quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lasanha de beringela



Esta semana regressei aos meus hábitos saudáveis. Retomei as minhas caminhadas pelas estradas da ilha ao ar livre ao lado de lindas paisagens. Até o sacrificio se torna agradável. Tem feito dias maravilhosos de sol e tardes convida ao desporto ao ar livre. Segunda-feira foi o primeiro dia de caminhada. Correu maravilhosamente bem. O mais engraçado é que no dia a seguir (ontem) só me doía os braços ;) coisa estranha, porque afinal foi com as pernas que andei :):):). Hoje sim, doí-me o corpo todo ):. Se ontem ri com as dores nos braços, hoje já não acho graça nenhuma. Mas assim é que é normal! Tem de ser. As férias foram férias em tudo, mas principalmente nas restrições alimentares. Depois das férias as análises e a balança confrontaram-me com a verdade e os prejuízos causados pela exurberância. Por isso o meu regresso aos meus hábitos saudáveis voltaram. Esta semana tenho feito comida saudável e sinto-me melhor. É para continuar...




Ingredientes:
3 beringelas biológicas cortadas às rodelas (da hortinha ;)
Molho de tomate caseiro com manjericão (receita bimby)
Folhas de lasanha com espinafre da Milanesa
Molho béchamel (receita bimby)
Queijo musarela ralado para polvilhar
Fiz assim:
Cozi as beringelas a vapor na Bimby até ficarem al dente  cerca de 15 minutos, temperatura varoma.
Retirei a beringela e fiz o béchamel na Bimby conforme as instruções. Num pirex deitei camada de folhas de lasanha, beringela e molho de tomate, alternadamente terminando com folhas de lasanha. Por último deitei o molho béchamel e polvilhei com queijo ralado. Levei ao forno quente a 180º durante 45 minutos tapada com uma folha de aluminio. Depois da massa cozer retirei a folha de aluminio para rosar.

Receita inspirada do blogue da minha amiga Ilídia acre e doce.

P.S- Tenho recebido mails de amigas da blogosfera preocupadas porque não conseguem comentar no meu blogue. Por acaso tenho achado estranho a falta dos vossos comentários, mas não achei que fosse derivado de algum problema no bloguer. Gostaria de saber se teem problemas em comentar por isso agradecia que me dissessem por mail se é mesmo por isso.
Deixo aqui o meu mail para poderem exclarecer essa dúvida.

susana.belina@gmail.com

Obrigada.

Beijinhos

16 comentários:

  1. Que maravilhoso aspecto esta lasanha, ainda por cima saudável! :)
    Boa sorte com os hábitos saudáveis :)*

    ResponderEliminar
  2. Hummmm que lasanha bem boa e bem saudável, gostei da sugestão :))
    Beijinhos e boas caminhadas!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro lasanhas, são tão versáteis.
    Essa tua lasanha ficou com um aspecto delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu uma amante de bringela...a minha última receita que postei também de bringela :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Regressar aos hábitos saudáveis é uma boa forma de receber o Outono. Por cá as caminhadas são diárias já que vou e venho a pé para o trabalho (45mins na ida e outros tantos na volta, por subidas e descidas, sim, que o Porto é uma cidade bem "acidentada").
    Nunca me ocorreu fazer lasanha só de beringela, mas acho que ainda vou muito a tempo :)

    ResponderEliminar
  6. Aspecto óptimo. Eu cá por casa também andei e semi ando nesse regime. Depois das férias consegui perder uns quilinhos com boa comida e caminhadas. Agora continuo, mas com mais uns excessos e caminhadas mais leves, aproveito para passear os cães e mexer o corpo.
    Adorei a receita, infelizmente a minha produção de beringelas foi muito pequena este ano. Parece que o teu quintal, pelas fotos que vou vendo, produz bem...inveja

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana, as caminhadas fazem parte do meu dia-a-dia, há já alguns anos, sinto-me muito bem e como tenho a companhia de duas colegas são sempre rotinas muito agradáveis de cumprir. É importante a prática de exercicio (extra) nas nossas vidas, vais ver que te sentirás com outro ânimo.
    Gostei da tua sugestão, saudável e muito bem apresentada.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito desta tua sugestão :)
    Uma vez fiz com beringelas, mas foi a substituir a massa, comprei umas beringela congeladas que há no Jumbo, já são "assadas".
    Vou levar esta receitinha comigo :)
    Jinhus

    ResponderEliminar
  9. Parece-me uma receita muito apetitosa, adoro beringelas :D

    Beijinhos e um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  10. Está com um aspecto delicioso :)
    Adorei o facto de levar "só" beringelas!!! Vou ter que experimentar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Tem mesmo de ser... depois das férias retomar hábitos saudáveis, caminhadas adoro, e comidas deliciosas com vegetais da horta melhor ainda!
    Adoro lasanhas, e com beringela deve ficar tão boa :)
    É uma sorte termos uma horta.
    Eu acho que consigo comentar, ora vamos lá ver.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ficou com um aspecto fabuloso!
    Eu gostava de conseguir manter hábitos saudáveis na minha alimentação, mas depressa me perco num bom molho, num pão acabadinho de sair do forno... entre outras extravagâncias... digamos que estou de relações cortadas com a balança: eu não lhe ligo e ela não me maça! :))

    Beijocas enormes!

    ResponderEliminar
  13. Andamos na mesma onda ;) E com comida com este aspeto, não custa nada comer saudável. Adoro beringela. E são tão lindas!
    Beijos,
    Ilídia

    P.S: Já publiquei o post sobre a nossa aventura desta tarde com a "pana" ;)

    ResponderEliminar
  14. hmmm que optimo aspecto, adorei a receita e ainda mais em ser saudável porque isto de ter blogs é muito bonito mas a balança não para de subir há que ter cuidadinho :) beijos

    ResponderEliminar
  15. Pois é, estás como eu... Durante algum tempo andei a fazer asneiras alimentares, deixei as caminhadas e o ginásio, os hábitos da dieta, vá se lá saber por que razão (pois os Açores nesse aspecto podemos nos orgulhar que tem um excelente cenário para caminhadas), e na quarta vou buscar as análises... A ver vamos :) Excelente dica para quem quer retomar os seus hábitos de comida saudável!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro beringela, no meu blogue tenho muitas receitas de beringela esta tua receita deve ser uma delicia, deixo te já agora não se viste uma sugestão faço muitas vezes em casa adoramos:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2013/08/lasanha-de-beringela-com-mozzarela-de.html

    Um grande beijinho e se experimentares a tarte diz-me quero ver:)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)