segunda-feira, 3 de março de 2014

Filhoses fritas ou as chamadas Malassadas

Não há carnaval sem filhoses. Como não há carnaval sem danças e bailinhos de entrudo. Nesta época de alegria e cor só é completa com essas doçarias tradicionais, coscorões, filhoses do forno e filhoses fritas ou as chamadas malassadas. Sempre as conheci por filhoses fritas ou filhoses da sertã. Agora é que se chamam malassadas, influências! Mas o que interessa é que são as mesmas e o sabor não engana.
Aqui deixo a minha experiência na sua confeção. A receita foi dada pela minha mãe que sempre as fez assim... um bocado a olho.
Deliciem-se.




Ingredientes:

1 kg de farinha
2 c. de sopa de açúcar
2 c. de chá de fermento fermipan
4 ovos
1 cálice de água ardente dos Açores
Raspa de 1 laranja
Sumo de 1/2 laranja
2 c. de sopa de manteiga vegetal
1 c. de sopa de banha
Leite +/- 250 ml

Fiz assim:

Numa tigela deitei o fermento num pouco de leite morno e um pouco de farinha de forma a fazer um polme. Deixei descansar até começar a fazer molhas.
Na kitchen Aid deitei uma parte da farinha e deitei os ovos batidos, o fermento, a manteiga, a banha, o açúcar e o cálice da água ardente. E mexi com o gancho de massas até começar a apegar. Depois deitei a raspa e o sumo da laranja e um pouco de leite. Em movimento fui deitando a restante massa até ficar com uma consistência mole mas não muito pegajosa, até descolar bem da tigela. Sovei um bocado e deixei abafada até dobrar de volume por umas 2 horas.
Depois com as mãos untadas tirei pedaços de massa e estiquei de dentro para fora até ficar mais fina no centro e grossa na beira. E deitei numa frigideira com óleo quente a fritar. Primeiro deixa-se rosar de um lado e depois vira-se para acabar de rosar do outro lado.
Quando fritas retirei para uma tigela forrada com papel absorvente para secar o óleo (deitei-as ao alto para escorrerem melhor, dica da Patrícia ;). Passei para outro prato e polvilhei de açúcar.

 A continuação de um bom carnaval para todos.

Beijinhos


9 comentários:

  1. Realmente nao pode haver carnaval sem filhoses e estas parecem-me perfeitas!

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosas estas filhoses, ficaram lindas, o meu sogro adorava filhoses :).

    Bjokas amiga

    ResponderEliminar
  3. Adoro filhoses!
    Já comia uma destas, têm muito bom aspecto! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz .
    Essas tem um aspecto delicioso
    bj

    ResponderEliminar
  5. A minha mae fazia sempre pelo carnaval, as tuas ficaram lindas, e concerteza deliciosas, so queria saber um kilo de farinha sao quantos copos americanos?
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cindy, estas filhoses são daqueles sabores de antigamente que sabem divinamente. Bom, respondendo à tua pergunta: 1 cup = 120 g, logo 1 kg de farinha são 8 cups e meio (+/-). Mas quando se amassa pode-se ir juntando à medida que ela pede.
      Obrigada pela presença :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. devem ser mesmo boas!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro filhoses, estao maravilhosas... ja comia uma:)
    beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)