Do Mercado Municipal de Angra do Heroísmo chegaram umas Vejas fresquinhas do nosso Atlântico. Lá se encontra peixe com muita qualidade e para todos os gostos. A Veja é um peixe comum daqui dos nossos mares, com escama dura e grossa e com uma carne muito branca com sabor a marisco. Nós gostamos muito desse peixe grelhado na brasa, mas também é muito bom cozido ideal para uma salada de peixe.
Naquele dia as Vejas chamaram-me a atenção pela sua frecura e como o mercado estava prestes a fechar o vendedor estava a fazer uma boa atenção ao preço. Não exitei e trouxe duas grandes e fresquinhas vejas para o almoço.
O meu marido aprendeu com um vizinho no continente que se o peixe for grelhado com escamas não prende à grelha. E depois a pele sai toda inteirinha sem dar nenhum trabalho. E é assim que grelhamos o peixe todo cá em casa desde então.
Enquanto o meu marido amanhava o peixe (cortar barbatanas e tirar as entranhas) e temperava o peixe com algumas pedras de sal para assim tomar gosto até fazer a brasa. Eu fui à minha horta colher ervas aromáticas para fazer o molho para o peixe.
De lá trouxe todos esses produtos que mostro na imagem... tudinho da minha horta ;) É delicioso colher e preparar os nossos cozinhados com os nossos alimentos fresquinhos e aromaticos.
Enquanto o peixe grelhava preparei o molho. Piquei uns dentes de alho (como são pequenos deitei muitos) e piquei um ramo de salsa, umas folhas de estragão, três ramos de oregãos e umas astes de cebolinho para dentro de uma malga. Espremi sumo de um limão e azeite a gosto e mexi tudo muito bem. Temperei de sal e pimenta e retifei os as quantidades de azeite e limão até estar ao meu agrado. Levei ao microondas durante 30 segundos só para ativar os aromas.
Levei para perto do grelhador onde as Vejas já de lá tinham saltado e abri-as ao meio com a ajuda de uma faca afiada. Onde distribuí o molho uniformemente pelo seu interior e voltei a fechar. Deixei assim uns 5 minutos a tomar gosto enquanto punha a mesa.
Prontinho e ser saboreado com a demora característica de um fim de semana com tempo ;)
Espero que gostem da sugestão.
Votos de bom descanso para quem estiver de férias e um ótimo fim de semana para quem não está de férias ;)
Beijinhos
P.S- Dica: o peixe com escama não pega na grelha do grelhador. Assim se evita óleos e peixe desmanchado.
Olá
ResponderEliminarNão conhecia este peixe,mas tem ar de ser delicioso :)
Bjs
Nunca comi vejas mas admito que fiquei encantada. Parecem lagostas em forma de peixe.
ResponderEliminarE claro, poder tirar as coisas da nossa propria horta tem muito mais sabor :)
Boa dica, vou começar a assar com escamas
ResponderEliminarbom fim de semana
grande dica e que bom esse peixinho:) beijinhos
ResponderEliminarQue belo peixinho, lindo mesmo antes de ser cozinhado!
ResponderEliminarO molho deu-lhe de certeza um toque bem saboroso e especial.
Bjs
Gostei desta dica,mas consegue-se temperar o peixe desta maneira? Ou foi por isso que o temperaste por dentro? Desculpa,mas gostava de saber,se não for muito incómodo.
ResponderEliminarBj
Márcia
Adoro peixe.Esse ficou com uma cor incrível.Com esses temperos só pode ter ficado perfeito.Adorei.Beijos e tudo de bom.
ResponderEliminarObrigada a todas pela visita é sempre um prazer vos receber :)
ResponderEliminarMárcia, o peixe se for temperado de sal com algumas horas de antecedencia toma gosto na mesma. Quando quero assar na hora escalo o peixe para o salar, mas como gosto de temperar no final com molho de ervas aromáticas consigo temperar na mesma.
Beijinhos a todas e voltem sempre.
Não conheço este peixe, mas adorei a sugestão. O molho é seguramente muito aromático. Que delícia!
ResponderEliminarESte é um dos peixes que gosto de saborear sempre que vou aos Açores. Aliás é uma zona onde podemos comer tantas variedades que não aparecem no Continente.
ResponderEliminarE até já me habituei a marcar o voo de regresso da parte da tarde para poder ir de manhã ao mercado e ainda ter tempo de o colocar no frigorífico para ficar fresco e assim aguentar o tempo da viagem na arca congeladora que faz parte da minha bagagem
lol
Se pudesse montava um negócio de importação para o continente,pois já provei,e adorei,e eu que não gosto de peixe...Vejo ou Veja,(macho e fêmea) muito bom mesmo...e não precisa de grandes temperos,sal e limão é o suficiente....
ResponderEliminarVeja, um dos peixes que eu pefiro para grelhar. Ainda ontem comemos cá em casa. Grelhámos duas fêmeas e um macho. Foi só com sal, mas para a próxima vou acrescentar tempero com ervas da minha horta. Obrigado pela dica...(fiquei fã da veja desde que fui a Angra e comi lá num restaurante). Aqui Caparica.
ResponderEliminar