... Lesley Pearse.
Conheci-a há poucos anos. Foi numa das minha férias de verão que li o seu primeiro livro "Nunca me esqueças". Fiquei tão envolvida na leitura que não resisti em comprar os mais recentes volumes dela.
Ela tem uma forma de contar histórias tão envolvente que me cativa. Dá-me vontade de ler a cada minuto que tenho livre. Foi ela que me ensinou a levar um livro na mala para todo o lado onde vou. Para a praia. Para o médico. Para o passeio ao ar livre. Para o trabalho. Até para as compras. Lembro-me que pedi ao "pai natal"(meus homens) o último livro que ela escreveu "Segue o coração - Não olhes para trás" e mesmo com mais de setessentas páginas andava com ele de arrasto atrás de mim. Ai as minhas costas :). E sempre que terminava um livro queria sempre ler mais outro. Nunca me desiludiu. Cada livro, cada história, cada vez mais cativante.
O jantar correu lindamente. Falámos sobre as suas obras. Ela contou-me que a sua vida serviu de base para contar todas as histórias dos seus livros quase todas baseadas em factos reais. Quer quando escrevesse sobre a dor do primeiro amor, crianças indesejadas e maltratadas, adopção, rejeição, pobreza ou vingança, uma vez que conheceu tudo isto em primeira mão. Ela é uma lutadora, e a estabilidade e sucesso que atingiu na sua vida deve-os à escrita. Fiquei muito emocionada com a sua história de vida e grata por ter tido essa experiência e a sorte de ter passado com ela um serão muito agradável. Foi tão bom que conversámos tanto pela noite dentro que ao final da noite teve lugar um chá quentinho e uma fatia de bolo.
Ela ficou satisfeita e muito grata pelo acolhimento que lhe demos. E em forma de agradecimento ofereceu a sua casa para nos receber para umas férias recentes. Disse-lhe que agradecia imenso, mas este ano ficarei por cá pois tenho visitas para receber. Mesmo assim insistiu. E fez-me prometer que um dia iria ao Reino Unido.
Swedish visiting cake
Ingredientes:
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 limão (raspa)
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha
1/2 colher de chá de extracto de amêndoa
1 chávena de farinha de trigo
115g de manteiga sem sal (derretida e fria) - usei manteiga vegetal
Amêndoas laminadas para polvilhar
Preparação:
Borrifar a frigideira com óleo.
Numa tigela misturar, muito bem, o açúcar com a raspa do limão.
Juntar os ovos um a um, e mexer muito bem.
Juntar a farinha misturar.
Juntar a manteiga misturar bem.
Colocar a massa na frigideira e alisar, a superfície, com uma espátula.
Colocar amêndoas laminadas por cima e polvilhar com um pouco de açúcar.
Levar ao forno a cozer (colocar uma frigideira, por baixo da frigideira onde está a massa).
Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.
Servir morno ou frio.
E desta forma participo na 5ª edição do passatempo convidei para jantar que tem como anfitriã desta vez a Carla do blogue "De cozinha em cozinha passando pela minha" com o tema Escritores Contenporâneos.
Espero que gostem da minha participação.
Beijinhos
Ando para testar esse bolo desde que saiu no Dorie às sextas. E estou cada vez mais convencida de que deve ser muito bom :)
ResponderEliminarOndina, esse bolo é delicioso. Fofinho e aromático devido ao sabor das essências. Podes e deves fazer, pois faz-se num ápice :)
EliminarBeijinhos
Bons olhos te leiam :) um bolo para as visitas. A tua convidade deve ter ficado contente, eu deitei-lhe o olho quando andou por aí numa 6ªfeira mas o calor desencorajou-me. Beijinhos com saudades.
ResponderEliminarOlá Liliana, pois tenho andado um bocadinho afastada o tempo e o cansaço não permitem a minha presença aqui nem nos outros blogues. Espero que com a mudança do tempo isso também mude ;)
EliminarQuanto ao bolo, por mim pode fazer muito calor que não me impede de acender o forno. Se me apetece, faço :) Antes não fizesse, não é?
Beijinhos
Eu também gostava de uma fatia tem ótimo aspeto.
