terça-feira, 13 de setembro de 2011

A estreia da minha Kitchen Aid aqui no blog


Há sonhos que se tornam realidade e esse foi um deles. Muito antes de comprar a Bimby e todas as minhas outras máquinas já tinha um fraquinho por essa máquina. Pela estética elegante que tem e porque simplesmente me faz retroceder no tempo, mais especificamente aos filmes clássicos americanos que mostravam a donas de casa "perfeitas" nas suas cozinhas decoradas com cortinados de motivos florais e armários pintados de branco. Talvez mais no tempo da revolução comercial em que apareceram as máquinas e as donas de casa ficaram com as suas tarefas facilitadas. Já não era preciso ir para a pia lavar roupa, nem varrer o chão e nem lavar a loiça, porque tinham máquinas que faziam as coisas por elas, máquinas que já nos habituámos a elas e não sabemos viver sem elas. Contudo, tinham mais tempo para a cozinha, e acredito que tenha sido apartir daí que houve inovação para as receitas, e até se percebe porquê!
Com isso quero dizer que me imagino a vestir essa personagem, nessa mesma cozinha com farinhas espalhadas pela mesa a fazer belos bolos e tartes com essa linda máquina como companhia.
Na realidade é uma máquina que agora não me faz muita falta, mas foi um capricho que a minha tia e marido foram cúmplices.
Essa é que é a surpresa que trouxe na bagagem das minhas férias ao Canadá. E para a apresentar aqui não tive dúvidas em experimentar uma receita de crepes deliciosos da minha amiga Fraldinha. Tive que dobrar a receita porque só 6 eram poucos para saciar o apetite do meu filho.



Ingredientes:

2 cup de farinha

4 cups de leite

20 gr de açúcar

4 ovos

30 ml de manteiga derretida

Pitada de essência de baunilha.


No copo da Kitchen Aid coloquei a farinha e o açúcar. Misturei bem na velocidade 3 .  Com a máquina em funcionamento fui acrescentando o leite aos poucos de forma a não ficar com grumos. Juntei os ovos, a essência de baunilha e a manteiga e envolvi tudo muito bem. Deixei repousar no frigorífico 15m e ficou pronta a usar. Aqueci a crepeira, untei com óleo em spray e fui deitando colheradas e alargando para os lados até a massa ficar bem espalhada. Assim que começou a formar bolinhas virei com a ajuda de uma espátula e deixei cozer por mais uns segundos.
Para fazer o formato envelope rechei o meio do crepe com peppermint ice cream (gelado) ou com o que apetecer, dobrei um lado para o centro, depois as pontas dos lados e por último a outra ponta até resultar num envelope. Decorei com toping de morango.





Espero que apreciem a sugestão.

Beijinhos

32 comentários:

  1. As maquinetas são a nossa perdição mas confesso que algumas ficam sem o uso que deveriam ter!!!Mas há coisas piores...
    Estes envelopes tb me ficaram debaixo de olho e os teus estão deliciosos!

    Bjoak
    rita

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma peça de sonho!!!! Também ambiciono ter uma, mas ainda não surgiu a oportunidade. Tal como tu creio ser melhor trazer do estrangeiro, fica bem mais em conta do que comprar cá em Portugal (são caríssimas e os últimos modelos demoram pelo menos um ano a estar disponível cá, só encontramos os modelos mais antigos e as cores tradicionais). Se me puderes responder a uma questão agradeço: não tiveste problemas na alfândega? Trouxeste como bagagem de mão ou mandaste para o porão? O meu receio é o transporte.....

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de crepes. Agora desta máquina maravilhosa nem sei o que te diga. Eu nunca fui destas coisas de querer ter electrodomésticos xpto, mas ultimamente dou comigo a ir às lojas ver os robos de cozinha, as bimbis, e tantas outras coisas e cheguei à conclusao que preciso delas pois são essenciais numa cozinha. E sim tou invejosa, também quero uma para mim!!!! Tenho um plano B, vou ali escrever ao Pai Natal. bjs e desejo-te que faças boas receitas com a nova "menina". carla sousa

    ResponderEliminar
  4. Susana que grande aquisição é de facto uma máquina muito bonita que faz lembrar velhos tempos em que nos não vivemos.
    A estreia foi em grande os crepes estão lindos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ana Rita, eu sou um bocadinho maníaca com as máquinas e confesso que tenho algumas que raramente as uso. Mas gosto de ter e faço sempre questão de as usar nem que seja 1 a 2 vezes por ano,lol. Com essa espero ser deferente!

