segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pão de alfarroba passas e nozes



Uma amiga já me tinha falado deste pão mas como a farinha de alfarroba não se encontra com muita facilidade só tive oportunidade de a adquirir este fim-de-semana. Tambem vim a descobrir que a receita que me tinham dado era do site "Baú da Conceição" então confeccioneio no Sábado para o lanche e posso dizer que é um "pitéuzinho".

1 1/2 copo de água tépida (pus mais um pouquinho)


3 colheres sopa de açúcar

1 colher chá de sal

1 colher sopa de azeite

3 1/2 copos de farinha

1/2 copo de farinha de alfarroba

2 colheres chá de fermento biológico seco (usei 20 gr de fermento de padeiro)

1/2 copo de miolo de nozes

1/2 copo de passas escuras e douradas



(1 copo = 235 ml = copo medidor que vem com a máquina)

Coloque na cuba da máquina os ingredientes pela ordem indicada

(Excepto as nozes e as passas).


Escolha o programa pão normal, cor médio ( eu escolhi cor clara) e tamanho grande. Quando ouvir o primeiro sinal sonoro, adicione então as nozes e as passas.
 
E ficou assim...
 

...aprovadissimo!!!

2 comentários:

  1. Adoro pão de alfarroba. Quando digo "adoro" não estou a exagerar.
    A receita deste pão foi o meu primeiro post. Se quiser vá lá espreitar...tem algumas variações.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Não sei quem foi a primeira pessoa a postar este pão peço desculpa se ofendi alguém, mas o que é verdade é que ele é mesmo bommmm.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)