sábado, 15 de outubro de 2011

Quiche de bacalhau e outros

E porque os tempos que aí veem vão ser de aperto o melhor é mesmo começar a fazer contas à vida. No outro dia falava com uma senhora (mais velha), sobre a crise que se está a instalar no nosso país e das dificuldades que muitas famílias irão passar. E ela disse uma conversa que fiquei a pensar nela... "- Quem nunca se habituou a poupar não é agora que vai aprender!"
E eu respondi que ainda é tempo, mas que vão passar por tempos difíceis.
E agora dou por mim a pensar naquelas pessoas (mulheres) que dizem que não gostam de cozinhar para a fmília e que preferem comprar já feito. Não digo que lá uma vez isso não aconteça, (porque não temos a mesma vontade de cozinhar todos os dias) mas acontece que no fim da refeição dou por mim a pensar que sou capaz de fazer o mesmo com muito mais qualidade e menos custo!
Resultado, é claro que vamos todos sofrer um bocadinho com as medidas de austeridade implementadas no nosso país. Mas no que diz respeito a reutilizar e reciclar comida, nisso não vou ter dificuldade porque para mim já um hábito ou um vicio se assim posso dizer! :) 
E como exemplo disso mostro-vos como utilizei as sobras do meu  bacalhau à lagareiro que resultou numa refeição conpletíssima cheia de sabor que dava para 6 pessoas comerem à vontade. Como somos só três deu para duas refeições!
O que me dizem a isso?!


 
Ingredientes:
Massa quebrada receita Bimby

300 g de farinha
130 g de manteiga - usei vegetal
70 g de água
1/2 c. de chá de sal
1/2 c. de chá de açúcar

Preparação:

Coloquei todos os ingredientes pela ordem indicada e programei 15 Seg. Vel. 6.
Deitei a massa numa bancada moldei-a adicionando farinha até formar uma bola. Estendi com o rolo de cozinha e forrei uma assadeira.


Ingredientes para o recheio:

Sobras de bacalhau à lagareiro
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola roxa
2 dentes de alho
Azeite q.b
3 batatas a murro descascadas e cortadas às rodelas
1 caixa de natas de soja biológicas
2 ovos
Manjerico seco a gosto
Pimenta 5 bagas
12 camarões cozidos

Fiz assim:

Fiz a massa conforme as instruções do livro da bimby. Estendia com a ajuda do rolo de cozinha  com um formato quadrado e forrei uma assadeira com ela.
Numa  frigideira larga e alta fiz um refogado com azeite e a cebola cortada às rodelas em meia lua e os dentes de alho picados. Deixei refogar lentamente durante uns minutos. Acrescentei os pimentos cortados em retângulos, envolvi e deixei amolecer. Juntei o bacalhau desfiado e temperei com o manjerico seco e a pimenta. Adicionei as batatas ao preparado anterior, envolvi com cuidado para não desfazer e tapei para apurar os sabores.
Num tacho com água temperada de sal cozi os camarões durante 10 minutos. Passei-os por água fria e descasquei-os, reservei.
À parte bati os ovos com as natas  e temperei com pimenta.
Deitei o recheio uniformemente pela assadeira com cuidado. Distribuí os camarões e deitei as natas por cima. levei ao forno quente até assar mais ou menos por 30 minutos (esse tempo depende do forno).

Espero que gostem da minha sugestão de poupança!

Beijinhos e continuação de um bom fim de semana.
 

18 comentários:

  1. FICOU BEM DELICIOSA E ASSIM APROVEITAS-TE AS SOBRAS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Pois é, a senhora que encontraste tem razão. Há por aí muita gente que nunca soube poupar e se calhar agora também não vai saber o que é.
    Felizmente temos uma belo quiche de tudo;-)!

    ResponderEliminar
  3. e so te posso dizer que esta muito bom pois é aqui as coisas tb nao estam la muito bem pois cada vez vai ser pior acho que é por todo o lado mas o que fazer ? vamos ter que ter paciençia . beijinhos e coraguel o teu parto esta uma delicia bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Amiga realmente à sobras que sobram para fazer estas maravilhas...bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. Acho que os tempos já estão a ser complicados e vai piorar com estas novas medidas. Por temos que nos adaptar à realidade. Esta tua ideia é excelente. Reciclar e saboriar uma bela refeição. Muito bom :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Um rico aproveitamento! Ficou perfeita e ninguem diria que feita a partir de sobras de outra refeição. Cá por casa somos adeptos da poupança e de reciclar as comidinhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Susanita, brilhante reciclagem, só me falta provar:)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. Susana, tens toda a razão, ainda ontem em conversa com o meu marido, falávamos no mesmo. Porquê comprar comida fora, congelados e pré cozinhados, se conseguimos fazer em casa muito mais barato e acima de tudo mais saudável.
    A tua quiche está fantástica, também utilizo sobras para criar novos pratos muitas vezes.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Temos mesmo que reciclar que os tempos que se avizinham não vão ser de fartura... :(
    Adoro quiches e esta tua deve ter ficado deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Uau! Fiquei boquiaberta com as tuas fotos...principalmente a última...que delícia, só de olhar faz água na boca.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Sugestões destas precisam-se. Agora mais do que nunca. Para nós, mulheres poupadas na cozinha, será, sem dúvida, mais fácil:) Ficou com um aspeto divinal. Uma prova de que os restos podem dar uma excelente refeição. Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá Susana

    Adorei encontrar vc aqui na blogolândia. Sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjooooooooooooo......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  13. Hummm...Delicioso...

    Um beijo da Nita.
    De boa noite.

    ResponderEliminar
  14. Sempre fui habituada a aproveitar sobras de outras refeições, em cada da minha Avó e da minha Mãe sempre foi essa a filosofia e cresci aprendendo isso. Grande parte das receitas do meu blog são feitas com aproveitamentos e não é por isso que deixam de ter bom aspecto! Acho que é uma parvoíce quem pensa que não se deve aproveitar porque não é preciso, porque não passam necessidades. Mentalidades inferiores de quem pensa que tem tudo e depois vamos a ver deixa calotes em todo o lado, enfim....
    Gostei bastante da tua sugestão, tem um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  15. Imagino que deve estar óptima essa quiche :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Susana
    Na minha casa também também sempre tive o hábito de aproveitar todos os alimentos, foi-me incutido desde pequena pela minha avó e mãe! Se repararmos bem, uma grande parte das comidas que fazemos servem sempre para aproveitar um alimento ou outro...esta quiche ficou fantástica, muito bem recheada, adoro este tipo de tartes!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Muito boa a sugestão. No poupar é que está o ganho e sem duvida que com "restos" e pouco mais se fazem refeições maravilhosas.

    ResponderEliminar
  18. Aqui, com ou sem crise, nunca deitamos comida fora. Parece-me uma excelente ideia, gosto imenso de bacalhau de qq forma.

    beijinhos e uma boa noite.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)