    Sarinha, obrigada.

    Luísa Alexandra, essa máquina realmente foi um sonho concretizado. Tive essa oportunidade e aproveitei-a, ainda me custa a crer que a tenho!
    O problema maior é não estar na minha casa com o espaço que desejo ter para colocar todas as minhas máquinas nos seus devidos lugares, mas um dia isso irá acontecer.
    Existe cores lindíssimas que nos hipnotizam, mas eu optei pela preta porque é uma cor neutra e sempre fica bem numa cozinha moderna, como é o meu desejo.
    A máquina veio no porão e não tive problemas nenhuns com a alfândega. Tinha as faturas comigo mesmo se ouvesse algum problema. É uma compra como todas as outras, por isso não vejo nenhum problema em transportar.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  6. Carla, é claro que essas máquinas não importantes nas nossas cozinhas, (apesar de gostar muito das panelas)e nós merecemos. Vá escreve a carta ao Pai Natal, atalvez ele tenha tempo para fazer uma maquinetazinha para ti!lol
    Sabes que eu adoro passear nas lojas com artigos de cozinha e no Canadá haviam muitas, e eu passava horas e horas a ver tudo ao pormenor. O que me vale é que o meu marido é pachorrento comigo!lol Trouxe muitas coisinhas mesmo, desde formas para bolachas, livros de receitas, louça e pequenas coisinhas... vícios! Mas sabe tão bem!

    Moni, muito obrigada e farei os possíveis para fazer muitas mais coizinhas deliciosas com essa maravilhosa máquina.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  7. Eu sonho com essa máquina há muito tempo!
    Em Portugal custa por volta de 500 euros, onde compraste é mais barata?
    Esse pratinho ficou muito apetecível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bela aquisição amiga! Vê-se imensas dessas em todos os programas de culinária americanos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela resposta. O meu receio é com os trambolhões que leva no porão!

    ResponderEliminar
  10. A maquina é linda!
    Bem andamos todas em sintonia eu também fiz crepes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Cidália, comprei essa máquina no Canadá numa promoção que tive mesmo que aproveitar, porque ficava a metado do valor dela.

    Luísa Alexandra, esse receio também o tinha, mas como foi muito bem acondicionada ela chegou cá intacta. Esse receio tenho senpre que compro qualquer eletrodoméstico fora dos Açores, foi o que aconteceu com a Bimby. Trambolhões devem levar, por isso é torcer para que cheguem bem!lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Mais um sonho que tínhamos em comum e nunca antes partilhado :) sim tínhamos pois tu já realizaste o teu. No meu sonho a minha é branca ou pérola :)no meu sonho podíamos ser vizinhas com as cortinas às flores e a cozinha branca que tanto gosto. beijinhos e ainda bem que gostaste do envelope.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo sonho realizado amiga. Agora venham daí deliciosas receitas para nós.
    Esses envelopes ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Bela maquina, e a escolha para a estreia não podia ser melhor, fiquei a babar...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Susana,
    Parabéns pela nova ajudante de cozinha... Também tenho uma e não consigo passar sem ela. A escolha para a estria não podia ser melhor : ) Ficaram lindas e perfeitas, e que venham muitas mais receitinhas ; ) A Kitchen Aid também faz uma massa para pão que ficam super fofinhos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oh Susana !!! Que linda kitchen aid !!! Sabes já tive para fazer essa compra, de tão desejada maquina.....mas confesso que fico sempre com os pês frios, pois não sei se ia usar assim com tanta frequencia,porque acabou sempre de usar apenas, uma tigela (antiga da minha avò) e uma colher de pau !! LOLS Os crepes, for uma estreia em cheio, pois ficar lindos !!!! Jinhos Diana

    ResponderEliminar
  17. Parabéns! Parabéns!
    Também está na minha lista de desejos e cada vez mais tenho vontade de comprá-la. Para breve espero também ter a minha ;-)

    Bons bolos e bolinhos!

