domingo, 6 de maio de 2012

Bolo de maçã reineta para as mães


Um dia que não podia passar despercebido. O dia da mãe. E assim teve de ser comemorado, não com muitos excessos porque as condições de saúde assim não permitiram, mas com muito carinho. Como no ano passado surgiu a oportunidade de juntar as mães de todos nós cá de casa. A minha mãe. A mãe do meu marido. E a mãe do meu filho (eu :)). Sendo assim preparei um almoço com tudo a tinhamos direito. Mas hoje apenas deixo aqui a sobremesa que foi esse delicioso bolo todo ele saudável e que foi muito apreciado.




Um lírio do meu jardim ainda com gotas de chuva da noite anterior.


E sendo o dia da mãe tinha de partilhar a foto anterior que foi tirada pelo meu filho e que aos meus olhos ficou linda :)


Servi com fruta fresca.


Ingredientes:

180 g de açúcar amarelo
casca de 1/2 limão
2 maçãs reineta, descascadas
sumo de 1/2 limão
3 ovos
1 iogurte natural - usei uma embalagem de mascarpone
50 g de azeite
200 g de farinha de trigo integral - acrescentei mais 30 gr
1 1/2 de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de canela em pó
spray para untar
farinha q.b. para polvilhar

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180 graus.  
Coloquei no copo da bimby as maçãs e o sumo de limão e piquei 5 segundos, velocidade 3 1/2. Retirei e reservei.
Coloquei no copo o açúcar e os ovos e a raspa de limão e programei 1 minuto, 37 graus, velocidade 4.
Adicionei o mascarpone e o azeite e programei 20 segundos, velocidade 4.
Adicionei a farinha, o fermento e a canela e programei 15 segundos, velocidade 3.
Adicionei a maçã reservada e envolvi com a ajuda da espátula.
Coloquei a massa numa forma de bolo redonda, previamente untada e o fundo forrado com papel vegetal também untado e polvilhado com farinha. Levei ao forno pré-aquecido, cerca de 55 minutos.

Fonte: Adaptada do blogue da minha amiga Ilídia Acre e doce .


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos




14 comentários:

  1. O bolo ficou lindo Susana,e um feliz dia de mae para ti,tua mae e tua sogra,aqui o dia das maes e no proximo Domingo.beijinho

    ResponderEliminar
  2. adoro maçã reineta, acho que é perfeita para os doces por contrastar muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. Um bolo delicioso Susana!
    Que também me ficou debaixo de olho ao ver na Ilídia.
    Perfeito para celebrar o dia com carinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Gostei do teu bolinho (no dia especial que deve ser todos os dias), o meu ficou assim
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/o-bolo-de-maca-reineta-e-um-pecado.html

    ResponderEliminar
  5. Que bolo tão bonito, Susana, merecedor de todo o amor de Mãe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Susana, esse bolo ficou maravilhoso! Também já o trago debaixo de olho desde que a Ilídia o publicou, depois a Mané e agora com este teu... Acho que não consigo esperar muito mais para também o experimentar!:)
    Ficou lindo e a fotografia tirada pelo filho, perfeita:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. que rico bolinho!!! bela festarola de mães, ainda por cima com uma bela sobremesa:)
    bjus
    cila

    ResponderEliminar
  8. Acho que ainda me lembro do teu post do ano passado sobre o dia das mães :) Não lhes serviste uma lula gigante? Ou estarei a confundir?
    Fico muito feliz que tenhas gostado do bolo. Disse-te logo que era a tua cara. Nunca mais o voltei a fazer. Tenho de o repetir.
    Beijo
    P.S.: E a foto do Samuel não está linda só aos teus olhos. Aos meus também :)

    ResponderEliminar
  9. O Bolo ficou mto bonito.... E adoro todos os doces que tenham maçã.
    Quando tiver um tempinho passe na minha "cozinha" http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Susana, bolo com maçãs é daquelas coisas que não há como falhar, sabe sempre bem!! Mas o pormenor de teres usado mascarpone em vez de iogurte deve ter suavizado ainda mais a massa e a textura, boa dica!

    ResponderEliminar
  11. Tãoo Bommm... eu quero!!! Ficou lindo e como deve ser delicioso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todas pelas palavras carinhosas que se dignaram cá deixar. É sempre com muita alegria que as leio :)

    Esse bolo é delicioso. Pode-se comer sem culpas. É húmido e aromático. Tem tudo de bom o pior mesmo é que se acaba depressa :) Façam porque vale a pena.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)