quinta-feira, 17 de abril de 2014

Tarte quadrada de tofú


Fiz essa tarte para um jantar mais leve cá em casa. Gosto de comida alternativa e faço algumas experiências umas resultam melhores de que outras, e esta foi um bom resultado. Pensei inicialmente participar no passatempo da Vanessa com esta receita, mas houve algumas dúvidas a respeito da massa filo. Por isso ficou em stand by. Depois de algumas pesquisas sobre o conteúdo calórico da mesma veio-se a constatar que a massa filo é muito mais saudável do que as outras que se vendem no mercado. Não tem gorduras,  é feita com farinha e tem mais proteínas do que as outras, por isso é mais saudável. Eu achava que era assim mesmo, mas regras são regras por isso desisti de participar com essa receita. Mas como tudo se resolveu e houve um entendimento ;) resolvi apostar nesta participação.






Ingredientes:

4 folhas de massa filó
2 courgettes pequenas descascadas e raladas
1 cenoura grande descascada e ralada
1 cebola picada
Azeite q.b.
1 tomate
250 g de tofú
Molho de soja q.b.
Gengibre ralado e espremido equivalente a um dedo polegar
Sal q.b.
Pimenta moída na hora q.b.
Cebolinho picado q.b.
1 pacote de mistura de três queijos ralado

Fiz assim:

Numa frigideira deitei um fio de azeite a aquecer e coloquei a cebola a amolecer um pouco. Acrescentei os restantes legumes e salteei. Juntei o tofú ralado e temperei com os temperos. Deixei apurar um pouco.
Transferi o preparado para uma tigela para arrefecer um pouco.
Entretanto forrei um tabuleiro com papel vegetal. Na bancada da cozinha estendi uma folha de massa filo e pulverizei com óleo em spray, sobrepus as restantes folhas repetindo o processo. Cobri o tabuleiro com a massa filo e reservei.
Juntei o queijo ralado ao preparado de legumes e tofú e envolvi bem. Temperei com cebolinho picado e transferi para o tabuleiro com a massa filo. 
Levei ao forno a gratinar. Retirei quando se apresentava rosado e brilhante ;)

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


6 comentários:

  1. Nunca experimentei massa filo...mas está aqui uma boa sugestão...obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tarte além de linda tem um recheio delicioso
    Fica uma excelente refeição
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, obrigada por teres participado com estra tua deliciosa receita a verdade é que eu també na verdade não conhecia bem esta massa mas depois de falarmos fui tirar as duvidas e claro tive de admitir que estava a cometer um grande erro pois esta massa e uma excelente opção:)

    Fico feliz de teres participado com ela pois ficou linda e deliciosa e com o famoso seitan ainda melhor:)
    beijinho grande e boa sorte

    ResponderEliminar
  4. Desculpa disse seitan mas enganeime eeheh mas sim tofu:)

    Nunca experimentei sabes dizem que não sabe a a nada mas acho que simples não devo gostar mas assim junto com vários outros ingredientes deve ficar uma delicia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)