    Mónica
    http://diariodacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Mas que inveja! Ando há tanto tempo com vontade de ter uma...Está sem duvida no topo da minha lista de desejos para a cozinha.
    Esta foi uma óptima estreia, os crepes ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Olá Susana, estreia em grande estilo, os meus parabéns pela aquisição, nós e os robots:)))
    tenho a certeza que lhe irás dar bom uso!
    No meu caso, acho que se adquirir mais algum robot, irei cozinhar para outra divisão da casa (ponto de vista do meu marido), lol.
    Adorei o teu envelope, está divino.
    Obrigada pela tua preocupação, tenho andado com alguns problemas de coluna e claro venho aqui aos poucos, o blog tem andado paradito, mais logo a ver se coloco mais um post.
    Obrigada amiga e felicidades para a tua Kitchen Aid, beijocas.

    ResponderEliminar
  20. parabens é muito bonita e faz muita coisa eu posso dizer pois ja tive uma assim mas agora tenho outro modelo mais novo vais adorar trabalhar com ela vais ver nao queres outa coisa beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que bela máquina, quem me dera!
    Estima-a bem e abusa dela!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. PARABÉNS É MESMO LINDA.
    E PARA A ESTREARES , A ESCOLHA FOI EXCELENTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  23. Parabens Susana pela tua kicthen Aid,tenho uma igualzinha a tua mas em vermelho,vou-te contar a minha historia..

    Sempre adorei fazer doces, ha uns anos atraz eu fazia parte duma organizacao para o cancer,onde faziamos um bake sale varias vezes por ano para angariar fundos,claro la estava eu horas e horas a fazer doces ,no dia seguinte chegava eu ao trabalho bem cedinho e la estava uma linha de pessoal ha minha espera todos queriam comprar os meus doces,havia algumas outras pessoas que participavam nesta organizacao e tambem faziam doces mas os meus eram os primeiros a ser vendidos,claro o dinheiro nao era para mim mas eu vinha para casa toda satisfeita e feliz,cada bake sale que faziamos tinha que fazer cada vez mais doces,mas sem a Kicthen aid,um dia o meu marido disse-me ho mulher porque nao compras a kicthen aid vai ser muito mais rapido para ti,pois eu todas as vezes que ia ha loja olhava para ela mas nunca a trazia por ser um pouco cara,dizia fica para a proxima,chegava a casa e meu marido perguntava entao compraste? E eu dizia nao esta muito cara,passou-se algum tempo assim,finalmente ja tenho a kicthen aid ha 4 anos mas nao fui eu que a comprei foi o meu marido que a foi buscar e me ofereceu, agora nao posso passar sem ela,ha 4 anos atraz custou 449$00 dolares agora ja vejo igual a 350$00 um pouco mais barato..

    Susana uma pergunta?
    A luz do canada e a mesma dai? ou tens que usar transformador? A nossa luz daqui nao e igual por isso te estou perguntando..

    Susana desculpa pela minha longa historia mas achei que devia contar,a minha mae diz-me a kicthen aid e uma segunda mulher na cosinha, e hoje nao posso passar sem ela..
    beijinho

    ResponderEliminar
  24. Origada a todas pelas palavras carinhosas que aqui me deixaram é sempre com muita alegria que as recebo.

    Fraldinha,é verdade tinhamos esse sonho em comum e ainda não tinhamos partilhado, incrível! Mas gostei do convite e quam sabe se não se torna realidade!

    Andreia e Fekismina, obrigada.

    Catarina, agora tens de partilhar essas receitas aqui com a amiga :)

    Diana, se sonhas com uma pode ser que o sonho se concretize tal aconteceu comigo. E mesmo que não lhe venhas a dar muito uso é uma peça que dá gosto só de olhar para ela :)

    Mónica e Sérgio, espero que venham a ter esse sonho realizado tal como eu tive.

