domingo, 31 de janeiro de 2010

Lulas Recheadas à minha moda

Hoje para o almoço fiz lulas, é um prato muito apreciado pelo meu marido, mas como não é muito prático fazer durante a semana, resolvi fazer hoje como tinha mais tempo. E saíram muito bem...

Ingredientes:

12 lulas médias/pequenas

Para o recheio:

75 g de bacon às tiras
1 cebola
4 dentes de alho
1 caldo knorr de alho&tomate
1 c. de sobremesa de massa de malagueta
2 c. de sopa azeite
Azeitonas pretas às rodelas
Coentros frescos picados

Para o molho:

1 cebola pequena
5 dentes de alho
Sumo de 1 lima ou limão
2 c. de sopa azeite
2 c. de sopa de tomatada
Água q.b
Coentros frescos picados
Sal q.b

Fiz assim:

Começei por tirar os tentáculos às lulas, limpei-as por dentro retirando a espinha do meio e cortei as abas. Cortei as cabeças fora e piquei os tentáculos finamente e as abas, reservei. Coloquei ao luma uma certã com o azeite, juntei a cebola picada com os alhos e deixei quebrar um pouco. Juntei o bacon e os tentáculos e mexi. Adicionei o caldo de knorr e deixei refogar um bocadinho e adicionei um pouco de água para os tentáculos cozerem. Recheei as lulas com essa pasta, atei as extremidades com um palito de madeira e reservei.
Numa sertã larga com tampa (ou tacho), leve ao lume com um pouco de azeite, 5 dentes de alho picados, 1 cebola, as lulas recheadas, a 2 c. de sopa de tomatada dei umas voltas e deixei soar um pouco. Entretanto deitei o sumo da lima, 2 c. de sopa de massa de malagueta e os coentros picados e uma pitadinha de sal, (coloquei só umas pedrinhas porque a massa de malagueta já tem sal). Tapei e deixei cozer em lume brando, fiz o teste do palito para ver se estava cozido e servi com batatas cozidas e salada.


O caldo de knorr que usei foi este e o bacon foi só uma metade da embalagem.



As lulas na sertã

As lulas já na mesa para serem devoradas, lol.