quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Perrexil uma colheita inesperada



Num dos passeios que dei nas férias com os meus tios fomos visitar a caldeira das Lajes e as suas novas piscinas, que é um lugar muito acolhedor e sossegado para quem gosta de usufruir de piscina. Confesso que gosto de piscina, mas é no caso de ser impossível usufruir do mar, que adoro. Este ano foi um ano de águas quentes deliciosas para passar muitas horas dentro dela. Por outro lado houve o inconveniente das águas vivas que também gostem do mesmo. Principalmente as praias viradas a norte da ilha. Mas como moro para sul sempre tive mais sorte:). As Lajes é uma freguesia que fica a norte, não tem praias devido à sua fisionomia, grandes rochas e altas, impossível de haver praias para banhos. Estas piscinas vieram beneficiar os habitantes da freguesia e não só que gostam de piscina e sempre é uma alternativa à praia de areia como são as da Praia da Vitória.
Com isso quero dizer que mesmo afastada do blogue, a minha vontade de inovar e experimentar sabores e produtos novos nunca me abandonou. E lá sentada num muro à beira da Caldeira a saborear um gelado (que foi novidade para mim, mas doce demais:) e a contemplar a belíssima vista para o mar que reparei que nas rochas havia plantas e flores.
 E curiosa aventurei-me rochas fora para explorar tal existência. Deparei-me com imensas quantidades de perrexil. Como estava com vontade de experimentar fazer a conserva desta planta depois de a ter saboreado como entrada no restaurante da Quinta do Martelo*  e que gostei particularmente do seu sabor perfumado. Não resisti e colhi um raminho para me aventurar nessa conserva.
E lá fui toda contente para casa com todo o cuidado com o meu perrexil para que nada de mal lhe acontecesse:).

Sem pensar muito levei para a mesa uma colher de sal marinho, vinagre de vinho branco e um frasco esterilizado.


Depois de lavar o perrexil deitei-lhe no frasco bem acondicionado. Deitei o sal e cobri com vinagre. Fechei a tampa e deitei o frasco em cima do frigorífico.


Esperei ansiosamente que depressa passá-se 2 semanas... e aqui está ele pronto a ser consumido.
Já experimentei com curtume como entrada e a acompanhar peixe assado... uma delícia.
Se não fosse este temporal que está por aqui que trouxe com ele fortes chuvadas, já tinha ido colher mais algum para fazer mais um frasquinho. É que este que aqui está já não se encontra assim ;)
*(restaurante típico da ilha que é lindo decorado à moda antiga com objetos que não via à anos. Com uma taberna, uma mercearia, uma cozinha e uma casa de banho "retrete" como chamavam, tudo como antigamente).
Patrícia  já tem no seu blogue e ao que parece já quase é negociadora do produto ;) O que é isso amiga?! Brincadeirinha :):):)
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos e até breve.

17 comentários:

  1. Não conhecia essa erva. Fiquei curiosa. Eu este verão também andei na colheita ehehe. Andei aos figos num parque infantil que costumo ir muitas vezes. Sabe tão bem colher os frutos. O teu vestido é muito giro e fica-te bem. bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai,ai,ai com que então andás-te aos figos?! Deves ter tido a ajuda de um pau bem GRANDE :),não?! ehheheh
      Obrigada pelo elogio, mas sabes que adoro andar de vestido, por isso gosto tanto do verão ;)
      Quanto à ervinha, fica para a próxima para quando for aí visitar-te :)

      Beijo grande :)

      Eliminar
  2. Susana,
    As coisas que vamos aprendendo. As fotos estão muito bonitas a mostrar umas férias bem merecidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Carla, estamos sempre a aprender. Tantas vezes que pisei essas plantas desconhecendo as suas propriedades. É bom aprender.
      Obrigada :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que foto linda a tua. As cores do vestido sobressaem muito bem contra o fundo :)

    Fiquei curiosa com o perrexil, não conhecia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ondina. Gosto muito de usar vestidos no verão e esse é um dos meus preferidos... coincidiu ficar bem na paisagem ;)

      Obrigada.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Susana, que alegria encontrar algo que queremos muito.Adorei seu post e espero que os temporais passem para que possa fazer mais um frasco.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Léia, parece que os temporais teimam em não passar. O furacão Nadine passou e parece que vai voltar para o final da semana. Resta-nos aproveitar esses dias de muito bom tempo, o pior é conseguir tempo para a colheita do perrexil. Aulas e explicações do filho, horários completos e trabalho torna mais dificil gerir o tempo.

      Obrigada por passar por cá.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiquei curiosa com o nome, desconhecia por completo.
    Obrigada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tixa, deixei um link dum site que fala um pouco sobre o perrexil... se estiveres interessada.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Susana.
    Gostava de esclarecer que não faço negócio com o perrexil. Tal como tu vou à costa pelo verão e gosto de trazer a planta para fazer curtumes. Propus à Ondina, em troca de kefir um frasquinho de curtume, mas entretanto uma conterrânea minha ofereceu-mo. Costumo oferecê-lo a algumas pessoas que passam por cá de visita e têm curiosidade em experimentar a planta e a pessoas amigas, mas não tenho um stock industrial à espera de contentor para exportação, mas sim meia dúzia de frasquinhos no armário ;)
    Obrigada pela referência que fazes ao post da receita do curtume no meu blog. Por acaso, experimentei a hiperligação e não está a funcionar.
    As fotos do teu post estão magníficas. Estás muito bonita no meio da nossa paisagem marítima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, como já te disse isso foi em termo de brincadeira. Sei muito bem que isso não é verdade. Até eu gosto de oferecer um pouco do que faço a amigos e quem me conhece sabe que é verdade :)
      Obrigada pela observação do link ao teu blogue, ainda não tive tempo de lá chegar, mas vou endireitar tudinho :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Susana,

    Não sabia o nome e já me tinha cruzado com esta erva (embora nunca tenha provado). Fiquei ainda mais curiosa! Bonitas fotografias da linda ilha. Já tenho saudades dos Açores. A ver se na próxima visita chego à Terceira. ;)

    Um beijo e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Suzana, é com muito gosto que a recebo aqui neste meu humilde espaço :).
      É natural que não conheça esta planta, tem mesmo que visitar a ilha Terceira e comer num restaurante tradicional que eles servem como entrada nm pratinho com curtumes. Contudo, terei muito gosto em oferecer um frasquinho caso passe por cá :) Ou se estiver interessada podemos voltar a falar ;) estou à sua disposição.

      Beijinhos e volte sempre :)

      Eliminar
  8. Não conheço essa erva, acredito que não tenha por aqui. Adorei conhecer seu espaço, cheio de dicas e lindas imagens.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana,

    Parece que o perrexil começa a ficar mais conhecido aqui pelas bloguistas da Terceira. Primeiro encontrei o curtume da Patrícia, e agora o teu. É que sendo eu do Pico, embora residindo na Terceira, cresci a fazer curtume de perrexil, digamos que era um ritual de Verão. Mantenho a tradição agora com o meu marido. Este ano fizemos algumas inovações e ficaram particularmente bons. Se quiseres espreitar os meus vai por aqui.

    http://quintavinagreira.blogspot.pt/2012/08/curtume-da-quinta-da-vinagreira.html

    Abraço continua com as boas receitas

    Cecília

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela receita!

    http://youtu.be/ZmUFHVMZk4Q

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)