ResponderEliminarBjs
Conceição, de certo que irias gostar dessa fatia, porque é um bolinho delicioso. Tens de experimentar ;)
EliminarBeijinhos
Lindo bolinho amiga e com um aspecto mt fofinho!
ResponderEliminarBjs
Olá Beth, o bolo é mesmo muito fofinho.
EliminarObrigada.
Beijinhos
Susana,
ResponderEliminarFiquei emocionada com o teu texto. Um livro é um amigo, um companheiro fiel, também eu ando com os meus livros atrás. Neste momento tenho 3 ou 4 na mesinha de cabeceira, 1 na secretária de trabalho e 1 na mala do carro. Os livros são tão mais ricos quando por trás das suas folhas acedemos a quem os escreveu. A experiências de vida tocantes que nos despertam emoções. Enriquecem-nos. Ensinam-nos. Abrem os nossos horizontes. Gostei muito da tua participação e do bolo, que já conheço e mesmo sem ter estado no vosso jantar posso sei que Lesley Pearse adorou. Obrigada, Susana, pela tua partilha.
Beijinhos
Obrigada eu, Carla. É com muita emoção que leio o teu comentário :)De facto é bom saber mais sobre quem escreve, depois de ler o primeiro livros de Lesley Pearse que era baseado numa história verídica fiquei estupefacta. Não imaginava que tivesse havido histórias de vida tão crueis. E depois de conhecer um pouco sobre ela percebi que ela baseia-se muito na sua experiência de vida, vida essa com bastantes amarguras. Aprende-se, sim. E abre-nos os olhos para arealidade e perceber que afinal as pequenas coisas más que nos acontece, não são assim tão graves comparando com outras experiências de vida. Gosto muito dos livros dela e o meu objetivo é conseguir tê-los todos :)
EliminarObrigada pelas palavras simpáticas.
Beijinhos
Foi um dois em um... a Dorie e o "convidei para jantar..."!Excelente escolha!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Obrigada Ana Rita ;) Foi uma promessa que fiz à Mané e calhou fazer logo naquele dia em que convidei a Lesley :)
EliminarBeijinhos
Também sou fã de Lesley Pearse! E já li dois dos livros que aí apresentas! Os livros dela são sempre com imensa história, pessoas bem vividas e temas profundos! A autoria teria sem dúvida alguma adorado este teu convite, porque esse bolinho está com um aspecto divinal :)
ResponderEliminarObrigada Paulinha ;) `e bom saber que existem pessoas com gostos parecidos. Não preciso descrevê-la para que a conheças, pois já a deves conhecer bem :)
EliminarJá todos os que aqui mostrei e gostava de ler todos os outros, quem sabe o pai natal vai se lembrar de mim ;)
Beijinhos e obrigada pela visita :)
Que lindo texto Susana. Há livros que nos despertam para a leitura.
ResponderEliminarEu tenho livros mais para férias e outros mais para ler por casa ao deitar :)
A Lesley pareceu-me super simpática e acessível e adorou a tua hospitalidade. E o bolinho, pois, uma maravilha.
Um beijinho.
Obrigada Ginja pela simpática palavras. Acho que ela gostou (pelo menos fiz o que pode para assim o ser ;) e o bolinho veio a completar o jantar que na verdade foi mais ceia :)
EliminarQuando estou de férias é quando mais leio, isso se fizer praia ;) e leio o que mais gosto. Não consigo ler um livro que não me agrade, tenho pena ): Fazer o quê?
Beijinhos
Vânia, podes ter a certeza que este bolo é muito bom. Experimenta e depois diz o que achás-te ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Há autores que nos cativam e aos quais não conseguimos resistir. também tenho alguns nomes cuja escrita "devoro".
ResponderEliminarGostei da tua participação com esta história.
Quanto ao bolo: Acho que fiquei de olho nele. Mais que devia.... é que por aqui "já cheira" um pouquinho a praia.
JÁ LI UM LIVRO DELA E GOSTEI.
ResponderEliminarO BOLO ESSE ANDO COM VONTADE DE O FAZER, ESTE FICOU PERFEITO,ADOREI.
BJS
Olá Belinha,
ResponderEliminargostei imenso da tua convidada, do texto e do bolinho que estava certamente muito bom!
Bjs