segunda-feira, 26 de março de 2012

Bacalhau montado em puré verde


A primavera já chegou, mas com ela vieram dias de pouco ou quase nenhum sol... pelo menos aqui nos Açores! No inverno fez dias de primavera e até alguns de verão. Cheguei a andar sem meias em casa (e eu que sou muito friorenta!) já pensava que a primavera tinha chegado mais cedo. Agora a primavera chegou e trouxe junto o nevoeiro, que eu odeio. Até costumo dizer às minhas amigas continentais que andamos nas nuvens ;) Incomoda-me não poder abrir uma janela para refrescar a casa. Detesto fazer limpezas de fim de semana e ter que enxugar o chão depois de lavado. Não cheira a limpeza. Enfim... é o inconveniente de viver numa ilha no meio do oceano!
Enquanto o tempo não muda vou para cozinha. Chego a convencer-me que é inverno e apetece-me ligar o forno. Por acaso não foi caso dessa refeição que até foi preparada no meio da semana, depois de chegar do trabalho. Resultou numa refeição muito fácil de preparar, deliciosa e bem leve. Já do forno, saíram outras coisinhas que hei-de trazer para vos mostrar ;)



Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado
Azeite q.b.
2 cebolas cortadas em meias luas
4 dentes de alho picados
3 cenouras médias raladas
1 folha de louro
Noz moscada q.b.
Pimenta 5 bagas moída na hora q.b.

Ingredientes para o puré:

1 couve flor grande
1 talo de aipo
Espinafres
Noz moscada q.b.
Sal q.b.
1 c. de sopa de Vaqueiro líquida

Fiz assim:
Cozia as postas de bacalhau em água a ferver durante 5 minutos. Deixei arrefecer e limpei-o de peles e espinhas e depois lasquei-o. Reservei.
Numa frigideira aqueci um bom bocado azeite. Adicionei a cebola, o dentes de alho, a folha de louro e a cenoura. Mexi e deixei estufar durante alguns minutos até a cenoura ficar cozida. Juntei as lascas do bacalhau e os temperos. Envolvi tudo e deixei mais uns minutos mexendo ocasionalmente.
Entretanto cozi a couve flor e o aipo em agua temperada de sal. Escorri e reservei. Cozi os espinafres durante 5 minutos, escorri bem apertando com a colher nas paredes do escorredor e reservei.
Na bimby (ou noutro robô de cozinha) deitei os legumes para o puré, a manteiga, temperei e triturei tudo na Vel.7 até ficar em puré.



Espero que gostem da sugestão

Beijinhos e votos de uma boa semana para todos :)

15 comentários:

  1. Querida Susuna por cá não é Primavera é Verão :) estamos com temperaturas altas com muito sol não sei é o que vamos ter no Verão mesmo :):) talvez chuva e um frio de rachar :):)
    Este bacalhau esta muito bem montadinho e esse puré fica lindo por baixo :):)

    Beijinho e optima semana

    ResponderEliminar
  2. Um pratinho bem chic e muito apetitoso, ficou 5* parabens!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Um belissimo prato do nosso fiel amigo!!!Apresentação muito bonita!

    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão, o puré ficou-me debaixo de olho.
    Por cá o tempo convida a passeios, hoje na minha região vão estar 28ºC de temperatura máxima, o que faz com que as minhas flores não cresçam porque a terra está seca... enfim, este ano é para esquecer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, o pior é mesmo isso. As culturas vão sofrer e nós também, porque necessitamos delas. Por aqui tem chuvido de vez em quando, o que é muito bom para mantermos os nossos campos verdes e bonitos:9
      Obrigada pelas palavras.

      beijinhos

      Eliminar
  5. uau...ficou fantástico...super chique! Parabéns...está excelente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto super delicioso! Aqui também o Verão chegou mais cedo, aliás quase não houve inverno e a primavera quase não se nota. No entanto, e para mal da minha ilha, parece que o Verão, mesmo Verão será frio, segundo entendidos em meteorologia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Uma excelente sugestão, cheia de cor e sabor.

    ResponderEliminar
  8. uma delicia. adoro este tipo de receita. bjos

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana:) Aqui no continente parece que chegou o verão, já se vêem pessoas pela rua com calções e ombros à mostra tal é o calor que se tem feito sentir... Só fui à ilha Terceira há já muitos anos em Junho e lembro-me de que tanto estava um solão como de repente chovia e vinha uma ventania! Mas és brindada diariamente com uma paisagem paradisíaca:)
    O teu bacalhau ficou um espanto, a apresentação está magnífica e muito convidativa, gostei bastante da receita!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alice, o tempo aqui é bocadinho instável, sim. No verão chegam a fazer as 4 estações num só dia ;) Mas é tudo muito bonito :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Susana, que óptima sugestão. Gostei de tudo
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Sem sol ou não, este teu prato ficou com um aspecto que tu já nos habituastes. Se te consola eu também ando sempre nas nuvens e estou por aqui pelo continente. Já falei com o São Pedro e ele prometeu-me que ia mandar a Primavera também para os teus lados. Mais contentinha? Sim? ah nada de beiçolas! Vá, a Primavera já vai no Cruzeiro a caminho. Bjs grandes grandes grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda, mais cedo tivesse falado d mau tempo, porque no dia a seguir veio o sol ;) Mas de qualquer maneiro fico à espera desse cruzeiro ;)

      Beijinhos

      Eliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)