terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolo de manga para um aniversário esquecido


Ai a minha cabeça! Um dos objetivos que tracei para mim este ano é tentar aproveitar todo o tempo disponível e possível para cuidar de mim e de minha família. Ingressar em novos projetos que me façam sentir realizada aprendo coisas novas. Cada vez mais dou valor à vida. Estar bem comigo é o mais importante para depois conseguir transparecer isso para os outros. Por isso recomecei as minhas caminhadas (o que às vezes é difícil encaixar na rotina). Passei a ir ao mercado ao domingo com o meu saco de pano acompanhada pelo marido comprar produtos da terra. Comecei a reduzir o meu tempo no pc para me dedicar mais à leitura. Tirar tempo para me mimar e mimar os que me rodeiam. Tudo projetos que requerem tempo e dedicação, e está claro que de algum lado vai faltar. Falta-me tempo para publicar mais vezes e visitar os blogues amigos. Cozinho, sempre, mas não com tanto tempo quanto desejava. É o substancial e prático e quando faço algo que me apetece fotografar é à noite e as fotos ficam péssimas. E como não gosto, já não deito no blogue. Tenho uma série de preocupações que não vale a pena partilha-las aqui, para não vos maçar. Mas com tudo isso, e voltando ao inicio, estou aqui para admitir que me esqueci que o blogue fez anos :( é verdade! Foi no dia 13 de janeiro que realizou 3 anos de vida! E em forma de festejo trago hoje um bolinho que foi feito mesmo no dia 13 apesar de não ter sido feito com este propósito. 
Não sei onde irei parar a continuar assim...




Ingredientes:

4 ovos
100 g de manteiga vegetal
250 g de açucar
400 g de farinha c/ fermento
1/2 lata (das grandes) de polpa de manga +/- 400 g
100 g de coco ralado grado
1/2 c. de chá de raiz de gengibre em pó
1/2 c. de chá de fermento royal

Cobertura:

Amêndoas laminadas
Acúcar granulado branco

Fiz assim:

Aqueci o forno a 180º.Forrei um tabuleiro com aproximadamente 20/30 cm com papel vegetal. Untei primeiro o tabuleiro com óleo em spray, seguido o papel e por último o spray.
Numa tigela grande bati com a batedeira a manteiga com o açúcar até fazer uma massa esbranquiçada. Adicionei os ovos um a um sem parar de bater até ficar tudo bem envolvido. 
Noutra tigela misturei os sólidos e fui adicionando ao preparado anterior aos poucos até ficar tudo bem misturado. Deitei a mistura dentro do tabuleiro e plovilhei com amêndoa e açúcar. Levei ao forno pré aquecido aproximadamente 45 minutos.




Sendo assim tenho muito que agradecer a vossa presença aqui no blogue, quer seja seguidor,visitante anónimo, deixando ou não rasto, porque são vocês que me dão força para continuar. O meu muito obrigada a todos(as).



Bem ajam.

Beijinhos


16 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário, 3 anos já é vida longa. E eu acho que tudo tem um tempo, pelo que se por agora te apetece dedicar mais tempo a ti e à família, é mesmo isso que deves fazer. E o blog lá se vai marinando, com menos receitas mas igualmente boas!

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns :)
    E não vejas o Blog como uma obrigação, mas sim como algo que te dê prazer fazer, partilhar. Poucas ou muitas publicações o que conta é que o faças e estejas por aqui :)
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  3. A vida tem dessas coisas e por vezes temos de nos afastar um pouco para conseguir dar atenção a outras prioridades. É compreensível e legitimo.Quanto a mim podes contar com a minha presença sempre que aqui voltares...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Mais vale tarde que nunca, especialmente se for uma delicia como esta! O bolo ficou lindo, e de manga deve ser bem saboroso :)

    E muitos parabéns pelo excelente blog :)

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolinho e bela forms de comemorar estes aninhos de vida. Concordo com o Diogo, e mesmo tarde, foram bem comemorados, pelo que valeu bem a pena a espera!
    Um beijinho
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo blog :) O bolinho ficou com um aspecto fantástico! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Susaninha, antes de mais muitos Parabéns!
    Na vida ninguém a não ser nós pode definir as nossas prioridades. Há que ter força de vontade para realmente conseguirmos levar a bom porto aquilo que traçamos como objetivos, e ainda que às vezes nos possa parecer dificil, não tenho dúvidas de que conseguirás fazê-lo.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar os meus parabens ao teu blog e a ti pois sem tua dedicação e trabalho ele não esistia.

    Segundo a visita aos blogs não é uma obrigação, primeiro estàs tu e a tua familia, pois foi assim que eu fiz à um tempo atràz, pois o pc nos ocupa mt tempo e deixamo-nos para tràs e oq que mais amamos, vota com os teus projectos para a frente e deixa o blog em segundo plano!

    Teu bolo ficou fantàstico e sem duvida uma delicia!

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns pelo terceiro aniversário do blog!
    O bolo ficou com uma cor tão bonita!

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns acreditas que eu nunca festejei o da MArmita.. tb me esqueço sempre :) beijos e tudo de bom para ti e para o blog

    ResponderEliminar
  11. Parábens pelo aniversário do blog.
    Adorei o bolo ficou lindo e de manga eu ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelos 3 anos do blog!! :)
    Não faz mal teres esquecido, essas e tantas coisas acontecem.
    Mas o que importa é que vieste celebrar com um belo bolo!! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo aniversário do blog e por este bolo fantástico!! Ficou com uma cor magnífica :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. que bolo tão maravilhoso.
    Kiss, Susy
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá Susana,

    faço minhas as palavras de alguns que já por aqui passaram: não vejas o blog como uma obrigação... Este tipo de projecto requer muito tempo e dedicação, mas deverá ser sempre com o pressuposto de tirarmos prazer da partilha.
    E, na minha opinião, estás a investir o teu tempo num bem muito precioso :) a família!
    Diverte-te, aproveita a vida como estás a fazer, que nós cá estaremos à espera das tuas receitas, sempre que desejares partilhar, ao teu ritmo, no teu tempo... sem stress :))

    Beijos enormes e parabéns pelo teu blog!

    ResponderEliminar
  16. Estou como tu. O blogue não é, de maneira nenhuma, uma prioridade. É algo que faço por prazer, mas cada vez menos quero senti-lo como uma obrigação.
    Muitos parabéns pelos três anos deste espaço que, com posts mais ou menos assíduos, é sempre um prazer visitar.

    Um beijo enorme,
    Ilídia

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)