sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pota à lagareiro com batatas a murro



Quem disse que a pota é dura?! Desminto.
Quem disse que a pota não é saborosa?! Desminto.
Quem disse que a pota não é polvo?! Desminto. Não, não é polvo, mas é bem parecida e assim confecionada engana os mais distraídos! E se compararmos o preço sai muito em conta e nos dias de hoje isso é um fator muito importante (para não dizer determinante) Por isso aconselho tentáculos de pota para o menú semanal nas casas dos portugueses.
E como os olhos também comem... à primeira vista é polvo (tentáculos de pota disfarçados de polvo)! 



Ingredientes:


1 embalagem de tentáculos de pota congelado
1 cebola
2 cravinhos

1 folha de louro
4 ou 5 grãos de pimenta pret

Batatas com casca
Azeite 
Dentes de alho picados
Coentros


Fiz assim:

Numa panela deitei a cebola com os cravinhos espetados, pimenta preta, o louro e os tentáculos de pota descongelados e um pouco de água. Levei a cozer até conseguir espetar o garfo. Escorri e deitei num tabuleiro de ir ao forno.
Entretanto cozi as batatas com pele em água temperada de sal. Escorri-as. Numa tábua coloquei as batatas e um pano por cima e dei um murro em cada batata (excelente tarefa para aliviar o stress ;). De seguida deitei-as num tabuleiro de ir ao forno juntamente com os tentáculos de pota. Dispus bastante alho cortado às rodelas, reguei com azeite de boa qualidade e levei ao forno a rosar. Antes de levar à mesa polvilhei com coentros  e umas pedrinhas de sal e acompanhei com salada de alface.


Uma sugestão para o fim de semana. Espero que gostem.

Tenho aqui outra sugestão de polvo à lagareiro na Masterchef se estiverem interessados :)

Beijinhos e bom fim de semana.



9 comentários:

  1. Também não acho a pota duro.
    Adorei a tua sugestão esta uma delicia.
    E eu já almoçava...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. ca por casa costumo usar a pota e é uma delicia!!

    optima sugestao!

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Seja pota ou polvo à lagareiro, eu amo!! é pena o meu biju não partilhar da mesma opinião:(
    Ficou com muito bom aspecto..

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  4. Um que delicia....lindo seu prato e com certeza apetitoso.

    Dar uma olhadinha no meu blog.....como um bebe...acabou de nascer.....rsssrsrsrss

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto fantástico, que maravilha!

    ResponderEliminar
  6. Olá :)

    E adoro toda essa familia: polvo, potas, chocos, lulas e primos afastados com muitas pernas...

    Tal qual como tu, também eu desminto quando me dizem que a pota é "personna non grata" nessa familia... pois se a adoro, na minha casa tem sempre lugar cativo ! :)

    E eu adorei o teu prato, deste-lhe lugar de destaque em vez do imponente polvo ! :)
    Boa sugestão !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho nada de mal a dizer de Pota! Simplesmente adoro, dos meus pratos preferidos :)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)