Nunca tirei tanta fotografia a um prato como tirei a esse robalo. De falta de atenção ele não se pode queixar! Porque é que o peixe não é fotogénico!? Nas águas é dos seres mais bonitos, elegantes e vistosos, mas já no prato não é assim. O que vale é que ele é bom e supera todas essas agonias que passei para deixar aqui registado.
Ingredientes para 3 telhas:
3 robalos
1 alho francês grande
1 tomate da terra grande
4 dentes de alho
300 ml de espumante meio seco (100 ml por telha)
1/4 tsp de açafroa
Pimenta 5 bagas
Flor de sal q.b.
Cebola seca
Azeite q.b.
3 tiras de bacon
Alcaparras
1 ramo de salsa
3 batatas doces cozidas
Fiz assim:
Untei cada telha com azeite e forrei o fundo com tiras de alho francês cortadas ao comprido (como era muito grande deu para as três). Deitei o peixe e dentro da barriga coloquei uns pés de salsa e temperei com os temperos. Cortei o tomate aos gumes e distribuí pelas telhas juntamente com as alcaparras. Deitei uma fatia de bacon por cima do peixe e refresquei com o espumante. Voltei a regar com um fio de azeite e levei ao forno a assar forrado com papel de alumínio. Quando reparei que o peixe já estava cozido retirei o papel juntei as batas doces cozidas cortadas às rodelas e deixei tomar cor.
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos
Fiquei com vontade de comer a batata doce agora ao lanche... O peixe guardo para logo à noite, sim?
ResponderEliminarAdoro comida com alho francês.
ResponderEliminarO uso do espumante me surpreendeu, imagino que fez muito sucesso!
Bjim
Léia
Eu acho que esse robalo mereceu a sessão fotográfica...ficou muito bem nessa telha e devia estar delicioso! Ando mesmo curiosa em experimentar comida feita na telha...
ResponderEliminarGostei muito da tua sugestão Susana, bem requintada e cheia de cor!
Mas os peixinhos na água são sem dúvidas mai'lindos :))
Beijinho ;)
Olá Susana, não sou capaz de de responder a essa questão, já a fiz para mim diversas vezes:)))
ResponderEliminarO importante é o sabor com que fica, e tenho a certeza que em matéria de sabor brilhou.
Gostei imenso, apesar de não ter telhas, só as do meu telhado, sou capaz de reproduzir a receita num pirex, ficará bom com certeza.
Beijinhos querida.
Como eu te percebo! Já deixei algumas receitas de peixe por postar porque as fotos são desastrosas...mas o peixinho é tão bom! Esta foto foi bem conseguida e o robalinho ficou todo vaidoso com a atenção.
ResponderEliminarUm beijinho.
Gostei imenso da ideia! Deve ter um sabor bem característico! A decoração ficou linda.
ResponderEliminarBeijinhos
Susana, como eu te compreendo. Detesto fotografar peixe, parece que nunca fica bem. Mas os teus robalos estão com excelente aspecto.
ResponderEliminarUm beijinho
tenho mesmo que comprar uma telha para cozinhar, o peixe deve ter ficado com um sabor fantástico.
ResponderEliminarolha, eu acho que o teu robalo até é muito fotogénico! eh eh eh
Já me fizeste rir! Olha fotogénico ou não eu aprovo o prato. Até porque cresci a comer muito peixe. Tive até um avô pescador. Agora com as modernizes dos medalhoes sem espinhas que me obrigam a comprar lá em casa, até parece que nunca como peixe. E eu adoro ver o peixe inteirinho no prato e todo aquele ritual de ir tirando as polpas às espinhas. A foto ficou muito bem digo-te já. bjs grandes
ResponderEliminarheheheehe como te entendo :)
ResponderEliminarUma ideia e apresentação super original, foi sucesso na certa
Bom fim de semana
fica com uma apresentação linda!
ResponderEliminarPois eu acho que a fotografia ficou bem bonita. Valeu a pena a persistência. E o peixe deve ser uma delícia. Beijinhos e até amanhã.
ResponderEliminarAinda bem que me compreendem... afinal os peixes não são maus só para mim! Por serem tão deliciosos é que por rebendita são desastrosos a serem fotografados... cá nos vamos desenrascando umas vezes melhores que outras, né?
ResponderEliminarObrigada a todas pela atenção que me deram e devo pedir desculpas por não ser mais assídua nos vossos blogs. É que ando uma bocado virada para a leitura, que é uma coisa que gosto e nunca tenho tempo, mesmo trabalhando numa biblioteca! E o pouco tempo que tenho é à noite, ou seja, depois do jantar é que me dedico ou ao blog ou à leitura e por vezes à televisão (se der algum programa que me atraia a atenção). Mas prometo que assim que consiga vos irei compensar.
Duxa, acredito que esse peixinho feito num pirex irá ficar parecido, mas não igual!
O importante é comermos peixe seja ele de que marca for!
Beijinhos para todas e votos de uma boa semana.