quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bicuda grelhada na brasa



Num sábado pela manhã fomos ao mercado comprar peixe fresco. Fresco mesmo! Daquele que até parece que acabou de sair do mar. E depois de já ter feito as minhas compras dei de caras com umas bicudas muito viçosas e grandes. Logo perguntei ao dono da banca se aquele peixe era bom para grelhar. Ao que me respondeu que era muito bom. Acreditei e trouxe logo uma para experimentar. Quando desconheço algo fico sempre de pé atrás, o que não me faz desistir de avançar. Por isso trouxe   uma bicuda escalada e partida ao meio, porque era demais para uma refeição só para nós.
Não me arrependi. Descobri um peixe macio e de delicado sabor. A sua textura é tão delicada que nem acredito como pode ser este peixe tão desprezado. Para mim, daqui para a frente, farei questão de o comprar sempre que haja disponível nas bancas do mercado municipal.
Com a colaboração do meu marido (homem dos grelhados ;) fiz um jantar primordial. Elegante. Divinal. Servido com um bom vinho branco e iluminado com velas, melhor não podia ser ;) digno de tão delicioso peixe.


Temos de ser felizes... ou pelo menos fazer por isso!


Ingredientes:

1/2 bicuda
Sal marinho q.b.
Azeite q.b.
Dentes de alho picados
Cebolinho picado
Sumo de limão

Fizemos assim:

Depois da bicuda amanhada (pelo senhor da peixaria) temperei-a de sal. Foi grelhada no carvão pelo meu marido. Entretanto numa tigela piquei os alhos com o esmagador de alhos (não sei se se chama assim!), juntei o azeite e aqueci no microondas durante uns segundos. Adicionei o cebolinho cortado e sumo de limão. Reguei o peixe com este molho e servi.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos a todos :)


7 comentários:

  1. Susana,
    Não conheço esse peixe, mas fiquei curiosa, até porque está com um aspecto magnifico e o molho mesmo a meu gosto. Lá em casa também tenho um mestre churrasqueiro que faz umas brasas maravilhosas. Assim dividem-se as tarefas irmamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana
    Nunca comi este peixe...mas a contar pelo aspeto parece ser bem saboroso!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana,

    também gosto muito de bicuda, e ainda mais fresca, uma maravilha. Mas nunca experimentei grelhada, fica o registado para um próxima vez.

    A tua ficou com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá, menina. Acho que nunca provei bicuda, mas, depois da tua descrição tão elogiosa, da próxima vez que vir à venda, vou comprar. Adorei a última foto, com a espinha em evidência. Linda, mesmo!
    Um beijo, com saudades.
    Beijos

    PS: passo a vida a chamar "Susana" à "Sofia". Por que será? ;)

    ResponderEliminar
  5. Não é um peixe muito conhecido, mas costumo pescar em alto mar e pego muitas bicudas no verão, vai muito bem na brasa, experimente assa-las com as escamas para o fogo, temperem apenas com sal e faça um molho a parte, mas existe um outro peixe que é maravilhoso na brasa e poucas pessoas dão valor, chama-se guaivira ou salteira, é de couro assa fácil, e é uma delicia, só tomem cuidado com as mãos, após assado o couro solta facilmente. existem peixes maravilhosos por ai que pouca gente conhece, vale a pena experimentar, abços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, mas por norma costumamos grelhar o peixe com escamas para não pegar à grelha. Foi uma dica dada por um vizinho eu e que depois de conhecermos nunca mais deixamos de fazer.
      O molho parece-me delicioso... hei-de experimentar!

      Obrigada.

      Eliminar
  6. Sempre comi bicuda na brasa, costumo pescar em alto mar e assamos algumas no proprio barco
    então lá vai uma dica, abra o peixe coloque na brasa com as escamas para baixo, isto mesmo não retire as escamas, ela evitara que seu peixe grude na chrrasqueira, tempere só com sal grosso, depois faça um molho a parte e bom proveito.
    Se quiser a dica de um molho rápido ai vai: Coloque manteiga em uma frigedeira, acrescente um pouco de vinho branco seco, coloque salsinha a vontade e um pouco de alcaparras. espero que gostem

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)