sábado, 16 de julho de 2011

Carne de porco à Alentejana

Quem ainda não fez carne de porco à Alentejana?! Acho que ninguém!
Por isso isso não deve ser novidade para ninguém! Mas como é um prato que não faço muitas vezes porque é quase tudo frito e ainda não tinha arquivado aqui no blog, decidi que ia fazer com esse intuito mesmo. E como usei pouco azeite para fritar a carne e as batatas foram fritas na Actifry simplesmente com uma colher de óleo e não usei sal quase nenhum, acho que a refeição ficou mais leve e saudável. Tanto que até a minha sogra, que estava nesse dia cá em casa, comeu um pouco e achou que estava deliciosa. Foi a pensar nela que reduzi quase por completo o sal. Aliás é um ingrediente que faço pouco uso dele, chego até a esquecer-me de comprar! :)



Ingredientes:

1 kg de rojões de porco
1 kg de batatas aos cubos para fritar
800 g de amêijoas
4 ou 5 dentes de alho
3 folhas de louro
Massa de malagueta dos Açores - pode substituir por massa de pimentão
Vinho branco q.b
Pimenta da jamaica moída na hora q.b
Sal muito pouco
1 colher da Actifry de óleo
Azeite q.b
Salsa picada q.b
Pikles picados q.b

Fiz assim:

De véspera temperei a carne com os alhos esmagados, a massa de malagueta, o sal, a pimenta, o louro e o vinho branco o suficiente para cobrir a carne. Envolvi muito bem e deixei no frigorífico a tomar gosto.
No próprio dia fritei as batatas aos cubos na Actifry com 1 colher de óleo durante 30 minutos. Coloquei-as na travessa de servir.
Antecipadamente deitei as amêijoas em água e sal para deitarem alguma areia que possam conter. Mudei a água por várias vezes até a água estar limpa.
Entretanto escorri a carne da marinada e fritei em azeite até ficarem rosadas. Acrescentei a marinada e deixei ferver por alguns minutos até a carne se apresentar macia (tive que acrescentar mais um pouco de vinho porque a carne embebeu a marinada quase toda).
Acrescentei as amêijoas escorridas e envolvi-as com a carne, tapei o tacho para abrirem durante alguns minutos.
Deitei o preparado da carne por cima das batatas fritas. Polvilhei com salsa picada e pickles.
Depois foi só levar à mesa e servir acompanhada com uma bela salada de alface.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

15 comentários:

  1. hummm quero um bocadinho pode ser ? amiga esta uma maravilha eu sou fan e esta muito bem docorado gostei beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. UMA COMIDA BASTANTE APRECIADA POR AQUI, PRINCIPALMENTE O MEU FILHO QUE ADORA.
    FICOU EXCELENTE.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Susana,
    Que delicia ficou esse pratinho amiga... Esta com um aspecto fenomenal : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É dos meus pratos preferidos. Nunca o faço porque a minha mãe lembra-se de fazer, de vez em quando, para os nossos almoços de domingo. O teu ficou com um belíssimo aspeto. Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso desse prato, não faço tanto como gostaria, mas deixaste-me com saudades, acho que vou fazer em breve
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Um dos meus pratos preferidos....adoro!!! o teu ficou belissimo..mt bem apresentado...parabens Susana!! bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Susana,foi o meu almoco de hoje,ca em casa todos gostamos desse prato costumo fazer muitas vezes.

    O teu ficou com muito bom aspecto!

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. eu adoro esta simplesmente uam maravilha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que belo prato! Também não é muito usual fazermos carne de porco à alentejana cá em casa, mas é uma refeição bem saborosa.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de prato. Tem um optimo aspecto :)
    Beijinhos
    Atitude Zen

    ResponderEliminar
  11. Adoro a carne à alentejana tradicional, quase que lambuzo os dedos :) mas assim na actifry nunca fiz, com certeza bem mais saudável! beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca fiz :)... Está excelente a tua carnita..
    beijinhos e festinhas ao peludo

    ResponderEliminar
  13. Me senti feliz com o seu elogio ao meu franguinho, vindo de você, que faz pratos tão bonitos que me enchem a boca de água... rs
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todas pelos comentários. É um prazer vos receber aqui no meu cantinho. São sempre bem vindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca fiz :s erro crasso!!
    Mas irei tentar remediá-lo brevemente pois é uma comida que tanto eu como o meu marido adoramos.

    Bjitos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)