorei com o côco torrado.
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos
Estou de volta depois destas mini-férias.
ResponderEliminarEspero que a tua Páscoa tenho sido fantástica e repleta de amor e felicidade.
Já estive a ver as tuas novas receitinhas e fiquei maravilhada...
Beijinhos
muito linda a quinta, dá vontade de ir passar aí uns dias :)
ResponderEliminarUma sugestão bem diferente, com ótimo aspeto
Susana essas quintas fascinam-me a sério, um dia quando me sair o euromilhões é uma dessas que vou comprar, depois também te convido para uma entrevista :):)
ResponderEliminarO bolo de esfinafres penso que foi uma escolha perfeita para o contexto. Ficou lindo!
Beijinho
Ando mortinha por fazer bolo de espinafres, ou de courgette, ou mesmo de beterraba! Vai que ainda é desta :)
ResponderEliminarO bolo ficou lindo!
O teu bolo ficou com um interior fantástico!
ResponderEliminarMomentos muito especiais, sem dúvida. Gostei tanto da Quinta do Galo que este fim de semana voltei lá, com o Manel. Ele adorou. Andou de pónei, viu mais pintainhos, correu...
ResponderEliminarTambém gosto muito de bolo de espinafres e é engraçado vermos a cara de surpresa de quem o prova :) Estão sempre à espera do sabor dos espinafres e afinal sabe a um bolo doce normal :)A cobertura do teu está cá com um aspeto :)
Um beijo
Ilídia
Que lindas fotos e o bolo tem um aspecto magnífico!
ResponderEliminarBeijinhos
Susana, deve ter sido uma boa experiência na quinta. O sossego, os animais, a riqueza das pessoas simpáticas.
ResponderEliminarE o teu bolo está perfeito! É engraçado é ver as pessoas curiosas da cor verde e o seu ar ao lhes dizermos com que é feito! Da tua horta com carinho.
Um beijinho.
Susanita :)
ResponderEliminarJá vi a tua aventura dos folares e do que contas portaste-te bem e deixaste a tua mãe orgulhosa. Já para não falar no teu entusiasmo, que se nota na forma como escreveste o post. Fico contente por ti. Quem me dera haver por aqui algo do género para poder levar as pequenas, mas só levo com areia, betão e alcatrão cheio de buracos. Irra ando mesmo chateada com esta santa terrinha. Beijinhossss
Sem dúvida uma tarde muito bem passada, até com direito a boas memórias:)
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar de bolo de espinafres, que giro! Bem, sei que bolo de courgette é bom e de abóbora também, daí que de espinafres também deva ser!! Pelo menos o aspeto é qualquer coisa de extraordinário, super tentador!:)
Beijinhos
É impressão minha ou os animais da quinta parecem estar a sorrir nas fotos?
ResponderEliminarSusana, se soubesses como ficou sempre com inveja (saudável!) quando te vejo a dizer que usaste qualquer coisa da tua horta. Hei-de arranjar maneira de ter uma horta neste meu terceiro andar. :) E esse bolo de espinafres está mesmo bonito. Parece tão húmido! Que delícia. Beijinho
Olá Susana, daqui deste lado, percebi que essa quinta tem um encantamento especial, que bonitas fotos que partilhas.´
ResponderEliminarQuanto ao bolo,quero muito experimentá-lo, visto já ter feito o de agrião e para surpresa de todos não sabe a agrião, como leva a crer. Gosto do aspecto verdinho com que fica "pintado" o miolo.
O teu ficou muito bonito!
Beijinhos.
Susana,
ResponderEliminarQue dia bem passado e esse bolo ficou-me na ideia, mas terá que ser em dose mini que não estou a ver o D. a comer bolos verdes LOL.
Gostei do comentário da hospitalidade sobre o povo da Terceira, como sabes estive aí ano passado e uma das boa recordações que trouxe foi precisamente essa hospitalidade (tão à boa maneira nortenha) a fazer-nos sentir em casa logo ao primeiro instante.
Beijinhos
ADOREI ESSE BOLO O INTERIOR TEM UMA COR LINDA E A COBERTURA UMA DELICIA.
ResponderEliminarESTA PERFEITO.
PARECE QUE FINALMENTE CONSIGO COMENTAR.
BJS