    Duxa, desejo-te as melhoras e já estava a estranhar a tua ausência. Eu tenho o mesmo problema de espaço ou mais que tu, por isso não tenho todos os meus robots à mão estão arrumados e sempre que preciso deles tenho que os ir buscar... é o que acontece viver numa casa pequena e com pouco espaço.

    Isa, espero sinceramente passar momentos maravilhosos com a minha Kitchen Aid.

    Tixa e São, obrigada.

    Cindy, gostei de ouvir a tua história é sempre bom partilhar essas situações com quem percebe.
    Tambeém adoro em vermelho só não comprei porque todos os meus eletrodomésticos são pretos ou brancos e como prefiro em preto (o branco fica amarelo com o passar do tempo) assim foi.
    É de louvar essa contribuíção que dás a essa organização é uma doença terrível que faz as pessoas sofrerem muito e todo o apoio é bem vindo. Essa doença já passou pela minha familia e levou o meu irmão que sofreu imenso, só desejo que essa doênça desaparessa da fase da terra.
    Mudando de assunto:
    A máquina como é de luz americana tive de comprar um transformador, senão corria o risco de queimar a minha "bichinha" e funciona perfeitamente. Também já usei o acessório de picar carne e resulta muito bem e assim podemos fazer usar o tipo de carne que mais gostamos e picar não só carne como cebola e alhos como fiz para umas almondegas de fiz. Adorei.
    Agora só quero experimentar muitas receitas e se tiveres alguma dica podes-me dizer, ok?

    Beijinhos a todas e sejam sempre bem vinda.

    ResponderEliminar
  25. Gosto dos crepes e da maquina, ambos magnificos! Parabens! Nao sou muito de maquinas, gosto de amassar o meu proprio pao e de fazer as coisas de maneira tradicional, mas confesso que entre maquinas , era essa que eu escolheria para me ajudar a bater os bolos. E confesso que a tenho namorado sempre que a vejo.... quem sabe eu um dia eu perca a cabeca e me perca no coracao , e me deixe levar numa compra dessas.. Beijinhos e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  26. Ola amiga Susana:) ja tinha saudades de vir visitar-te...vejo que adquiriste a tua maquina que é tao linda!!! parabens adoro preto e felicito-te pela aquisicao bem como a escolha da cor...es das minhas!!! Em relacao aos crepes ficaram uma tentacao!!! verdadeiramente gulosos!!! hmmm parabens e um bjinho grande

    ResponderEliminar
  27. Olá, Susana. Depois de um diia amargo, que se prolongou demasiado, soube-me bem vir aqui e contemplar estas duas belezas: o crepe parece divino e a máquina, linda de morrer. Fico feliz por ti, amiga. Mereces. Beijos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  28. Olá Susana
    Parabéns pela nova aquisição, essa máquina de facto é um sonho, já tenho visto algumas aqui pertinho da minha casa e que me prenderam logo a atenção. É uma máquina muito elegante e o sonho de qualquer cozinheira e cozinha, eheh...Eu é que já não tenho espaço para tantas máquinas na minha cozinha, qualquer dia nem me consigo mexer...
    Os crepes ficaram maravilhosos, um embrulhinho desses agora, sabia-me mesmo bemmm...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Susana, fizeste muito bem em adquirir esta máquina. Como eu costumo dizer, um dia ainda hei-de ter uma, as máquinas são a minha desgraça, já não tenho espaço para mais.
    E a estreia foi optima.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Olá! Sra eu gostava de saber como é o seu transformador, e já agora onde comprou... se não for incomodo é claro. Ofereceram me uma kitchenaid igual a sua,tb veio do Canadá e estou em São Miguel e tenho mt medo de perder a mnh kitchenaid lol Obrigado Elsa

    ResponderEliminar
  31. Olá! Sra eu gostava de saber como é o seu transformador, e já agora onde comprou... se não for incomodo é claro. Ofereceram me uma kitchenaid igual a sua,tb veio do Canadá e estou em São Miguel e tenho mt medo de perder a mnh kitchenaid lol Obrigado Elsa

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)