sábado, 31 de março de 2012

Coxas de perú assadas com castanhas e batatas com erva doce


Umas coxas de peru bem aromáticas e suculentas saíram do meu forno para uma almoço de domingo.  É verdade isso aconteceu à uma semana atrás! Ando atrasada com as minhas publicações. Cansaço, desleixo, falta de tempo tudo em conjunto e algumas coisas mais. Espero que isso mude com a direção do vento ;). Mas deixando-me de desculpas apresento aqui, hoje uma refeição deliciosa e que não dá trabalho nenhum. Experimentem e digam-me lá de a carne de peru é seca! Fico à espera da resposta :)

Ingredientes:

2 coxas de perú
1 e 1/2 cebolas médias
4 dentes de alho
100 ml de vinho branco
1 c. de sobremesa de mostarda com estragão
1 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de azeite
1 folha de louro sem o veio central
Raspa e sumo de 1 limão
1 dedo de gengibre ralado e espremido
1 c. de sobremesa de flor de sal

Azeite para regar

Acompanhamento:

Castanhas congeladas
Batatas novas descascadas e cortadas aos cubos
Sal q.b.
Erva doce q.b.

Fiz assim:

Deitei todos os ingredientes da marinada na bimby e triturei tudo até ficar um creme. Coloquei as coxas de peru num saco de plástico com zip e deitei a marinada dentro. Fechei, mexi e deitei no frigorífico de um dia para o outro a tomar gosto.
Deitei as coxas e a marinada num pirex, regeui com um fio de azeite e levei a assar.
Entretanto cozi as castanhas no cesto da bimby com 1 litro de água temperada de sal e erva doce, durante 20 min. Temp. 100º, vel. 3. Retirei as castanhas de coloquei-as num pirex, reservei. Na mesma água cozi as batatas na mesma temperatura e velocidade durante 20 minutos. Coloquei as batatas juntamente com as castanhas, regei com azeite e erva doce e levei ao forno a rosar, mexendo de vez em quando para não pegar.
Servi o peru com as batatas e castanhas aromatizadas com erva doce e salada de alface roxa (da minha horta:), tomate cereja e cenoura ralada.



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e votos de um bom fim de semana. 


14 comentários:

  1. Assim sim!!!
    a carne esta com aspecto divinal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Susana o teu prato ficou lindo!
    Aqui fazemos peru muitas vezes e concordo contigo, o meu tambem nao fica seco,e uma carne bem saborosa..
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cindy, concordo contigo, desde que seja marida e não deixarmos secar no forno é das carnes mais saborosas que podemos servir à mesa :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece-me super aromático e suculento. Uma refeição que combina mesmo com este domingo que pede assados e comidas aconchegantes.
    Nem imaginas tu as publicações em atraso que tenho... :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja, também tenho algumas, mas tenho preguiça de as escrever :) Oxalá isso mude senão vai ser um CAUS!!! ;)

      Obrigada pelas palavras.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá
    O teu pratinho está mesmo como dizes, SUCULENTE (e, aqui para nós, atrasada também eu ando... ...acho que andamos todos cansaditos)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mané :) Acho que é geral, já andamos a precisar de férias ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que bela carninha e que belo acompanhamento Susana! Gosto muito de carne de peru quando fica assim suculenta. Um prato delicioso! Beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ritinha :)
      Uma boa semana para ti também :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Susana, parece que a preguiça anda um pouco por todo o lado:))
    Gostei do teu prato, esta carninha é óptima para o forno, faço muitas
    vezes, nunca achei que ficasse seca, pelo contrário.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duxa ainda bem que o mal não anda só por esses lados ;) Pode ser que isso mude, agora com as férias dos rapazinhos sempre dá para descansar mais a cabeça :)
      Eu sou uma grande apreciadora de carne de perú, mas tem sempre que ser marinada senão fica muito seca, realmente. Já relatos de dizerem que é uma carne seca, por isso a minha afirmação.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gosto bastante de perú, e a tua refeição tem um aspecto bem suculento!

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)