Quando falamos de alcatra aqui nos Açores, referimos a um alguidar de barro (não vidrado que é feito à mão numa olaria cá na ilha) com carne de vaca (com osso) assada no forno a lenha. É um prato tradicional da nossa ilha e muito apreciado por nós e por quem nos visita. Devido a ser cozinhado nesse barro a carne adquire um sabor único e caraterístico.
Mas também fazemos alcatra de feijão, de galinha, de polvo, de peixe e etc. E chamamos alcatra não por ser carne de vaca, mas por ser cozinhada nesse dito alguidar de barro. Qualquer um destes pratos fazem parte da nossa gastronomia e todos eles adquirem um sabor especial por serem confecionado neste alguidar. As alcatra quanto mais vezes forem aquecidas no alguidar mais saborosas ficam. Por isso aconselho a adquirirem um exemplar desses, porque depois de experimentarem não vão querer outra coisa. Desta vez vou apresentar alcatra de feijão branco.
Ingredientes:
1/2 kg de feijão branco (ou outro)
Azeite q.b.
3 cebolas grandes
6 dentes de alho
Pimenta da jamaica q.b.
Chispe de porco
Orelha de porco
Cubinhos de bacon
Linguiça regional
1 copo de vinho branco
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 folha de louro
sal q.b.
Massa de malagueta q.b.
Banha de porco q.b.
Fiz assim:
Põe-se 1/2 kg de feijão branco seco de molho na véspera de fazer a alcatra.
No dia seguinte lava-se e escorre-se o feijão e coze-se com 1 cebola, 1 dente de alho.
Panela de pressão deita-se o chispe, a orelha de porco, 1 cebola, 1 dente de alho e 1 folha de louro. Deita-se uma mão de sal e cobre-se com água. Vai a cozer durante 15 a 20 minutos na pressão.
Entretanto faz-se um refogado em azeite, com 1 cebola picada, 4 dentes de alho e alguns grãos de pimenta da jamaica e 1 folha de louro. Junta-se depois o bacon partido aos cubos e linguiça cortada às rodelas. Deixa-se refogar tudo durante alguns instantes. Depois junta-se as carnes cozidas cortadas em pedaços e envolve-se bem. Junta-se depois um copo de vinho branco, polpa de tomate e tempera-se com sal e um pouco de massa de malagueta e deixa-se apurar um bocadinho.
Adiciona-se o feijão cozido e acrescenta-se um bocadinho da água da cozedura até ficar bem coberto. Deixa-se levantar fervura e desliga-se o lume.
Põe-se a feijoada num alguidar de barro, sem ser vidrado, barrado com banha de porco. Por cima colocam-se cubinhos de manteiga ou margarina e uma folha de louro para aromatizar.
Vai ao forno, cerca de uma hora, com papel de alumínio por cima. Um quarto de hora antes de desligar o forno tira-se o papel para ficar tostadinho por cima.
Servir a alcatra quente, acompanhada com arroz branco cozido.
Espero que apreciem a sugestão.
Beijinhos e boa semana para todos que passam por cá :)
Espero que apreciem a sugestão.
Beijinhos e boa semana para todos que passam por cá :)
Ai....amiga que pecadinho aqui colocaste, jà comia!
ResponderEliminarBjs
Olá menina. Ainda este sábado fui comprar à olaria do Ricardo, em S. Bento, um alguidar novo.O velhinho passou a vaso. Vai sair a reportagem do passeio em breve.
ResponderEliminarEstá tão apetitosa a tua alcatra.
Um beijinho.
Patrícia
Adoro alcatra de feijão. Já não faço há imenso tempo,mas fiquei cheia de vontade ao ver a tua com um aspeto maravilhoso.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Está muio apetitosa!
ResponderEliminarEstá muio apetitosa!
ResponderEliminarO que eu aprendo por aqui. Alcatra para mim é uma peça de carne.
ResponderEliminarMas com ou sem alcatra este prato parece-me divinal.
Um beijinho e boa semana
esse preto é de que cidade ?
ResponderEliminarFui à ilha da Terceira e comi alcatra de congro e de carne divinais, claro que para entrada umas cracas fresquinhas. Manjar de Deuses! Apaixonei-me!
ResponderEliminar