quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pudim de caiota e coco um sabor antigo


Ofereceram-me um saco cheio de lindas caiotas (ou chuchus, mais conhecido para alguns) e eu fiquei muito grata pela gentil oferta. Coloquei em sopas e cremes, que adoro devido à suavidade que transforma os cremes. Cozi, simplesmente para consumir como acompanhamento. Mas tinha na ideia um pudim. Um pudim que meu marido me falava que comia em criança feito pela mãe. Como a minha sogra já não se lembra de certas coisas, então improvisei seguindo a descrição de meu marido. Uma coisa tinha a certeza, tinha de saber a coco e a caramelo! O resultado não podia ter sido melhor...obrigada PMT pela oferta que nos soube mesmo bem ;)  



Ingredientes:

4 ovos
200 g de côco
900 g de caiota (cozida e em puré)
Raspa de limão
150 g de farinha de trigo
300 g de açúcar
1/2 cup de light corn syrup (é uma espécie de óleo de milho doce)
1/4 cup de Vaqueiro líquida (margarina)
Caramelo para forrar o pirex

Fiz assim:

Descasquei a caiota, retirei o caroço e parti em quadrados pequenos. Deitei a caiota a cozer, no cesto da bimby com 800g de água, durante 20 min. na vel.3. Este processo pode ser feito no tacho a vapor, ou em água. Depois de escorrida voltei a deitar no copo da bimby e ralei durante uns segundos na velocidade progressiva 4,5,6,7 até conseguir a consistência pretendida.
Numa tigela deitei os ovos partidos e bati até ficarem em espuma com uma vara de arames.
Adicionei o açúcar, a raspa de limão e voltei a bater.
Juntei a manteiga e o óleo e envolvi bem.
Acrescentei o coco e a farinha e misturei com cuidado.
Verti a massa num pirex coberto com caramelo líquido e levei ao forno quete durante uns 45 minutos, até rosar por cima.

Era delicioso servido morno, mas depois de frio... humm... não digo mais nada! :)


Espero que gostem da sugestão e voltem sempre ;)

Beijinhhos


6 comentários:

  1. Que maravilha de pudim, nunca tinha visto :) Adorei!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  2. Bem interessante esse pudim... Pena eu já ter gasto os meus chuchus que me deram. :( beijocas

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!
    E' a primeira vez que vejo uma receita doce de caiota (que no Brasil chamamos de chuchu) e adorei a ideia!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Curioso, a minha mãe também faz este pudim, mas em forma de bolo de buraco forrada com caramelo. A receita também leva côco. Uma delícia. Tenho chuchus congelados e deste-me vontade de experimentar a nossa receita de família. Quem sabe para a mesa do Natal! Ficou com um aspeto muito delicioso.
    Beijos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Pudim de chuchu é também um sabor da minha infância e ainda bem presente na minha memória. Delicioso. Também gosto das caiotas como acompanhamento e adoro as pevides. Um ótimo substituto da batata para sopas. Esse pudim ficou com um aspecto divinal.

    ResponderEliminar
  6. Que original. Normalmente uso o chuchu na sopa e às vezes nas saladas, mas em doce nunca usei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)