quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Migas de nabo com feijão preto


O fim de semana passado foi intenso para mim! Desde compromissos a compras, limpezas e visitas... de tudo um pouco.
Estive numa visita na quinta biológica Bio Fontinhas com as minha amigas blogueiras, onde fizemos compras maravilhosas e onde fizemos parte de uma reportagem para e RTP Açores sobre blogueiras Terceirences. Foi divertido pelo fato de estarmos todas juntas e pela experiência, algumas foram entrevistadas para falar sobre os seus blogs e sobre a forma de que nos conhecemos. Até a minha amiga Ilídia foi à televisão falar em direto e saiu-se muito bem... parabéns amiga :).
De tarde compras no Continente e limpezas em casa, custa mas tem de ser,lol.
No Domingo tornei a ir à feira do mercado onde se compra também produtos biológicos e onde os agricultores se juntam para negociarem e venderem os seus animais (bezerros, vacas, porcos, cabras, coelhos, patos, galinhas, etc). Fui com o meu marido com o propósito de comprar algumas sementes ou plantio de couves, alfaces, repolhos e o que houvesse para o meu ele plantar num quintalinho que o meu pai nos emprestou. Trouxemos plantio de couves e repolhos... estamos empolgados para ver o que irá sair! :)  Sei que vai dar muito trabalho ao meu marido, mas é uma experiência que queremos fazer... a ver se temos sorte. Entretanto já tenho mais sementes para colocar na terra,lol.
E na nossa volta comprei um molho de nabos muito viçosos que pelo caminho decidi logo o que iria fazer com eles... o resultado não poderia ter sido melhor até o meu filho gabou as migas!

Bem cheio o meu fim de semana, hem!?
Por isso a minha ausência.


Ingredientes:

1 molho grande de nabos (só as folhas)
Azeite q.b.
1 cebola picada
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 lata de feijão preto
Pão ralado aromatizado com coentros
1 c. de sopa de vinagre
Sal. q.b.
Pimenta 5 bagas q.b.

Fiz assim:

Num tacho fervi água, deitei as folhas de nabo e deixei cozer durante 3 minutos. Retirei e escorri bem apertando com uma colher até sair a água toda. Deitei em cima da tábua de cozinha e piquei graúdamente com uma faca. Reservei.
Numa frigideira alta aqueci azeite (até cobrir o fundo) e fiz um refogado com a cebola e os alhos picados até ficarem moles. Adicionei os nabos cozidos e salteei em lume brando mexendo sempre para tomar gosto. Juntei os feijões lavados e escorridos, temperei com os temperos e deixei mais um pouco a tomar gosto.
Depois juntei o pão ralado a gosto, sempre mexendo, deitei o vinagre mexi mais um pouco e desliguei o lume. Tapei para que todos os ingredientes apurassem sabor até à hora de servir.

Servi com robalo assado pelo meu marido só temperado de sal uma hora antes de ir para a grelha (que ficou divinal!) e couve flor cozida. Refrescado com um copo de vinho verde fresquinho fez as nossas delícias.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

16 comentários:

  1. Parabéns a todas. Fico muito orgulhosa de vocês. Adorei as migas. Tive a ler ao pormenor os ingredientes que usaste e parecem perfeito. O meu marido adora migas e açordas, tenho a certeza que ele ia adorar esta combinação. Tenho de fazer. bjs

    ResponderEliminar
  2. Belo fim de semana amiga. Que bom teres à tua disposição esses produtos biológicos. Aqui a terra é tão fértil e as pessoas simplesmente não a aproveitam na sua totalidade. O meu Pai desde que está desempregado tem plantado umas coisitas que lhe tem feito poupar uns euritos, a ele e a mim...hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns às meninas blogueiras, que pena não poder praticipar nesses fins de semana tão divertidos e enriquecedores, tenho a certeza que foi muito divertido. Os produtos biológicos são uma dádiva nos dias que correm, é de se aproveitar cada semeentinha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Em 1ºlugar vou falar destas migas, ficaram maravilhosas, gostei muito! E com esse robalinho e um bom vinho, que rica refeição!!
    Acho muito bem tentarem cultivar os vossos próprios legumes e vegetais, temos de aproveitar a riqueza da terra e assim sabe bem melhor, vais ver, tanto a nível de qualidade como de satisfação, é muito giro ver aquilo que plantamos a crescer...aqui onde moro também fazemos isso e é realmente gratificante!
    Quanto à visita à quinta biológica com as amigas e entrevistas e tudo, fico muito feliz por vocês, é mesmo giro terem esse tipo de actividades e de amizade! Tenho pena de não ter visto...
    Beijinho e foi mesmo um super fim de semana (e super comentário...sorry ;))

    ResponderEliminar
  5. Adoro umas migazinhas de nabos, é uma delicia. É tão bom termos acesso a produtos biológicos e de qualidade ou que nós plantamos. É uma sensação maravilhosa vermos a nossa plantação a crescer. Boa sorte para a vossa horta.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. pois aqui está um prato que lá em casa adoramos, excelente!
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Uma rica ideia que fica anotada à espera de dias mais frios. A água continua quente :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. bem nunca comi mas esse comia pois esta uma maravilha e feijao hummm beijinhos e boa sorte para a horta

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana, as tuas migas estão fantásticas, olha que rica ideia que me deste:)))
    Gostei muito de vos ver logo pela manhã, é que li o post da Ilídia e lá fui eu à vossa procura, é maravilhoso essa vossa cumplicidade e amizade.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia do feijão com as migas... Ficou óptimo :)
    Olha amiga, o teu blog continua com aviso de malware, experimenta retirar os icons da lista de blogs que tens aqui ao lado, em princípio resolve...
    beijinhos e festinhas no peludo :)

    ResponderEliminar
  11. Ola, amiga! Que bela receita e que belas fotos! So teria que substituir os nabos por outro ingrediente, pois nao sou grande apreciadora. Beijos
    P.S. Desculpa a falta de acentos, mas toquei em qualquer coisa no teclado e desconfigurei isto. Eu e a minha nabice informatica.

    ResponderEliminar
  12. Já tá bom amiga, mas se quiseres colocar a lista na mesma podes sempre, desde que não coloques os icons do blogger :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de migas mas de nabo nunca provei...mas gostei imenso da sugestão, deve de ser muito bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Essas migas são muito parecidas com umas muito típicas da minha região de origem (Médio Tejo). Adoro! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada a todas pelo carinho, realmente foi muito engraçado o nosso fim de semana e único. Encontrei pessoas muito especiais através no blog e que agora fazem parte da minha vida.

    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)