segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cataplana de lulas com ameijoas e miolo de camarão num jantar ao som do fado


A sétima edição do desafio "convidei para jantar" está este mês na casa da Vera e ela desafiou-nos a convidar para jantar um ídolo musical. E como tem sido hábito participar neste projeto iniciado pela Ana  não poderia falhar neste. Uns desafios são mais difíceis do que outros e desta vez foi mais um dos difíceis de escolher, porque a música tem muito que se lhe diga. Há músicas que gosto de ouvir em contextos diferentes. Há letras que gosto e não gosto da melodia. Há melodias que gosto e não gosto da letra. Há cantores que gosto por uma razão e outros por outra. E por estas circunstâncias decidi que o que mais se equiparava a todas as qualidades seria a Mariza. Pela ponente voz, postura e vida que transmite nas canções/fados que canta. A letra deste fado é perfeita, tanto pela melodia e pelo sentimento de comoção a quem a souber ouvir. A melodiosa e imponente voz desta cantora dá vida e sentimento a este fado. Foi o primeiro fado que me fez chorar, e que ainda o faz. Posso o ouvir milientas vezes que os meus olhos enchem-se de água. Por esse motivo, e por ter sido até agora a única música que despertou essa emoção em mim, decidi convidar para jantar a Mariza.



E sendo assim ela aceitou vir jantar a minha casa, para degustar uma cataplana de lulas que fiz especialmente para ela. Falámos sobre seus álbuns e digressões. Confidenciou-me que este fado também mexe com os seus sentimentos e é um fado que lhe expõe sempre que cantado em público. Mas que gosta de mostrar que é real e tem sentimentos como uma pessoa qualquer.
Mesmo ficticiamente, acho que nos daríamos bem. E sei que iria aprender muito com a sua história de vida. Seria sim, um jantar memorável se assim acontecesse.


Ingredientes:
200 g de spring onions em rodelas (podem usar cebolinho)  - da minha horta :)
4 dentes de alho picados
1 tomate pelado e picado
Azeite q.b.
1 malagueta piripiri arranjada de pevides e cortada ao meio
400 g de lulas cortadas em rodelas
250 g de miolo de camarão
400 g de ameijoas
100 ml de vinho branco
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Sal marinho
Açafrão q.b.
Fiz assim:
Deitei um fio de azeite na cataplana e coloquei os ingredientes por camadas começando pelas spring onions, seguido pelos alhos, a folha de louro e o tomate. Depois deitei as lulas e temperei de sal, açafrão, a piripiri, a salsa picada e o vinho. Tapei e levei ao lume médio durante 25 minutos. Entretanto deitei as ameijoas de molho em água  e sal. Depois de deixar descansar um pouco abri a cataplana e deitei o miolo de camarão e as ameijoas escorridas. Envolvi com a ajuda de uma colher de celicone e tapei de novo. Levei mais 10 minutos ao lume. Antes de servi polvilhei com mais salsa picada. 
Fiz assim:
Legumes assados
Ingredientes:
2 bolbos de funcho - da minha horta :)
3 batatas doces
1 abóbora menina - da minha horta :)
2 abóboras amarelas - da minha horta :)
Azeite q.b.
Mistura de especiarias
Fiz assim:
Descasquei e cortei os legumes. Num pirex de ir ao forno deitei um fio de azeite e distribuí os legumes. Polvilhei com as especiarias e tornei a deitar mais um fio de azeite. Cobri com folha de de alumínio e levei ao forno quente a 200º a assar durante uns 30 minutos ou até verificar com um garfo se está cozido.



Acompanhei com um vinho rosé bem fresco  Dão Quinta da Giesta.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


11 comentários:

  1. Oh.. Adorei e gostava de ter sido convidada para esse jantar. Gosto muito de ouvir a Mariza e até já a ouvi ao vivo algumas vezes de facto tem uma voz muito imponete! Adorei o teu convidado e a tua receitinha.. qual será o proximo tema, fico sempre tão ansiosa! beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Marmita, obrigada é sempre bom conhecer pessoas que nos compreendem e tem alguns gostos em comum. Foi dificil decidir, porque gosto muito de música mexida que me alegra. Mas o coração falou mais alto :)
    Também estou ansiosa por saber qual o próximo tema :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem ao meu gosto, seu aspecto é delicioso!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana. Ainda fomos a tempo de participar nesta edição. Quase no fim, mas seguindo o lema de que os últimos são os primeiros. Gostei muito da tua escolha musical. A Mariza tem uma voz divina. Quanto à cataplana, só tenho pena de não a ter provado ;) Tem um aspeto delicioso.
    Um beijinho e uma boa semana de trabalho com mais ou menos cozinhados consoante o tempo e a disposição.

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana
    Uma refeição muito bem escolhida para uma convidada tão especial. Gosto imenso dos fados da Mariza tem uma excelente voz sem sombra de dúvida!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana:)
    Também gosto da Mariza, é impossível não nos rendermos à sua voz e essa música é linda.
    Acho que foi uma escolha belíssima, tanto da convidada, como do cardápio, pois essa cataplana está simplesmente maravilhosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana, também gosto de ouvir a tua convidada, então a cataplana nem se fala, tão bem apresentada, foi com certeza uma refeição muito agradável:)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana!
    Curiosamente quando sem querer aderi a este projecto, pensei em convidar a Amália Rodrigues, não sou muito apreciadora de fado, mas sim o facto do protagonismo que teve, até a nível Internacional. Mas depois pensei melhor e convidei aquela que me arrepia e me fascina quando canta.
    Mas tenho muita admiração pela Marisa, pela sua voz e por todo o seu profissionalismo.
    É sem duvida um menu digno de uma verdadeira Portuguesa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Oh Belinha que conte que estou por teres convidado a Mariza! Estava a ver que ninguem convidava uma fadista! Esta mulher tem uma voz e um corac,ao! Que meu deus deixa-me semprwe em lágrimas!
    Adorei tudo!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de fado, embora a Mariza não seja a minha favorita, mas este fado é mesmo muito tocante :)

    ResponderEliminar
  11. Uma belíssima participação com uma convidada muito requintada que muito aprecio também !

    Parabéns, a Mariza só pode ter adorado as suas deliciosas ameijoas que têm um aspecto fantástico !

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)