terça-feira, 11 de maio de 2010

Artisan Bread Integral com Gérmem de Trigo

Mais uma experiência com o Artisan Bred desta vez fiz idêntico a  este só que adicionei gérmen de trigo que fez logo a diferença. Mais escurinho, mais light e mais saudável, definitivamente.
Gostei bastante deste resultado, aliás, esta massa é muito útil para ter sempre no frigorífico está sempre preparada para ir ao forno.
Desta vez fiz uns pãezinhos para comer-mos no próprio dia e depois fiz este maravilhoso pão para congelar fatiado só para mim, porque o meu pessoal aprecia mais outro tipo de pão. E assim tenho sempre pão do meu agrado e sempre fresco.

Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo t65
420 gr de farinha de trigo integral
80 gr de gérmen de trigo
1 saqueta de fermipan
1 c. de sobremesa de sal
700 ml de água morna

Fiz assim:

Coloquei a água numa caixa alta que possa ir para o frigorífico, juntei o fermento e o sal e misturei rodando um pouco  a caixa. Juntei as farinhas e com uma colher de pau envolvi bem. Tapei com um pano e deixei levedar durante duas horas num lugar aconchegante.
Depois pode-se fazer bolas com a massa retirando com muito cuidado para as bolinhas de ar formadas não desapareçam e colocá-las numa toalha polvilhada de farinha de trigo, durante 40 min. Depois é levar ao forno préviamnete quente com muito cuidado e deixar cozer por 30 a 40 min.
Eu gosto de cozer o pão dentro de um pirex com tampa, nesse caso o pirex tambem está quente como o forno. Ou então coloque um recipiente com água no forno para passar humidade ao pão.

O pão está levedado pronto a ir ao forno.

Já está cozido pronto a ser comido, mas só depois de frio!!!


O interior do pão, muito escurinho como eu gosto.

2 comentários:

  1. É inacreditável como ando preguiçosa para experimentar o artisan bread...
    Gosto muito do pão escurinho!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu ando super tentada com este pão mesmo, se bem que nunca fiz pão, por isso será uma estreia ;)
    beijoca

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)