O fim de semana passado foi intenso para mim! Desde compromissos a compras, limpezas e visitas... de tudo um pouco.
Estive numa visita na quinta biológica Bio Fontinhas com as minha amigas blogueiras, onde fizemos compras maravilhosas e onde fizemos parte de uma reportagem para e RTP Açores sobre blogueiras Terceirences. Foi divertido pelo fato de estarmos todas juntas e pela experiência, algumas foram entrevistadas para falar sobre os seus blogs e sobre a forma de que nos conhecemos. Até a minha amiga Ilídia foi à televisão falar em direto e saiu-se muito bem... parabéns amiga :).
De tarde compras no Continente e limpezas em casa, custa mas tem de ser,lol.
No Domingo tornei a ir à feira do mercado onde se compra também produtos biológicos e onde os agricultores se juntam para negociarem e venderem os seus animais (bezerros, vacas, porcos, cabras, coelhos, patos, galinhas, etc). Fui com o meu marido com o propósito de comprar algumas sementes ou plantio de couves, alfaces, repolhos e o que houvesse para o meu ele plantar num quintalinho que o meu pai nos emprestou. Trouxemos plantio de couves e repolhos... estamos empolgados para ver o que irá sair! :) Sei que vai dar muito trabalho ao meu marido, mas é uma experiência que queremos fazer... a ver se temos sorte. Entretanto já tenho mais sementes para colocar na terra,lol.
E na nossa volta comprei um molho de nabos muito viçosos que pelo caminho decidi logo o que iria fazer com eles... o resultado não poderia ter sido melhor até o meu filho gabou as migas!
Bem cheio o meu fim de semana, hem!?
Por isso a minha ausência.
Ingredientes:
1 molho grande de nabos (só as folhas)
Azeite q.b.
1 cebola picada
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 lata de feijão preto
Pão ralado aromatizado com coentros
1 c. de sopa de vinagre
Sal. q.b.
Pimenta 5 bagas q.b.
Fiz assim:
Num tacho fervi água, deitei as folhas de nabo e deixei cozer durante 3 minutos. Retirei e escorri bem apertando com uma colher até sair a água toda. Deitei em cima da tábua de cozinha e piquei graúdamente com uma faca. Reservei.
Numa frigideira alta aqueci azeite (até cobrir o fundo) e fiz um refogado com a cebola e os alhos picados até ficarem moles. Adicionei os nabos cozidos e salteei em lume brando mexendo sempre para tomar gosto. Juntei os feijões lavados e escorridos, temperei com os temperos e deixei mais um pouco a tomar gosto.
Depois juntei o pão ralado a gosto, sempre mexendo, deitei o vinagre mexi mais um pouco e desliguei o lume. Tapei para que todos os ingredientes apurassem sabor até à hora de servir.
Servi com robalo assado pelo meu marido só temperado de sal uma hora antes de ir para a grelha (que ficou divinal!) e couve flor cozida. Refrescado com um copo de vinho verde fresquinho fez as nossas delícias.
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos
O aspecto é delicioso.bj
ResponderEliminarParabéns a todas. Fico muito orgulhosa de vocês. Adorei as migas. Tive a ler ao pormenor os ingredientes que usaste e parecem perfeito. O meu marido adora migas e açordas, tenho a certeza que ele ia adorar esta combinação. Tenho de fazer. bjs
ResponderEliminarBelo fim de semana amiga. Que bom teres à tua disposição esses produtos biológicos. Aqui a terra é tão fértil e as pessoas simplesmente não a aproveitam na sua totalidade. O meu Pai desde que está desempregado tem plantado umas coisitas que lhe tem feito poupar uns euritos, a ele e a mim...hehe
ResponderEliminarBeijinhos
Parabéns às meninas blogueiras, que pena não poder praticipar nesses fins de semana tão divertidos e enriquecedores, tenho a certeza que foi muito divertido. Os produtos biológicos são uma dádiva nos dias que correm, é de se aproveitar cada semeentinha ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Em 1ºlugar vou falar destas migas, ficaram maravilhosas, gostei muito! E com esse robalinho e um bom vinho, que rica refeição!!
ResponderEliminarAcho muito bem tentarem cultivar os vossos próprios legumes e vegetais, temos de aproveitar a riqueza da terra e assim sabe bem melhor, vais ver, tanto a nível de qualidade como de satisfação, é muito giro ver aquilo que plantamos a crescer...aqui onde moro também fazemos isso e é realmente gratificante!
Quanto à visita à quinta biológica com as amigas e entrevistas e tudo, fico muito feliz por vocês, é mesmo giro terem esse tipo de actividades e de amizade! Tenho pena de não ter visto...
Beijinho e foi mesmo um super fim de semana (e super comentário...sorry ;))
Adoro umas migazinhas de nabos, é uma delicia. É tão bom termos acesso a produtos biológicos e de qualidade ou que nós plantamos. É uma sensação maravilhosa vermos a nossa plantação a crescer. Boa sorte para a vossa horta.
ResponderEliminarUm beijinho.
pois aqui está um prato que lá em casa adoramos, excelente!
ResponderEliminarBeijocas
Paula
Uma rica ideia que fica anotada à espera de dias mais frios. A água continua quente :) beijinhos
ResponderEliminarbem nunca comi mas esse comia pois esta uma maravilha e feijao hummm beijinhos e boa sorte para a horta
ResponderEliminarOlá Susana, as tuas migas estão fantásticas, olha que rica ideia que me deste:)))
ResponderEliminarGostei muito de vos ver logo pela manhã, é que li o post da Ilídia e lá fui eu à vossa procura, é maravilhoso essa vossa cumplicidade e amizade.
Um grande beijinho.
Gostei da ideia do feijão com as migas... Ficou óptimo :)
ResponderEliminarOlha amiga, o teu blog continua com aviso de malware, experimenta retirar os icons da lista de blogs que tens aqui ao lado, em princípio resolve...
beijinhos e festinhas no peludo :)
Ola, amiga! Que bela receita e que belas fotos! So teria que substituir os nabos por outro ingrediente, pois nao sou grande apreciadora. Beijos
ResponderEliminarP.S. Desculpa a falta de acentos, mas toquei em qualquer coisa no teclado e desconfigurei isto. Eu e a minha nabice informatica.
Já tá bom amiga, mas se quiseres colocar a lista na mesma podes sempre, desde que não coloques os icons do blogger :)
ResponderEliminarbeijinhos
Gosto muito de migas mas de nabo nunca provei...mas gostei imenso da sugestão, deve de ser muito bom.
ResponderEliminarBeijinhos
Essas migas são muito parecidas com umas muito típicas da minha região de origem (Médio Tejo). Adoro! :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Obrigada a todas pelo carinho, realmente foi muito engraçado o nosso fim de semana e único. Encontrei pessoas muito especiais através no blog e que agora fazem parte da minha vida.
ResponderEliminarBeijinhos para todas.