Já terminaram...os dias sem pressas. Os dias em que o sol é que dita os horários. É que nos diz que é cedo ou tarde. As noites são amenas e que nos apetece passear e tomar uma bebida fresca numa esplanada ou com um grupo de amigos. Os dias em que a barriga é que nos ordena comer. Os dias em que a boa disposição e as gargalhadas dominam. Os dias em que a água salgada sabe melhor do que um filme no sofá. Os dias em que o sol é um bálsamo para alma. Dias estes que só são possíveis em tempo de férias. Estes dias terminaram. O trabalho chama por nós e a rotina também. Já à uma semana que estou a entrar na rotina, a vontade de largar estes dias está a ser dolorosa. Ainda (com algum sofrimento) depois do trabalho visto o bikini e mergulho nas águas do mar a tentar enganar a estação que se avizinha... o outono! Este que está com muita vontade de se instalar. As tardes já são arrepiadas e os vento já incomoda... até o sol está mais morno e tem dificuldade em secar os trajos de praia! Mas vou continuar a enganar-me e pensar que o verão ainda não se foi embora.
E engane-se quem pensar que estas abóboras recheadas(da minha horta) não fazem um prato delicioso, e para quem quiser, até gourmet!
Ingredientes:
2 abóboras meninas
2 postas de bacalhau cozido
1 cenoura ralada
1 alho francês cortados em rodelas
2 cebolas cortadas em meias luas
4 dentes de alho picados
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.
Azeitonas pretas em rodelas
Mistura de pimentas moídas na hora
Cominhos q.b.
Fiz assim:
Cortei as abóboras ao meio, retirei as pevides e levei a assar num tabuleiro forradas com papel de alumínio durante +/- 45 minutos- até se conseguir espetar uma faca.
Entretanto, aqueci um wok e deitei um fio de azeite.
Salteei os legumes al dente e juntei o bacalhau desfiado, temperei e salteei mais uns minutos. Depois juntei as azeitonas e desliguei o lume.
Recheei as metades de abóboras assadas e levei mais 15 minutos ao forno.
Servi polvilhadas com salsa picada.
Espero que gostem da sugestão!
Beijinhos e voltem sempre :)
Adorei a sugestão! Que excelente forma de nos despedirmos do verão e dar a boas vindas ao outono :) Beijinhos e bom fim de semana
ResponderEliminarÉ verdade Sofia, acho que tem cores vibrantes que fazem lembrar o verão e desafiar o outono que já anda à espreita ;)
EliminarObrigada e beijinhos
O que é bom acaba... por mim podia vir ai outro mes de ferias!!:)
ResponderEliminarMas pronto temos de nos mentalizar que vem ai frio e no meu caso a neve que eu tanto odeio.... mas falando da refeicao ficou magnifica. Deve ter ficado super delicioso.
Beijinhos
Pois é Susana, por mim também gozava bem mais um mês de verão... até cansar! Por aqui o verão até hoje tem nos brindado com a sua presença, ainda hoje foi um dia de praia daqueles mesmo memoráveis sem uma única nuvem no céu. O que por aqui é raro! Também não temos neve, mas temos humidade e nevoeiro que me deprime até ao tutano. Enfim, temos que aceitar as estações e pronto.
EliminarObrigada e beijinhos.
Para mim está perfeita a receita! bjs e tudo de bom.
ResponderEliminarOlá Carlinha, já tinha saudades de te ver por cá... ou melhor, eu é que devia andar! :)
EliminarGosto de te ver (ler) e saudades :)
Beijinhos
Tudo o que é bom depressa acaba, mas deixa lá, temos sempre o ano que vem! ;) Por mim até que já podiam vir os dias mais frescos pois o calor já me incomoda demais! Mas isso sou eu... Gostei desta apresentação, ficou mesmo muito bonita e aposto que deliciosa! :)
ResponderEliminarBeijinhos doces e bom fim de semana.
Olá Piteca, pois eu nunca desejo que o sol se tape, por aqui temos de aproveitar bem, porque no inverno passam-se dias que não o vemos, e a mim ele dá-me energia. Mas não somos todos iguais, e ainda bem :)
EliminarObrigada pelas palavras e beijinhos.
Verdadeiramente gourmet, como dizes. E tendo sido uma abóbora fruto da horta torna a refeição muito especial.
ResponderEliminarEu que não gosto nada de outono, por ser a ante-visão das rotinas, gostaria que houvesse sempre verão e sol. Se pudesse teria um barco e viajaria o ano inteiro à procura de tempo quente e água salgada em outras paragens.Não lido nada bem com a chegada do outono. Não sei porquê.Consolo-me apenas com alguns pratos de outono e com as comidinhas de forno.
Beijinhos.
Patrícia
Olá Patrícia, eu também sinto-me como tu poderia ser verão metade do ano. Todo o ano também não, gosto do conforto do inverno, das meias de lã e o cheiro de bolo no forno quente. Mas enquanto houver sol por nossas paragens irei sempre que possa aproveitá-lo.
EliminarObrigada e beijinhos.
E que bela despedida do verão! Uma excelente ideia, diferente e delicioso :)
ResponderEliminar__________________________
www.aculpaedasbolachas.com
Olá Diogo, espero que não seja a despedida definitiva, porque o sol aqui é sempre bem vindo. Mas ficou a ideia :)
EliminarObrigada por passar por cá e beijinhos.
Adoro esse prato, costumo fazer aqui em casa.
ResponderEliminarQuanto aos dias de sol, eu já tenho saudades dos sabores e tons do Outono, que me perdoe quem prefere o calor do Verão.
Um beijinho e boa semana
Olá Gisela, estás perdoada ;) mas se soubesses como sinto a falta do sol o resto do ano, acho que me darias razão.
EliminarObrigada pelas palavras e beijinhos.
Bom ver-te por aqui, menina. E logo com uma sugestão tão tentadora. Gosto muito de abóboras, cozinhadas de todas as maneiras: compotas, sopas, massas... É uma das coisas de que gosto no outono.
ResponderEliminarUm beijo,
Ilídia
Olá Ilídia, também tenho muito gosto em ver-te por cá. Eu nem tenho tido tempo para cá vir, quero aproveitar o verão o mais que puder :D
EliminarTambém gosto muito de abóboras e já tenho algumas da minha horta à espera de confeção ;) Tenho uma compota planeada... talvez para uma tarde sem sol :D
Beijinhos e volta sempre.
Saudades :)
Obrigada Susana :)
ResponderEliminarGosto em ver-te por cá.
Beijinhos
Me ha encantado está super bueno su relleno,saludos y abrazos
ResponderEliminarObrigada pela visita e pelas palavras foram bem recebidas :)
EliminarSeja sempre bem vinda, Rosita :)
Beijinhos.
Adoro bacalhau e esse parece bem delicioso...beijinhos
ResponderEliminarQue aspecto delicioso :) Já recheei abóbora com carne, mas adorei a ideia do bacalhau :)
ResponderEliminarbeijoca